Rádios ao vivo

Leia a Gazeta Digital

Publicidade

Copa do Brasil

Grêmio vence o Cruzeiro e vai com vantagem ao Mineirão

A vantagem é mínima, mas importante para o Grêmio, que venceu o Cruzeiro por 1 a 0 na noite desta quarta-feira, 16, na Arena, no primeiro duelo das semifinais da Copa do Brasil. Com o resultado, o Tricolor se classifica à finalíssima do torneio com uma nova vitória, empate ou até derrota a partir de 2 a 1 no duelo de volta na próxima quarta-feira, 23, às 21h45, no Mineirão. Para disputar o título, a Raposa terá de vencer por dois ou mais gols de diferença. O mesmo placar de Porto Alegre leva a decisão para os tiros livres da marca do pênalti.

PRIMEIRO TEMPO
Como já se esperava, o confronto começou estudado. O Grêmio tocava a bola nas laterais, tentando achar espaços, enquanto o Cruzeiro aguardava um erro para explocar o contra-ataque. A primeira chegada mais forte do Tricolor aos 6 minutos. Edílson chegou à linha de fundo, pela direita, e cruzou para dentro da área. Léo tirou de cabeça e, no rebote, Pedro Geromel mandou por cima da meta de Fábio. 

Apesar do impeto inicial dos donos da casa, a Raposa mostrava boa postura defensiva. Porém, aos 12, o Grêmio quase largou na frente. Pela esquerda, Luan cruzou e Barrios cabeceou, exigindo uma grande defesa de Fábio. No minuto seguinte, outro bom ataque do time gaúcho. Próximo à intermediária, Luan arriscou e Fábio segurou firme. O Tricolor tinha mais iniciativa. Já a equipe mineira se fechava e não conseguia criar nenhuma situação ofensiva.  Tanto que o primeiro arremate só ocorreu aos 27 com Lucas Silva, mas Marcelo Grohe defendeu sem problemas.

Publicidade

A estratégia do time comandado por Mano Menezes era interromper a velocidade do jogo, que apresentava uma baixa qualidade técnica e era marcado pela marcação forte dos dois lados. No entanto, o Grêmio mostrava mais agressividade. Aos 35, Pedro Rocha finalizou de canhota, perto da entrada da grande área, e Fábio se esticou para espalmar a escanteio.

De forma inteligente, a Raposa quebrava o ritmo do duelo. O Grêmio buscava alternativas para furar o bloqueio defensivo. E, finalmente, conseguiu aos 45. Pedro Rocha recebeu pela esquerda e tocou para Luan, na entrada da grande área. O camisa 7 chutou, Fábio defendeu, mas espalmou para o meio. Oportunista, Lucas Barrios chegou e só empurrou para o fundo da rede – 1 a 0 e o Tricolor foi para o vestiário com a vantagem parcial. 

SEGUNDO TEMPO
O Cruzeiro voltou com uma postura diferente e ameaçou logo aos 2 minutos. Na intermediária, Diogo Barbosa cortou para o meio e arriscou o chute. Grohe espalmou para escanteio. Aos 6, a Raposa saiu em contra-ataque outra vez. Thiago Neves recebeu pela esquerda e mandou colocado. Grohe defendeu com tranquilidade. O Tricolor recuou e tratava de evitar as investidas do time mineiro, que marcava mais presença no campo ofensivo.

Publicidade

Aos 16, a bola sobrou para Luan na entrada da grande área. O atacante gremista foi derrubado e o árbitro Marcelo Aparecido de Souza assinalou pênalti. Porém, o assistente Bruno Salgado Rizo avisou que havia sido falta e o juiz voltou atrás. Na cobrança, Luan chutou em cima da barreira. A Raposa diminuiu o ritmo e deixou o Tricolor equilibrou as ações. Em busca de velocidade para puxar o contra-ataque, Renato Portaluppi colocou Everton no lugar de Barrios, aos 27 minutos.

A torcida ficou preocupada aos 36, quando Pedro Geromel sentiu o músculo adutor da coxa direita e foi substituído por Everton. O camisa 3 deixou o campo de maca e chorando bastante. Aos 47, Raniel invadiu a área e chutou em cima de Marcelo Grohe, que operou um milagre. No fim, alívio e muita comemoração dos 45,1 mil torcedores na Arena.

COPA DO BRASIL – SEMIFINAIS – JOGO DE IDA
GRÊMIO 1 a 0 CRUZEIRO

Publicidade

Data e hora: Quarta-feira, 16 de agosto, 21h45
Local: Arena do Grêmio, em Porto Alegre
Árbitro: Marcelo Aparecido de Souza (SP)
Gol: Grêmio – Lucas Barrios (45/1ºT)
Cartões amarelos: Ramiro, Edilson e Pedro Rocha (Grêmio); Fábio, Rafael Sobis, Robinho e Ezequiel (Cruzeiro)

GRÊMIO
Marcelo Grohe; Edilson, Pedro Geromel (Bressan), Kannemann e Bruno Cortez; Michel, Arthur, Ramiro, Luan e Pedro Rocha (Fernandinho); Lucas Barrios (Everton)
Técnico: Renato Portaluppi

CRUZEIRO
Fábio; Lucas Romero (Ezequiel), Léo, Murilo e Diogo Barbosa; Henrique, Lucas Silva, Robinho (Elber), Thiago Neves e Alisson; Rafael Sobis (Raniel)
Técnico: Mano Menezes

Publicidade

Aviso de cookies

Nós utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdos de seu interesse. Para saber mais, consulte a nossa Política de Privacidade.