Rádios ao vivo

Leia a Gazeta Digital

Publicidade

Jogos Olímpicos 2024

Comitê italiano anuncia Roma fora da disputa como sede

A Itália suspendeu nesta terça-feira, 11, a candidatura de Roma para os Jogos Olímpicos de 2024, após ser forçada a desistir de sediar o evento diante da firme oposição da prefeita Virgina Raggi. O presidente do Comitê Olímpico Italiano, Giovanni Malago, disse que escreveu ao Comitê Olímpico Internacional (COI) para anunciar a decisão de “interromper a candidatura”. 

Enquanto a carta deixa aberta uma pequena possibilidade de um renascimento da candidatura se ocorrer uma mudança no governo da cidade, Malago não exibiu muita esperança. “Hoje o jogo acabou. Mas se alguém decidir que o jogo não acabou, isso não depende de nós. Mas hoje nós estamos terminando o jogo”, disse Malago à agência de notícias The Associated Press após o anúncio em uma entrevista coletiva. 

A decisão vem após o conselho da cidade de Roma votar no mês passado para retirar o apoio para a candidatura diante da recomendação de Virginia Raggi. “O comitê de candidatura está oficialmente liquidado a partir de hoje”, disse Malago. “É uma grande ferida para nós. Espero que eles percebam o quão ruim é a impressão que deixaram”. 

Publicidade

O COI disse que “tomou nota” da decisão e “irá explorar mais com o comitê de candidatura o que isso significa”. “Todas as circunstâncias e as informações que recebemos nos últimos dias demonstram claramente que se trata apenas da política italiana”, declarou o COI. 

A desistência de Roma deixa apenas Los Angeles, Paris e Budapeste na disputa pela sede dos Jogos de 2024. O COI escolherá a cidade anfitriã em setembro de 2017.  É também a segunda vez em quatro anos que uma candidatura de Roma é retirada ou suspensa. Em 2012, o então primeiro-ministro Mario Monti descartou a candidatura da cidade para os Jogos Olímpicos de 2020 por causa de preocupações financeiras. 

Publicidade

Aviso de cookies

Nós utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdos de seu interesse. Para saber mais, consulte a nossa Política de Privacidade.