Rádios ao vivo

Leia a Gazeta Digital

Publicidade

ELENOR SCHNEIDER

Melânsia de in cruciada

Não era um painel de led, nem um quadro verde, nem um cartaz digitado impresso. Era um papelão, alguma sobra de embalagem, e lá estava o recado, manuscrito, de que ali se vendiam melancias provenientes de Encruzilhada do Sul. (Antes que a patrulha, a tropa do politicamente correto venha ao ataque, deixo claro que admiro profunda e respeitosamente essa linguagem do povo, de quem precocemente largou a caneta para pegar no cabo da enxada.)

O tempo da melancia é um pouco tempo de felicidade. Quando, em dezembro, se armam as primeiras tendas, os primeiros improvisados barracos, sabemos que logo virão esses inquestionáveis frutos com a marca regional, colhidos em Encruzilhada do Sul, no Passo da Areia, no Albardão, nesses recantos que nos são próximos e nos asseguram a honestidade e o sabor. Se lado a lado estivessem duas tendas – uma com melancias de, sei lá, Goiás, outra do Passo da Areia –, eu não teria dúvida alguma em saber onde comprar. Por isso, o cartaz anunciando serem melancias de Encruzilhada do Sul é tão significativo, a procedência garantiria a qualidade.

Há muitos anos compro deles: na Independência, na São José, na Dona Carlota e outros pontos mais. Neste ano, meu fornecedor estava instalado na Felipe Jacobus. De uma simplicidade, de uma sinceridade, de uma recatada simpatia, era um prazer chegar lá e sempre ser bem recebido. Disse-me que suas melancias vinham do rio-pardense Passo da Areia e que a produção era dele mesmo, da sua família. No olho, sem balança, sem bússola, estipulava os preços, esta é de 10, esta outra é de 15, tem essas de 20…

Publicidade

Certo dia, perguntei sobre como se produz, quando se planta, se usava adubo, quanto tempo leva para a fruta estar no ponto, essas questões aí. Eu não quis entristecê-lo, mas estava legislando em causa própria. Ele poderia ver em mim um potencial concorrente. E relato o causo.

Plantei dois pés de melancia, isso quando os produtores já estavam se preparando para a colheita. Os dois estenderam suas ramas, se enfeitaram de flores amarelas e me encheram de esperança. Passado um tempo, aquelas centenas de flores se transformaram em três frutas, uma um pouco maior, outra média e uma terceira já subnutrida de nascimento. Todo dia eu as reparava, apenas a primeira prometendo algum resultado.

Para meu desencanto, após uma noite de chuva implacável, cheguei e vi que a minha melancia predileta estava literalmente oca. Alguém furou a base e limpou a polpa vermelha, transformando em imensurável frustração a minha incursão agrícola. Perguntei ao meu fornecedor que bicho poderia ter feito isso. Ele me disse que ou ratão, ou gambá. Como chovera muito, perguntei se o gambá poderia ter dormido dentro da minha mais promissora produção. Aí ele me olhou de lado e perguntou qual eu iria levar.

Publicidade

Tenho quase certeza de que minha crônica não alcançará esses trabalhadores, mas meu propósito é tributar-lhes uma homenagem e expressar minha gratidão pela doçura que injetam na vida em tempos de tanta aflição, de tanto desencontro e tantas amarguras. E que façam como os cantadores de reis, que, na despedida, renovam a promessa: Este terno se despede até o ano que vem!

LEIA OUTRAS COLUNAS DE ELENOR SCHNEIDER

Publicidade

Aviso de cookies

Nós utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdos de seu interesse. Para saber mais, consulte a nossa Política de Privacidade.