Rádios ao vivo

Leia a Gazeta Digital

Publicidade

Copa do Brasil

Inter vai encarar clássico contra o Corinthians na quarta fase

O novo formato da Copa do Brasil, implementado pela primeira vez este ano, vai permitir que a quarta fase da competição, classificatória às oitavas de final, tenha dois clássicos nacionais. O sorteio realizado pela Confederação Brasileira de Futebol (CBF) nesta sexta-feira, 17, no Rio de Janeiro, colocou o Internacional para enfrentar o Corinthians, reeditando a final de 2009. São Paulo e Cruzeiro, repetirão a decisão de 2000. Outro time grande que disputa esta fase do torneio, o Fluminense terá pela frente o Goiás.

O regulamento da competição não contempla a figura do cabeça de chave nesta quarta fase, de forma que nada impedia os melhores do ranking da CBF de se encontrarem. E é exatamente isso que irá acontecer com o Corinthians (quarto) jogando contra o Inter (sétimo) e o São Paulo (oitavo) encarando o Cruzeiro (sexto).

Esse afunilamento na Copa do Brasil deste ano acontece porque oito brasileiros jogam a Copa Libertadores e entrarão direto nas oitavas de final do torneio nacional. Além disso, a CBF garantiu vaga direta a Paysandu, Santa Cruz e Atlético-GO, numa forma de compensar esses times, respectivamente campeões da Copa Verde, da Copa do Nordeste e da Série B do Brasileiro. A entidade nacional havia prometido vaga na Copa Sul-Americana aos dois primeiros, mas teve que voltar atrás quando a Confederação Sul-Amerciana de Futebol reformulou suas competições, no fim do ano passado.

Publicidade

Os jogos da quarta fase acontecerão nos meios de semana dos dias 5, 12 e 19. Mesmo assim, a CBF fez um sorteio dirigido para que São Paulo e Corinthians não jogassem os dois como mandantes na ida. Assim, o São Paulo foi sorteado para jogar a primeira partida em casa contra o Cruzeiro, enquanto o Corinthians visitará o Internacional em Porto Alegre no primeiro duelo.

Decisões ente Internacional e Corinthians
Clássico nacional, os confrontos entre Internacional e Corinthians marcaram a história do futebol nacional em muitas ocasiões, como na final do Brasileirão de 1976, vencido pelo Colorado em jogo único no Beira-Rio, em 12 de dezembro, por 2 a 0 – gols de Dario e Valdomiro. Em 2009, os clubes se reencontraram em outra decisão, dessa vez da Copa do Brasil.

O time paulista venceu o primeiro duelo, por 2 a 0, em 17 de junho, no Pacaembu. O segundo terminou em 2 a 2, em 1º de julho, no Beira-Rio, o que deu o título ao Corinthians. Aquela partida foi marcada ainda por uma confusão entre jogadores no gramado, que teve entre os protagonistas o meia argentino D’Alessandro, agora de volta ao Colorado para a temporada de 2017, após passar um ano emprestado ao River Plate.

Publicidade

Finalíssima da Copa do Brasil de 2009 teve confusão entre jogadores e título para o Corinthians sobre o Inter (Divulgação)

Confira os confrontos da quarta fase da Copa do Brasil 2017
Jogos de ida
Sport Recife x Joinville
Vitória x ASA ou Paraná
Goiás x Fluminense
Internacional x Corinthians
São Paulo x Cruzeiro

Publicidade

Jogos de volta
Joinville x Sport Recife
ASA ou Paraná x Vitória
Fluminense x Goiás
Corinthians x Internacional
Cruzeiro x São Paulo

Com informações do Estadão Conteúdo

Publicidade

Aviso de cookies

Nós utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdos de seu interesse. Para saber mais, consulte a nossa Política de Privacidade.