Rádios ao vivo

Leia a Gazeta Digital

Publicidade

Brasileirão

Em cima do Vitória, Grêmio emplaca terceiro triunfo seguido

Após uma série de três derrotas, o Grêmio estabelece uma outra, de vitórias, em sua perseguição ao líder do Brasileirão, o Corinthians. O triunfo por 3 a 1 sobre o Vitória na noite desta quarta-feira, 19, foi o terceiro consecutivo e curiosamente pelo mesmo placar do domingo passado, em Porto Alegre, em cima da Ponte Preta.

O Tricolor continua em segundo lugar na tabela de classificação do campeonato e o próximo compromisso será apenas na segunda-feira, 24, às 20 horas, contra o São Paulo na capital paulista, fechando a 16ª rodada do campeonato. O Vitória, que está na zona de rebaixamento para a Série B de 2018, jogará novamente em Salvador, no sábado, 22, diante da Chapecoense.

As duas equipes apresentaram novidades nas escalações. O técnico Renato Portaluppi já não tinha o meia-atacante Luan, poupado, e o volante Michel, com uma virose, e perdeu o zagueiro Pedro Geromel antes da partida por desconforto muscular. Fernandinho foi escalado no setor de meio para a frente. Maicon, recuperado de lesão, reapareceu como titular e capitão à frente da zaga. E Rafael Thyere fez a dupla de miolo da defesa com o argentino Kannemann.

Publicidade

No Vitória, o técnico Alexandre Gallo promoveu a estreia do atacante colombiano Santiago Tréllez, reforço recém-chegado ao clube. Ele ainda optou por poupar o lateral-direito Patric pela sequência de jogos e escalou o jovem, rápido e também estreante Caíque Sá, deixando o titular na reserva. Carlos Eduardo, ex-Grêmio, recebeu chance como titular justamente contra o clube que o revelou.

PRIMEIRO TEMPO
Caíque Sá curtiu uma de ponteiro aos 3 minutos, derivou para o meio e disparou o tiro de canhota, de fora da área, na primeira boa tentativa de gol do jogo. Marcelo Grohe só acompanhou a saída da bola pela linha de fundo. No entanto, o Grêmio abriu o placar aos 8. Fernandinho sofreu falta na meia direita, a poucos passos da área baiana, e cobrou de canhota, com muita categoria, fora do alcance de Fernando Miguel – 1 a 0.

O jogo ficou morno depois do gol e nova tentativa de marcar só foi ocorrer aos 25 minutos, novamente por Fernandinho. Ele arriscou o tiro rasteiro, quase do mesmo local de onde bateu a falta, mas a bola chegou fraca nas mãos de Fernando Miguel. Na sequência, um susto. Tréllez e Kannemann dividiram no alto e se chocaram, caindo ambos ao chão. O atendimento foi rápido e os dois logo voltaram a correr.

Publicidade

O escolhido por Renato para atuar na vaga de Luan estava a fim de jogo. Aos 29, de novo pela direita, Fernandinho bateu firme para nova defesa do goleiro do Vitória. Enquanto o time da casa tramava pelo empate sem organização, o Grêmio esperava um bom momento para ir ao ataque e ampliar o escore. Aos 43, conseguiu uma linha de passe dentro da área baiana para fazer 2 a 0. Maicon acionou Pedro Rocha, que fez o pivô para Fernandinho dar assistência a Arthur, que dominou e tocou a bola no fundo da rede.

SEGUNDO TEMPO
O primeiro lance interessante do segundo período foi digno de sessão pastelão. O atacante David veio do vestiário no lugar do volante Renê Santos, mas o protocolo de substituição não foi feito. Somente aos 4 minutos, quando o sistema de alto-falantes do Barradão informou, a arbitragem se deu conta que houve alteração e, então, ela foi oficializada com David indo até a beira do gramado e reingressando.

Bom lance de jogo mesmo só foi ocorrer aos 10 minutos. E com quem? David, é claro. Ele arriscou o tiro rasteiro da meia esquerda, mas passou pouco giz no taco e a bola foi para fora. Aos 13, ele foi matador. Alan Costa escorou a bola cruzada por Carlos Eduardo e David, de peixinho, cabeceou para a rede gremista, diminuindo a diferença no placar. Três minutos depois, David evoluiu pela esquerda, chegou na área e cruzou rasteiro para Tréllez, mas Rafael Thyere afastou o perigo.

Publicidade

O Grêmio jogou água na inflamada reação vitoriana aos 18. Depois de uma trama pela esquerda de ataque, a bola se apresentou para Ramiro ajeitar e mandar um petardo da meia direita. Fernando Miguel ainda tocou nela, mas não evitou o gol – Tricolor gaúcho 3 a 1. O Vitória não queria se entregar. Patric, que acabara de ingressar no lugar de Caíque Sá na lateral direita, cruzou rasteiro, com veneno, e Thyere afastou mais uma bola perigosa aos 24.

Santiago Tréllez deu o ar da graça na etapa final aos 29, mas o chute rasante dele passou a direita de Marcelo Grohe, que se atirou para evitar uma surpresa. O Rubro-Negro baiano pressionava para diminuir a diferença e até empatar, mas a defesa do Tricolor gaúcho estava firme, bloqueando as investidas. De novo, o Grêmio esperava uma brecha para aumentar a vantagem no placar.

Aos 34, após uma trapalhada entre Alan Costa e Geferson, ambos emprestados pelo Inter ao Vitória, Everton emendou de primeira no bico da pequena área, mas a bola subiu muito, foi lá na arquibancada. Numa bola rebatida dentro da área do Grêmio, Tréllez emendou de primeira com Grohe batido no lance, mas um desvio na zaga evitou o segundo gol do Vitória aos 44. O árbitro Péricles Cortez prometeu jogo até 49 minutos, mas encerrou aos 48 porque as equipes já tinham desisitido de correr e o canto dos quero-queros pedia a liberação do campo para se acomodarem.

Publicidade

BRASILEIRÃO 2017 – 15ª RODADA
VITÓRIA x GRÊMIO

Data e hora: 19 de julho, quarta-feira, 19h30
Local: Estádio Barradão, em Salvador (BA)
Árbitro: Péricles Bassols Pegado Cortez (PE)
Assistentes: Clóvis Amaral da Silva e Cleberson do Nascimento Leite (ambos de PE)
Cartões amarelos: Renê Santos, David e Tréllez (Vitória); Rafael Thyere, Kannemann e Lucas Barrios (Grêmio)
Gols: Vitória – David (13/2ºT); Grêmio – Fernandinho (8/1ºT), Arthur (43/1ºT) e Ramiro (18/2ºT)

VITÓRIA
Fernando Miguel; Caíque Sá (Patric), Kanu, Alan Costa e Geferson; Renê Santos (David), Uillian Correia, Carlos Eduardo e Cleiton Xavier (Yago); Santiago Tréllez e André Lima
Técnico: Alexandre Gallo

Publicidade

GRÊMIO
Marcelo Grohe; Edilson, Rafael Thyere, Kannemann e Bruno Cortez; Maicon (Jailson), Arthur, Ramiro, Fernandinho e Pedro Rocha (Marcelo Oliveira); Lucas Barrios (Everton)
Técnico: Renato Portaluppi

Aviso de cookies

Nós utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdos de seu interesse. Para saber mais, consulte a nossa Política de Privacidade.