Rádios ao vivo

Leia a Gazeta Digital

Publicidade

Libertadores da América

Grêmio vence de virada e avança às quartas de final

O Grêmio permanece firme na luta pelo tricampeonato da Copa Libertadores da América. Mesmo com uma atuação longe da ideal, o Tricolor virou o jogo na etapa complementar e venceu o Godoy Cruz por 2 a 1 na noite desta quarta-feira, 9, na Arena, no jogo de volta das oitavas de final. O destaque da partida ficou por conta de Pedro Rocha, autor dos dois gols. No placar agregado, o time gaúcho fez 3 a 1 e se classificou para as quartas de final do torneio continental. Agora, espera por Botafogo ou Nacional do Uruguai, que jogam nesta quinta-feira no Engenhão, no Rio de Janeiro. No duelo de ida, o time carioca venceu por 1 a 0.

PRIMEIRO TEMPO
O técnico Renato Portaluppi decidiu mudar o meio-campo tricolor. Ele sacou o volante Arthur, deixando-o no banco de reservas, e promoveu o retorno do capitão Maicon. No ataque, o paraguaio Lucas Barrios voltou após se recuperar de uma lesão muscular na coxa direita. Aos 3, Michel finalizou pela linha de fundo no primeiro arremate do Grêmio.

No minuto seguinte, o Godoy Cruz chegou com perigo. Garro recebeu nas costas de Bruno Cortez e chutou forte. Marcelo Grohe fechou bem o gol e faz uma boa defesa. O time argentino assustou outra vez aos 7. Giménez cobrou o escanteio da direita e Michel cabeceou para trás. Grohe estava atento e espalmou. Os argentinos surpreenderam pela postura e se mantinham no campo ofensivo, enquanto o time gaúcho tinha dificuldades para puxar os contra-ataques. 

Publicidade

Aos 13, o time visitante largou na frente. Correa recebeu na intermediária e chutou por cobertura. Grohe, que estava adiantado, ainda tocou na bola, que bateu no travessão e morreu no fundo da rede – 1 a 0. Depois de um começo ruim, o Grêmio melhorou no jogo e quase empatou aos 16. Luan finalizou no canto, Burián fez boa intervenção e a bola bateu na trave esquerda antes de sair a escanteio. Logo em seguida, Kannemann balançou a rede após o escanteio, porém Pedro Geromel já estava impedido no lance.

O Tricolor teve paciência e deixou tudo igual aos 28. Ramiro acionou Luan na linha de fundo. Ele chutou fraco e o goleiro Burián bateu roupa. Esperto, Barrios aproveitou e rolou para Pedro Rocha, que chegava de trás, completar para o gol – 1 a 1. O duelo era movimentado e aberto, no entanto, o Grêmio controlou as ações após o empate. Aos 39, Luan concluiu da entrada da grande área e Burián segurou firme. O Godoy Cruz, que havia começado melhor, diminuiu o ritmo, mas não ficava apenas na defensiva. Aos 43, Barrios acertou o travessão, só que estava em posição ilegal.

SEGUNDO TEMPO
As duas equipes voltaram sem modificações. Logo aos 26 segundos, Angileri avançou em velocidade e chutou torto. Aos 2, Pedro Rocha bateu cruzado. No meio da pequena área, Angileri afastou pela linha de fundo e quase marcou contra. O Godoy Cruz permanecia em busca de ações ofensivas, enquanto o Grêmio apostava no contra-ataque.

Publicidade

E a estratégia deu certo aos 14 minutos. Pedro Gromel roubou a bola no campo de defesa, arrancou em velocidade e tocou para Luan. O camisa 7 acionou para Barrios na direita. Ele chutou cruzado na trave. Com oportunismo, Pedro Rocha aproveitou o rebote e completou para o gol vazio – 2 a 1 e vira-vira tricolor na Arena.

O Grêmio passou a apresentar a sua característica, que é o toque de bola. Aos 22, Bruno Cortez cobra o lateral direto na área para Barrios, que apenas escorou para Maicon vir de trás e chutar forte à esquerda de Burián. O Godoy Cruz voltou a assustar somente aos 25, mas Gimenéz finalizou sem direção.

Aos 29, Renato Portaluppi mexeu pela primeira vez, com Arthur na vaga de Maicon. Dois minutos mais tarde, foi a vez de Fernandinho ingressar no lugar de Ramiro. Mesmo à frente do escore, o Tricolor seguia tentando se impor, enquanto a equipe argentina acusou o cansaço e não conseguia mais ameaçar a meta de Marcelo Grohe. Aos 41, a última troca. Ovacionado pela torcida, Pedro Rocha deixou o gramado para a entrada de Marcelo Oliveira.

Publicidade

Aos 47, Michel, que já tinha cartão amarelo, cometeu falta dura em Correa e foi expulso. O  Tricolor segurou o resultado até o fim comemorou a vaga à terceira fase da Libertadores, o que não ocorria desde 2011. Na saída, Luan teve o nome gritado pela torcida. O camisa 7 tem proposta do Spartak Moscou, da Rússia, e pode deixar o Tricolor nos próximos dias. O Liverpool, da Inglaterra, também manifestou interesse em levar o jogador. A direção pretende manter Luan até o final desta temporada.

LIBERTADORES DA AMÉRICA – OITAVAS DE FINAL – JOGO DE VOLTA
GRÊMIO 2 a 1 GODOY CRUZ

Data e hora: Quarta-feira, 9 de agosto, 19h15
Local: Arena do Grêmio, em Porto Alegre
Árbitro: Enrique Cáceres (Paraguai)
Cartões amarelos: Michel, Maicon e Fernandinho (Grêmio); Abecasis, Galeano, Henríquez, Olivares (Godoy Cruz)
Cartão vermelho: Michel (Grêmio)
Gols: Godoy Cruz – Abecasis (13/1ºT); Grêmio – Pedro Rocha (28/1ºT e 14/2ºT)

Publicidade

GRÊMIO
Marcelo Grohe; Léo Moura, Pedro Geromel, Kannemann e Bruno Cortez; Michel, Maicon (Arthur), Ramiro (Fernandinho), Luan e Pedro Rocha (Marcelo Oliveira); Lucas Barrios
Técnico: Renato Portaluppi

GODOY CRUZ
Burián; Abecasis, Olivares, Galeano e Angileri;  Henríquez (Facundo Silva), Rodríguez (Verdugo), Giménez e Garro (González); Correa e García
Técnico: Mauricio Larriera

Publicidade

Aviso de cookies

Nós utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdos de seu interesse. Para saber mais, consulte a nossa Política de Privacidade.