Rádios ao vivo

Leia a Gazeta Digital

Publicidade

Santa Cruz

Vida Real: O colecionador de amigos

Seu Roque chegou para o almoço perto da uma da tarde. Quando ele está em sua chácara, a três quilômetros de Monte Alverne, em Linha Júlio de Castilhos, ele não se apega a horários. E como o dia estava bom, uma terça-feira de sol quente, quis aproveitar e cuidar da plantação até escassear suas forças. Depois da refeição do meio-dia, atendeu ao telefone e, durante 22 minutos, fez uma retrospectiva sobre uma das maiores paixões de sua vida: o futebol. 

Roque Bohnen, hoje com 62 anos, conhecido como o Telê Santana das casamatas, foi convidado a falar sobre um de seus melhores alunos nos gramados: Oli Schulz. Certo dia, há mais de três décadas, o Roque treinador pegou o Oli adolescente pelo braço e disse repetidas vezes: “Vem cá, meu guri. Tua posição não é a de goleiro. Tu ‘tem’ que ser volante ou zagueiro”. E o Oli, menino, morador de Linha Vitorino Monteiro, obedeceu a seu professor. O campo era o do Esporte Clube Gaúcho, com poucos pés de grama e cheio de pedrinhas, quando a época dos calçados kichutes estava no auge. “Eu aposto em ti, e tu ‘vai’ ser o meu capitão”, reforçou seu Roque. 

De lá para cá, são 32 títulos conquistados por Oli em diferentes times e em vários campeonatos de futebol pela região. Inclusive, atuando contra as equipes de seu antigo treinador. “Eu tinha medo de jogar contra o time do Oli porque ele já conhecia meus truques. Era uma guerra de nervos. Mas sempre admirei ele pelo caráter, pela disciplina, é difícil encontrar um jogador como ele”, admite seu Roque. Agora, após completar 50 anos de idade no último dia 15 de setembro, Oli resolveu parar. E seus amigos das quatro linhas estão preparando uma festa para ele. “O que fica de melhor de toda essa minha vida no futebol são as amizades que conquistei em todos os lugares por onde passei. Nada é mais gratificante do que isso”, reconhece Oli. 

Publicidade

Trajetória

Aos 18 anos, e querendo continuar seus estudos, Oli mudou-se para Santa Cruz do Sul, morou em uma pensão, trabalhou como repositor em mercados e, aos 25 anos, atuou como gerente de vendas por uma década na extinta loja Hermes Macedo. Agora, é empreendedor em uma loja de materiais de construção. Mesmo morando em Santa Cruz, Oli sempre manteve seus vínculos com os amigos de Monte Alverne. Além de Santa Cruz, atuou em equipes de Sinimbu, Vale do Sol, Vera Cruz, Venâncio Aires e Boqueirão do Leão. Oli é o terceiro filho de oito irmãos, do casal Beno e Nélsi Bohnen, que hoje moram em Venâncio Aires.

Publicidade

Aviso de cookies

Nós utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdos de seu interesse. Para saber mais, consulte a nossa Política de Privacidade.