Rádios ao vivo

Leia a Gazeta Digital

Publicidade

ELENOR SCHNEIDER

A mulher na literatura brasileira

No Dia Internacional da Mulher, reservo esta coluna para um sucinto olhar sobre a presença da mulher, como autora, na literatura brasileira. Se meu limite fosse o final do século 19, este espaço seria suficiente. A literatura, até então, era produzida por homens. Basta examinar alguns compêndios de história literária e aí praticamente não se encontram nomes femininos. E se aparece uma parnasiana Francisca Júlia, hoje ninguém sabe quem é.

O panorama começa a mudar no século 20, já a partir dos anos 30, mas acentuadamente algumas décadas depois. No Modernismo, ainda predomina a plêiade masculina com nomes conhecidos como Jorge Amado, Graciliano Ramos, José Lins do Rego, Erico Verissimo e, perdida na lista, desponta a jovem Raquel de Queiroz, que inscreve, ao lado de Vidas secas (de Graciliano), seu romance O quinze, obra que trata do mesmo drama, ou seja, a sofrida saga dos retirantes expulsos do sertão pela inclemência do tempo.

As tumultuadas primeiras décadas do século 20 provocaram profundas alterações na sociedade. A mulher, antes reclusa à casa, começa, ainda que lentamente, a assumir papéis antes apenas ocupados por homens. E nessa esteira entra a literatura. Lembremos que somente em 1977 a primeira mulher – Raquel de Queiroz – assumiu uma das quarenta cadeiras na Academia Brasileira de Letras, entidade criada em 1896.

Publicidade

Há dois nomes altamente relevantes para consolidar a presença da mulher na literatura brasileira: Cecília Meireles (1901-1964) e Clarice Lispector (1920-1977). Cecília foi por vários anos professora primária (daí, penso, advenha o encanto de sua poesia infantil) ao mesmo tempo em que se dedicou a produzir uma literatura de beleza incomum. Sua poesia é suave, lírica, tem pendor religioso e se lança na profunda intimidade do ser, buscando a compreensão da vida, da morte, em constante indagação existencial. Já Clarice se dedica à prosa, deixando um expressivo (e por vezes complexo) conjunto de obras entre romances e contos. Para acessá-la, é interessante começar pelos contos, alguns verdadeiras obras-primas.

A partir dos anos 60, mas sobremaneira a partir de 1970, o naipe de autoras se enriqueceu extraordinariamente. Entram em cena Lygia Fagundes Telles com, só para citar dois, o romance As meninas (1973) e o consistente conjunto de contos de Antes do baile verde (1970), a doce Adélia Prado, Nélida Piñon, Hilda Hilst (“Não há silêncio bastante / Para o meu silêncio. / Nas prisões e nos conventos / Nas igrejas e na noite / Não há silêncio bastante / Para o meu silêncio”). A elas, logo se junta Lya Luft, em cujas obras a mulher também assume papel decisivo como personagem.

Não posso deixar de mencionar Letícia Wierzchowski. A casa das sete mulheres (2002), por exemplo, é obra marcante pelo fôlego, pela intensidade dramática, por mostrar o quanto o outro lado da guerra fere de morte a alma de quem fica e passa dias, meses, anos à espera de quem dá sentido à vida e talvez não volte nunca mais.

Publicidade

Como mencionei, há centenas de mulheres escritoras no Brasil de hoje, muitas delas com alta qualidade, também em nossa região. Não há espaço para citá-las aqui, mas sintam-se incluídas nos poucos nomes que escolhi para prestar esta homenagem.

LEIA MAIS COLUNAS DE ELENOR SCHNEIDER

Publicidade

Aviso de cookies

Nós utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdos de seu interesse. Para saber mais, consulte a nossa Política de Privacidade.