Rádios ao vivo

Leia a Gazeta Digital

Publicidade

Educação

Uma aula com sabor de chocolate na escola Menino Deus

Se você entender que é complicado pronunciar o nome Luizene, não tem problema. Pode chamá-la de “a ‘profe’ das invenções”. Ou então simplesmente de Lu. Pois a “profe” Lu, em suas aulas sempre empolgantes, tem adotado uma tática bem simples de ensino e que poderia até ser copiada por muitos pais que eventualmente não conseguem “negociar” com seus filhos. “Com crianças ou adolescentes, precisamos entender o que eles gostam de fazer, mas também cobrar responsabilidades”, explica.

A turma do 5º ano da escola municipal Menino Deus, de Santa Cruz do Sul, já entendeu essa prática implantada pela professora Luizene Mariano da Luz. Durante a manhã, portanto, as aulas fluem normalmente, com uma série de atividades como copiar tarefas do quadro e fazer cálculos, exercícios de leitura, contação de histórias e regras gramaticais. Se as atividades são cumpridas, o último período, como prêmio, é dedicado a jogos pedagógicos. “Quando o grupo todo colabora, então eles podem jogar”, explica Luizene.

Quem logo procura formar dupla é o garoto Wesley Paranhos, de 11 anos. “A gente se esforça para fazer tudo certinho para poder jogar no último período”, diz ele. “Eu prefiro jogar cartas”, acrescenta Josué de Oliveira Furtado, também de 11 anos. Já a estudante Évelyn da Silva, de 10, gosta das atividades por outro motivo. “É muito bom porque mexem com a cabeça da gente, ela fica mais leve.”

Publicidade

Foto: DivulgaçãoEstudantes do 5º ano aprovam didática de ensino que propicia interação com colegas
Estudantes do 5º ano aprovam didática de ensino que propicia interação com colegas

 

Projeto aumenta a motivação

A didática de ensino da professora Luizene é aplicada há dez anos. E os resultados não poderiam ser melhores. Segundo ela, com esse método os alunos demonstram mais motivação em aprender e se socializar. “Além de desenvolver o raciocínio e a lógica, eles aprendem regras e interagem melhor com os colegas”, justifica.

No turno da tarde, o período dos jogos é oferecido também para a turma do 3º ano. Dentre os oferecidos estão xadrez, dama, moinho, vareta, quebra-cabeça, memória, dominó e paciência. No turno da manhã, os jogos ficam disponíveis a partir das 11 horas e, à tarde, das 16 horas.  

Publicidade

Foto: DivulgaçãoTurma do 3º ano também é contemplada com jogos pedagógicos no último período
Turma do 3º ano também é contemplada com jogos pedagógicos no último período

 

Segundo a vice-diretora da instituição, Leila Berlt, os reflexos da iniciativa são vistos no dia a dia na escola. “Os alunos sabem que têm seus direitos, mas eles também têm deveres. E o diferencial nessas turmas é que elas ajudam a manter a sala de aula sempre limpa e organizada após as atividades.”

Publicidade

Aviso de cookies

Nós utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdos de seu interesse. Para saber mais, consulte a nossa Política de Privacidade.