Rádios ao vivo

Leia a Gazeta Digital

Publicidade

ELENOR SCHNEIDER

Sem medo de crase

Como esta coluna não é temática, conforme combinado com o editor Romar, vou perambulando por veredas diversas. Hoje, vou me permitir ser professor e falar um pouco sobre crase. Toda vez que eu começava algum curso e perguntava aos alunos sobre suas carências maiores, invariavelmente despontava a crase.

Ora, estamos diante de uma questão muito simples, desde que bem entendida. O que vem a ser crase? Em primeiro lugar, não é o acento grave (`), o que leva a equívocos como este, que era comum em livros didáticos: Coloque crase onde necessário. O correto seria dizer coloque acento grave onde houver crase.

O português é língua neolatina. A maioria absoluta de suas palavras tem origem no latim, passando por transformações ao longo dos séculos. A palavra pedem, por exemplo, evoluiu para pede, depois pee, para hoje ser pé. Na última transformação, aconteceu uma crase. O mesmo aconteceu com nudum -> nudu -> nuu -> nu, também se verificando uma crase.

Publicidade

Crase, portanto, é um processo de unir duas vogais iguais, o que no português atual somente se dá com a vogal a. Há crase quando a + a (ou as) se encontram. Exemplificando: vai à igreja rezar. Quem vai, vai a (primeiro a) e igreja é palavra feminina que admite o artigo a. Se a palavra seguinte for plural, teremos o artigo as. Foram às ruas protestar. Observe-se que neste último exemplo, se não usássemos o acento, o sentido seria outro.

Há palavras femininas que não admitem o artigo a. Ela e essa são dois exemplos. Portanto, em “dar os parabéns a ela”, inexiste o segundo a, inviabilizando a ocorrência de crase. Assim também os pronomes de tratamento – você, Vossa Senhoria e todos os demais – rejeitam o artigo a. Jamais ocorre crase, então, em “Comunicamos a Vossa Senhoria…”, “solicitamos a você…”. Não existe aí o segundo a. Não se diz ou escreve “A Vossa Senhoria é pessoa digna”, e, sim, “Vossa Senhoria é pessoa digna”.

Quem escreve “boa semana à todos” (esse à todos proliferou), despreza a regra da crase. Existe aí o primeiro a (desejo boa semana a alguém), mas não existe o segundo. Aliás, em regra, todas as palavras masculinas repelem a presença de crase, porque não apresentam o artigo a. Daí, bebê a bordo, compras a prazo, andar a pé, fogão a gás, etc. Assim também os verbos. Não há razão para escrever “prestações à partir de”, porque partir não é uma palavra feminina.

Publicidade

Muitas vezes, deparamo-nos com macetes para esclarecer a ocorrência de crase. Ajudam, porém pouco explicam. Tudo vai desembocar na regra básica do a + a. Existe, inclusive, uma lista de pecados contra a crase.

Uma rápida exposição como esta não dá conta de todas as questões, no entanto pode auxiliar. A jornalista Eliana Isabel Stülp, em linda crônica, confessa algumas de suas crises, entre elas a crase. Numa das minhas aulas, abordei o tema e, o que antes era crise, se iluminou. “Agradeço todos os dias por poder ter estado naquela sala, naquele dia, naquele horário”, escreveu ela.

LEIA MAIS COLUNAS DE ELENOR SCHNEIDER

Publicidade

Aviso de cookies

Nós utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdos de seu interesse. Para saber mais, consulte a nossa Política de Privacidade.