Rádios ao vivo

Leia a Gazeta Digital

Publicidade

Reconhecimento

Atletas do Muay Thay de Santa Cruz recebem título de Mérito Desportivo

Três atletas de Muay Thay foram agraciados em sessão solene nesta segunda-feira, dia 30 de março, na Câmara de Vereadores de Santa Cruz do Sul, com a condecoração de Mérito Desportivo. Maurício Big Castilhos, Rafael Oliveira e Dario Chagas foram homenageados numa iniciativa da vereadora Rejane Maria Nunes Frantz Henn (PT), em proposição aprovada em plenário no ano passado.

A sessão solene foi comandada pelo vereador Gerson Trevisan (PSDB), que substituiu a presidente Solange Finger (PTB), ausente por outro compromisso. Foram homenageados Maurício Big Castilho, pela conquista do 3º lugar na categoria até 86 quilos; Rafael de Oliveira, vice-campeão na categoria semiprofissional; e Dario Chagas pela conquista da 4ª colocação, todas no Campeonato Mundial de Muay Thai, disputado na Tailândia, em 2014, onde estes jovens santa-cruzenses representaram muito bem nosso município.

A proponente da homenagem, vereadora Rejane Maria Nunes Frantz Hen, fez uma explanação sobre o esporte, que é originado na Tailândia, onde existe a mais de mil anos. O esporte teve muita popularidade, pois na época em que começou, teve o apoio do rei da Tailândia, conhecido como Tigre. Este foi um dos maiores lutadores da história da Tailândia, e por sua popularidade, este esporte também era ensinado nas escolas, além de ser obrigatório para os soldados. Já no Brasil, o Muay Thai chegou em 1979 e no ano seguinte foi inaugurada a primeira associação e, em 1981,disputado o primeiro campeonato entre atletas do Rio de Janeiro e o Paraná.

Publicidade

Esta arte tem técnicas de ataque e defesa, e é um tipo de arte marcial onde existe muito atrito com o adversário. Nos tempos em que o Muay Thai surgiu na Tailândia, os monges budistas tinham a tradição de tatuar o corpo para ter a proteção divina, e com isso também acreditavam na capacidade de conseguir a admiração dos adversários. E esta tradição também existe no Brasil, a grande maioria dos lutadores tem tatuagens pelo corpo.

Não demorou muito para que a prática esportiva chegasse a Santa Cruz do Sul. Depois de algum tempo, em janeiro de 2012, surgiu a academia Big Fighters, onde hoje nossos atletas homenageados praticam e ensinam as técnicas desta luta. A participação no campeonato na Tailândia possibilitou que estes atletas profissionais pudessem chegar ao berço desta modalidade esportiva, sendo que, pela conquista das premiações, foi possível elevar o nível de conhecimento sobre o esporte, refletindo em melhores resultados.  Para os atletas, o Muay Thay  não é uma moda, mas sim, é considerado um estilo de vida.

“É necessário destacar ainda, a importância de incentivar essa e outras tantas modalidades esportivas que são saudáveis para crianças, adolescentes e jovens, pois quem está envolvido com esporte, dificilmente se envolverá com drogas e outros problemas presentes em nossa sociedade. É também importante o olhar atento e o investimento do poder público a essas diversas modalidades esportivas como forma de investimento no capital humano e social”, observou a vereadora Rejane.

Publicidade

Em nome dos atletas, Maurício Big Castilhos destacou emocionado que a distinção da Câmara de Vereadores ao seu trabalho é um reconhecimento pelo que fizeram dentro do esporte. “Estamos aí para formarmos campeões, independente do apoio da sociedade. Treinamos horas, perdemos muito tempo, muita coisa com nossas famílias em busca de alto rendimento”, citou. Por outro lado, Big destacou o excelente material humano na região, para a prática de esportes.

Aviso de cookies

Nós utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdos de seu interesse. Para saber mais, consulte a nossa Política de Privacidade.