Rádios ao vivo

Leia a Gazeta Digital

Publicidade

Esportes

Federação encaminha estratégias para fortalecer o ciclismo no RS

Com representantes de mais de 15 cidades de diferentes regiões do Rio Grande do Sul, a Federação Gaúcha de Ciclismo (FGC) realizou a etapa final da Conferência da Bicicleta, nesse domingo, 25, na Unisc. “A atividade serviu para definir as prioridades e as estratégias para fortalecer a prática do esporte e incentivar o uso seguro da bicicleta como meio de transporte urbano sustentável”, destaca o vice-presidente da FGC, Marcelo Sgarbossa.
 
No encontro desse domingo foram formados três grupos temáticos: organização interna, competição e expansão. O objetivo é dar continuidade e aprofundar o debate sobre as mais de 250 propostas encaminhadas anteriormente nos 17 encontros regionais que antecederam a etapa final.
 
Ações para ampliar o número de filiados na entidade e o diálogo com equipes e atletas estão entre as prioridades definidas no encontro, assim como a organização do calendário de competições e a descentralização das provas. “A nossa intenção é fazer com que um maior número de ciclistas tenha condições de participar das disputas”, ressalta o presidente da Federação, João Francisco Rauber. Estimular a prática do ciclismo entre as crianças e as pessoas com deficiência (paraciclismo) também foram demandas aprovadas no encontro.
 
Ficou decidido, ainda, que a Federação vai atuar de forma mais efetiva na área de mobilidade urbana, incentivando a construção de ciclovias e ciclorrotas para estimular a utilização da bike nas cidades. Outra iniciativa da FGC nesta área será promover atividades educativas e de conscientização para um trânsito com mais segurança para quem pedala.
 
Mais de 500 pessoas envolvidas
 

Ao longo de três meses, a Federação promoveu encontros regionais em 17 cidades gaúchas, passando por todas as regiões do Estado. Mais de 500 pessoas participaram das reuniões, que recolheram sugestões para aproximar a FGC das comunidades e estimular o fortalecimento do ciclismo, além de tratar da utilização da bicicleta na mobilidade urbana, que vem tendo um crescimento considerável nos últimos anos.

Porto Alegre, Alegrete, Uruguaiana, Farroupilha, Santo Ângelo, Passo Fundo, Santa Maria, Pelotas, Bagé, Cachoeira do Sul, Lajeado, Gravataí, Novo Hamburgo, Sapucaia do Sul, Nova Prata, Montenegro, Eldorado do Sul foram os 17 municípios que sediaram as conferências regionais.

Criada em 1935, a Federação promove competições em quatro modalidades: ciclismo de estrada, bicicross, downhill e BMX.

Publicidade

Aviso de cookies

Nós utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdos de seu interesse. Para saber mais, consulte a nossa Política de Privacidade.