Rádios ao vivo

Leia a Gazeta Digital

Publicidade

É campeão

Atlético Nacional vence o Independiente Del Valle e conquista a Libertadores

Com mais uma atuação decisiva do atacante Miguel Borja, carrasco do São Paulo nas semifinais, o Atlético Nacional coroou sua bela campanha na Copa Libertadores com o título, na noite desta quarta-feira, 27, em Medellín, na Colômbia. Em um lotado estádio Atanasio Girardot colorido de verde e branco, o time colombiano venceu o Independiente Del Valle, do Equador, por 1 a 0 e sacramentou a conquista.

Na ida, no Equador, os dois times haviam empatado por 1 a 1. Foi o segundo título do Atlético Nacional na competição. O primeiro foi obtido em 1989, em período polêmico da história do clube, quando o famoso traficante Pablo Escobar era o “patrono” do time O clube foi ainda finalista em 1995 – foi vice-campeão ao ser batido pelo Grêmio na decisão.

Desta vez, o Atlético Nacional buscou o título com uma campanha espetacular na história da Libertadores. Na verdade, o time colombiano se tornou o dono da melhor campanha desde que a competição adotou seu atual formato, em 1989. São 10 vitórias, três empates e apenas uma derrota. Assim, atinge aproveitamento de quase 79%, somando 33 de 42 pontos possíveis. Supera, desta forma, o Boca Juniors, que acumulou 32 pontos na edição de 2003 ao ser campeão sobre o Santos, naquela final.

Publicidade

Com o título, o Atlético Nacional se classificou para o Mundial de Clubes da Fifa, no final do ano, no Japão. O time colombiano já tem a companhia do Real Madrid, da Espanha (campeão da Liga dos Campeões da Europa), do Auckland City, da Nova Zelândia (Oceania), e do América, do México (Concacaf). Faltam ainda os campeões da Liga dos Campeões da Ásia, da Liga dos Campeões da África e o campeão japonês (país-sede).

Aviso de cookies

Nós utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdos de seu interesse. Para saber mais, consulte a nossa Política de Privacidade.