Rádios ao vivo

Leia a Gazeta Digital

Publicidade

Circuito de corridas

Unimed Vale do Taquari e Rio Pardo convida comunidade a superar desafios

Vencer barreiras e mostrar que é possível adotar hábitos de vida mais saudáveis. Este foi o motivo que levou a santa-cruzense Vera Lúcia Backes dos Santos, 45 anos, a confirmar a sua inscrição no Circuito Estadual Unimed. Há quatro anos, a contadora passou por uma cirurgia de redução de estômago e, desde lá, perdeu 60 quilos. Para celebrar a mudança positiva em sua vida, ela se inscreveu na nova modalidade do evento: a Caminhada Superação. Por isso, no próximo dia 12 de abril, ela estará entre os atletas percorrendo as principais ruas de Santa Cruz do Sul. As largadas ocorrem a partir das 9 horas, em frente ao Parque da Oktoberfest. Neste ano, o evento ocorre junto à 3ª Multifeira.

Não importa a posição na linha de chegada, por topar mais este desafio, Vera Lúcia já sabe que é uma vencedora. “Minha vida mudou totalmente, para melhor. Hoje pratico atividade física três vezes na semana. Cada vez que participo de algum tipo de promoção, como essa da Unimed, é algo gratificante e motivo de alegria, pois antes isso não era possível na minha vida. Qualquer pequena caminhada de duas quadras era um sacrifício, algo muito cansativo. Superei, além do peso, problemas como pressão alta, apneia e falta de circulação. E hoje, poder participar desses eventos me dá forças para nunca desistir e seguir na busca por uma vida mais saudável”, ressalta.

Outro bom exemplo que estará nas ruas de Santa Cruz no dia 12 de abril é o médico radiologista Paulo Renato Krebs. O profissional faz do esporte um aliado da saúde. “Comecei a participar de corridas em 2009, incentivado pelos meus filhos, Carmela e Amadeu. Corri pela primeira vez em Porto Alegre e, desde então, não parei mais. A corrida proporciona manter o corpo e a mente saudáveis, desfrutar bons momentos com amigos e sensação de liberdade quando corremos”, salienta.

Publicidade

Dentre as participações do médico em eventos de corrida, ele soma medalhas em percursos internacionalmente famosos, como a tradicional corrida de São Silvestre, em São Paulo. “Em 2011 eu comecei a treinar para a corrida daquele ano. Infelizmente tive uma lesão e achei que meu sonho tivesse acabado. Após a recuperação, determinei como meta correr a São Silvestre 2014, ano que completei 60 anos. Em janeiro fiz uma postagem em uma rede social e convidei diversas pessoas a se unirem a esta ideia, minha filha foi a primeira a se manifestar. Formamos o grupo ‘Foco, Força E Fé Runners’ e iniciamos os treinamentos. A largada da São Silvestre foi de arrepiar e, na chegada, correram lágrimas de emoção. Concluímos a corrida abraçados, do mesmo modo como iniciamos. Ao passarmos a linha de chegada não cabíamos em nós de tanta alegria”, relembra Krebs.

Mais do que proporcionar benefícios para a saúde, o médico acredita que o esporte, em qualquer modalidade, ajuda as pessoas a superarem seus desafios. “A comprovação disto é vermos atletas de cadeira de rodas, com membros mecânicos, cegos e com outras deficiências, participando. O esporte é importante na superação de doenças ou problemas de saúde”, aconselha o radiologista, que já participou do Circuito Estadual Unimed no ano passado, assim como Vera Lúcia.

As inscrições para a etapa de Santa Cruz do Sul se encerram no dia 05 de abril. Elas podem ser feitas nos pontos de atendimento ao cliente da Unimed ou no site, nas modalidades Caminhada Orientada, Caminhada Superação, Corrida Infantil, Corrida Especial (médicos cooperados e colaboradores da Unimed VTRP) e Corrida Adulto. O evento conta com os patrocínios de Água da Pedra, Imec, Unicred, Uniodonto e Sicredi. A etapa regional de Lajeado, que está em sua 4ª edição, ocorre no dia 26 de abril, no Parque dos Dick.

Publicidade

 

Aviso de cookies

Nós utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdos de seu interesse. Para saber mais, consulte a nossa Política de Privacidade.