Rádios ao vivo

Leia a Gazeta Digital

Publicidade

Gauchão

Avenida perde para o São José por 3 a 1 e está rebaixado para a Série A2

Quase um mês de se tornar conhecido a nível nacional ao dar trabalho para o Corinthians na Copa do Brasil, o Avenida viu suas chances de pemanência no Gauchão se esgotarem neste domingo, 17. O Periquito lutou, criou chances, mas acabou derrotado por 3 a 1 pelo São José, nos Eucaliptos, na estreia de China Balbino no comando da equipe. O revés, somado à vitória do Brasil sobre o rival Pelotas, confirmou a queda para a Série A2 do Estadual. O Veranópolis, derrotado pelo São Luíz em Ijuí, também disputará a Divisão de Acesso em 2020.

O duelo da próxima quarta-feira, 20, contra o Juventude, servirá apenas para o Periquito – com apenas seis pontos em 10 jogos -, cumprir tabela. A partida será disputada no Alfredo Jaconi, às 21h30. Depois, serão pouco mais de um mês de preparação visando a disputa inédita da Série D do Campeonato Brasileiro. A estreia será no dia 4 de maio, contra o Maringá, no interior do Paraná. 

A primeira partida de China Balbino pelo Avenida não poderia ser em um momento mais complicado. Precisando urgentemente da vitória para seguir com chances de permanecer na elite, ele não contou com a presença de Moisés Baiano e Felipe Manoel, suspenso pelo terceiro cartão amarelo. Na defesa, Luís Henrique retomou a titularidade ao lado de Carlinhos, enquanto Marcos Paraná e Alexandre atuaram juntos no meio-campo.

Publicidade

Chuva prejudica gramado. E o São José se aproveita da situação

O gramado pesado dos Eucaliptos, fruto da chuva que atinge Santa Cruz do Sul desde a madrugada de domingo, foi um desafio a mais para o Avenida. No primeiro jogo sem Fabiano Daitx no comando, o Periquito buscou o ataque desde o começo. E até chegou a balançar as redes, aos oito minutos, com Luís Henrique. Mas a jogada já estava paralisada após o árbitro marcar falta no goleiro Fábio.

A escalação ofensiva do Avenida indicava que só a vitória interessava. Só que do outro lado havia uma equipe qualificada e que também buscava os três pontos para avançar no Gauchão. E, na primeira chegada, o São José foi fatal. Aos 20, após cobrança de falta para a área, a zaga do Periquito cortou mal e Márcio Jonatan pegou a sobra, chutando no canto direito de Fabiano Heves.

Publicidade

 

Foto: Bruno PedryChina Balbino fez sua estreia no comando do Avenida na tarde deste domingo, diante de seu ex-clube
China Balbino fez sua estreia no comando do Avenida na tarde deste domingo, diante de seu ex-clube

 

Atrás no marcador, o Avenida chegou com perigo somente aos 35, Flávio Torres chegou perto, mas a zaga do Zequinha afastou no momento certo. O São José assustou em dois lances de cabeça aos 40 e 42, com Goiano e Tássio. Mas aos 43 não teve jeito. Em lance semelhante ao do primeiro gol, Rafael Tavares acertou um belo chute e ampliou o placar. O Periquito quase descontou nos acréscimos, com Fábio se recuperando após quase falhar em um lance simples. Marcos Paraná chegou a reclamar com a arbitragem, mas a bola não entrou.

Publicidade

Periquito vai para cima, mas não consegue reagir e derrota decreta a queda 

Na etapa final, o Avenida foi para o tudo ou nada, pois a derrota complicava muito sua situação no torneio. E quase diminuiu aos cinco minutos, após boa jogada de Marcos Paraná. Tito soltou a bomba e Fábio fez grande defesa, mandando para escanteio. A resposta do São José foi em chute de fora de área de Tássio, aos 12 minutos, mas a bola subiu demais e não assustou Fabiano Heves. 

Fábio passou a ser mais exigido e foi se transformando em um dos nomes do jogo. Aos 18 minutos, ele fez mais uma boa intervenção em chute de Tito. Aos 20, Claudinho quase descontou, acertando a trave adversária. No lance seguinte, Gonzalo, que entrara no intervalo, levou o segundo cartão amarelo e deixou o Zequiha com um a menos em campo. Aos 24, o goleiro do Zequinha desviou com a ponta dos dedos um chute perigoso de Welder e evitou o tento do Avenida.

Publicidade

 

Foto: Bruno PedryJogadores do Avenida reclamaram muito em lance onde a bola foi afastada em cima da linha pelo goleiro Fábio
Jogadores do Avenida reclamaram muito em lance onde a bola foi afastada em cima da linha pelo goleiro Fábio
 

A desvantagem numérica em campo fez o São José recuar ainda mais. O Avenida enxergou que era o momento de reagir e, aos 30 minutos, após tentativa de Flávio Torres, a bola bateu na mão de Rafael Goiano e o árbitro marcou pênalti. Alexandre, com categoria, bateu e descontou. O camisa 10 comandava a equipe dentro de campo e o empate quase veio aos 39, após falta batida por ele, onde a bola acertou a trave. No rebote, o árbitro assinalou impedimento de Luís Henrique.

Um minuto antes, o São José quase decretou o revés do Periquito, com Tássio perdendo boa chance. Mas, aos 45, não teve jeito. Marcelo avançou sozinho e marcou o terceiro dos visitantes, decretando a queda melancólica do Periquito para a Divisão de Acesso.

Publicidade

FICHA TÉCNICA
CAMPEONATO GAÚCHO 2019 – 10ª RODADA
AVENIDA 1×3 SÃO JOSÉ

Local: Eucaliptos, em Santa Cruz do Sul
Data: 17 de março de 2019, domingo
Horário: 16 horas (de Brasília)
Arbitragem: Érico Andrade, com Maurício Coelho Silva Penna e Claiton Timm
Cartões amarelos: Felipe Cordeiro, Marcos Paraná, Márcio, Índio (Avenida); Gonzalo, Tássio (São José)
Cartão vermelho: Gonzalo (São José)
Gols: Márcio Jonatan (São José) – 20 min/1ºT, Rafael Tavares (São José) – 43 min/1ºT; Alexandre (avenida) – 30 min/2ºT e Marcelo (São José) – 47 min/2ºT

AVENIDA
Fabiano Heves; Felipe Cordeiro (Welder), Luís Henrique, Claudinho e Márcio; Jô, Marcos Paraná, Tito, Alexandre, Cléverson (Índio); Flávio Torres
Técnico: China Balbino

SÃO JOSÉ
Fábio; Márcio Lima, Rafael Goiano, Éverton Alemão e Dudu Mandai (Marcelo); Tiago Pedra, Tássio, Tavares (Gonzalo) e Matheusinho (Wagner); Tiago Pará e Márcio Jonatan
Técnico: Rafael Jaques

Aviso de cookies

Nós utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdos de seu interesse. Para saber mais, consulte a nossa Política de Privacidade.