Rádios ao vivo

Leia a Gazeta Digital

Publicidade

Libertadores

Grêmio vai encarar paraguaios, venezuelanos e chilenos

Em uma cerimônia carregada de emoção, por conta das homenagens às vítimas da tragédia da Chapecoense, o Grêmio conheceu na noite desta quarta-feira, 21, os adversários na Copa Libertadores da América 2017. No sorteio realizado na sede da Conmebol em Luque, no Paraguai, o Tricolor ficou no grupo 8, em tese, o mais tranquilo, junto com Guaraní, do Paraguai, Zamora, da Venezuela e Deportes Iquique, do Chile. O time gaúcho vai estrear em março na competição continental. As datas e a tabela de jogos serão divulgadas nos próximos dias.

O presidente Romildo Bolzan Júnior acompanhou o sorteio, que colocou o Grêmio como um dos cabeças de chave. A definição se deu por meio do ranking da Conmebol, que tem o sistema de pontuação baseado em três fatores: a performance da equipe nos últimos 10 anos, que é a colocação dos times na Libertadores entre os anos de 2007 e 2016; o coeficiente histórico, que é o desempenho no campeonato de 1960 a 2006; e pontuação extra ao campeão nacional – cada campeão leva 50 pontos a mais na lista (vale o Brasileirão, e não a Copa do Brasil).

Sendo assim, o Atlético é o brasileiro mais bem ranqueado entre os times que disputarão o torneio, na nona colocação. O Grêmio aparece em 12º e o Santos, em 15º. Entre as demais equipes nacionais que estarão na Libertadores o Palmeiras é o 25º, o Flamengo figura em 37º, o Atlético-PR está em 71º, o Botafogo é o 79º e a Chapecoense aparece em 199º.

Publicidade

Com número recorde de 47 participantes, a competição será disputada mais longa e com três grandes pausas. Ela começa no dia 23 de janeiro, na primeira fase preliminar. Com mais duas etapas, os playoffs terminam ainda antes do Carnaval, em 23 de fevereiro. A fase de grupos começa dia 7 de março e se estende até 25 de maio, quando haverá a primeira interrupção, retornando para a primeira rodada das oitavas de final em 4 de julho. As fases de mata-mata vão até 2 novembro.

Entre os jogos de ida e volta das oitavas, há um espaço de mais de um mês. Nas quartas e semifinais, a definição acontece na semana seguinte à abertura de cada etapa. Os duelos da decisão do título estão marcados para 22 e 29 de novembro.

PRIMEIRA FASE
E1 – Universitario Sucre x Montevideo Wanderers
E2 – Deportivo Municipal x Independiente del Valle
E3 – Deportivo Capiatá x Deportivo Táchira

Publicidade

SEGUNDA FASE
C1 – Atlético-PR x Millonarios
C2 – Botafogo x Colo-Colo
C3 – Cerro x Unión Española
C4 – Carabobo x Júnior Barranquilla
C5 – Atlético Nacional x El Nacional
C6 – E1 x The Strongest
C7 – E2 x Olimpia
C8 – E3 x Universitario

TERCEIRA FASE
G1 – C1 x C8
G2 – C2 x C7
G3 – C3 x C6
G4 – C4 x C5

FASE DE GRUPOS
GRUPO 1

Atlético Nacional
Estudiantes
Barcelona
G2

Publicidade

GRUPO2
Santos
Independiente Santa Fe
Sporting Cristal
G3

GRUPO 3
River Plate
Emelec
Independiente Medellín
Melgar

GRUPO 4
San Lorenzo
Universidad Católica
Flamengo
G1

Publicidade

GRUPO 5
Peñarol
Palmeiras
Jorge Wilstermann
G4

GRUPO 6
Atlético-MG
Libertad
Godoy Cruz
Sport Boys

GRUPO 7
Nacional-URU
Chapecoense
Lanús
Zulia

Publicidade

GRUPO 8
Grêmio
Guaraní
Zamora
Deportes Iquique

Aviso de cookies

Nós utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdos de seu interesse. Para saber mais, consulte a nossa Política de Privacidade.