Rádios ao vivo

Leia a Gazeta Digital

Publicidade

Política

PEDRO GARCIA ANALISA: O impeachment passou, a crise não

O impeachment aconteceu. Dilma Rousseff não é mais presidente da República. Michel Temer não é mais interino. A quarta-feira, 31 de agosto de 2016, é histórica. 

O que muda? Muita coisa, por um lado. Um outro perfil de gestão. Novos rumos para a política fiscal e para a política externa, para ficar em dois itens.

Por outro lado, pouco muda. Como bem se viu no longo julgamento, e como se vê diariamente nas ruas e nas redes sociais, o País segue profundamente dividido. Ainda é um mistério se o afastamento de Dilma entrará para a História como um processo democrático ou como um golpe parlamentar.

Publicidade

Temer tem nas mãos a missão de tirar o País da crise econômica. Alguns sinais são positivos: a confiança da indústria começa a ressuscitar, o que pode, no médio prazo, estimular investimentos e fazer reagir a empregabilidade e o consumo.

Outros são negativos: Temer formou um governo cheio de figuras controversas, algumas das quais já caíram, e as denúncias de corrupção – que levaram ao apoio de parte da população ao impeachment – seguem à espreita. Teme-se também pela permanência dos programas sociais.
O caso é que, mesmo agora autorizado em definitivo a sentar na cadeira de presidente, Temer seguirá obrigado a lidar com uma população parte desconfiada, parte revoltada – tanto que se escondeu o quanto pôde nos Jogos Olímpicos e as pesquisas de intenção de voto para 2018 ainda dão vitória ao PT. 

Difícil projetar com segurança o que virá nos próximos meses. Temer parece seguro no seu projeto de reverter a recessão, mas a sua oposição também parece pronta para seguir questionando a sua legitimidade. Até que ponto ele conseguirá superar e trazer, de fato, o País de volta à tranquilidade? Sua base de sustentação no Congresso Nacional é sólida o suficiente? A população que o pressiona irá afrouxar, esquecer o que passou e tocar para frente? 

Publicidade

Essas são as perguntas que ficam. O impeachment passou, a crise não.

*Pedro Garcia é editor de política e economia da Gazeta do Sul

Publicidade

Aviso de cookies

Nós utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdos de seu interesse. Para saber mais, consulte a nossa Política de Privacidade.