Rádios ao vivo

Leia a Gazeta Digital

Publicidade

Libertadores da América

Grêmio empata e decisão fica em aberto para Arena

Em um jogo morno, de poucas oportunidades para os dois lados, o Grêmio empatou sem gols com o Botafogo na noite desta quarta-feira, 13, no Engenhão, no primeiro duelo das quartas de final da Copa Libertadores da América. As equipes se reencontram na próxima quarta-feira, 20, feriado farroupílha, às 21h45, na Arena. Quem vencer, garante a classificação à semifinal para encarar Santos ou Barcelona (EQU), que ficaram no 1 a 1 em Guayaquil – o duelo de volta será no mesmo dia e horário na Vila Belmiro. O time carioca avança com um empate a partir de 1 a 1. O mesmo placar do Rio leva a decisão para os pênaltis. O Tricolor volta a campo no domingo que vem, 17, quando recebe a visita da Chapecoense em confronto marcado para as 16 horas.

PRIMEIRO TEMPO
O Grêmio não esperou o time carioca nos primeiros minutos do confronto. Quando tinha a posse de bola, a equipe gaúcha buscava o ataque. Porém, a partida era equilibrada, sem chances efetivas para os dois lados. O Botafogo rondava a área adversária, porém o Tricolor estava bem postado na defesa.

Aos 8, uma boa chegada do time visitante. Fernandinho dominou na esquerda, avançou em velocidade e bateu de pé esquerdo, pouco depois da entrada da grande área. A bola balançou a rede, mas pelo lado de fora. A forte marcação dificultava investidas mais fortes, obrigando as equipes a arriscarem pouco no sistema ofensivo.

Publicidade

Aos 14, Fernandinho mandou de longe, sem direção. O Botafogo apareceu bem aos 20 minutos. Pela esquerda, Rodrigo Pimpão cruzou e Matheus Fernandes cabeceou por cima da meta de Marcelo Grohe. Apesar da iniciativa do time alvinegro, o Grêmio controlava as ações e não corria riscos.

Além disso, passou a gostar do jogo e marcar uma presença maior no ataque. O problema era o acabamento das jogadas, que praticamente não resultavam nada. O Fogão levou perigo aos 32. Gilson lançou na área e Bruno Silva finalizou, de canhota, pela linha de fundo. A bola passou perto da trave esquerda de Grohe.

Aos 35, o Tricolor quase abriu o placar. Arthur, um dos destaques em campo, ganhou de três jogadores e soltou a pancada. Gatito Fernández, bem posicionado, fez bela defesa, espalmando para escanteio. E a primeira etapa terminou parelho na Cidade Maravilhosa.

Publicidade

SEGUNDO TEMPO
A equipe carioca tomou a iniciativa, enquanto o Tricolor se fechou e especulava um contra-ataque. Logo a 1 minuto, um lance polêmico. Gilson achou Roger na área, que devolveu para o lateral esquerdo. Ele caiu na dividida com Edilson, mas o árbitro venezuelano José Argote mandou o jogo seguir. Aos poucos, o Grêmio passou a ocupar o campo de ataque. Porém, o Botafogo não cedia espaços.

Aos 16, Lucas Barrios sentiu uma lesão muscular e foi substituído por Everton. Dois minutos depois, o Botafogo perdeu uma grande chance de largar em vantagem. Cortez afastou mal a bola, que sobrou para Roger. O camisa 9 soltou a bomba e a bola explodiu em Bressan, antes de sair a escanteio. O time alvinegro imprimia uma velocidade maior, porém os visitantes estavam bem organizados no sistema defensivo. 

O duelo era movimentado, mas sem oportunidades claras para nenhuma das equipes. Até os 33, quando o Grêmio teve uma chance incrivel com Fernandinho, que mandou de voleio para o meio da área e Joel Carli salvou o Botafogo. Mesmo com a disposição dos dois lados, Grohe e Gatito apareciam como meros espectadores em campo.

Publicidade

Aos 39, os donos da casa assustaram com Roger, que bateu cruzado e a bola saiu direto pela linha de fundo. mais tarde, o técnico Renato Portaluppi fechou o time, colocando Rafael Thyere na vaga de Léo Moura. A mexida fez o Grêmio atuar com três zagueiros, dando indícios de que o empate sem gols seria um bom resultado. Foi o que aconteceu até o apito final.

FICHA TÉCNICA
COPA LIBERTADORES DA AMÉRICA 2017 – QUARTAS DE FINAL – JOGO DE IDA
BOTAFOGO 0 a 0 GRÊMIO

Data e horário: 13 de setembro, quarta-feira, 21h45
Local: Engenhão, no Rio de Janeiro
Arbitragem: José Argote (Venezuela)
Cartões amarelos: Rodrigo Pimpão e Matheus Fernandes (Botafogo)

Publicidade

BOTAFOGO
Gatito Fernández; Arnaldo, Joel Carli, Igor Rabello e Gilson; Matheus Fernandes, Bruno Silva, Leo Valencia (Marcos Vinícius) e João Paulo (Rodrigo Lindoso); Rodrigo Pimpão (Guilherme) e Roger
Técnico: Jair Ventura

GRÊMIO
Marcelo Grohe; Edilson, Bressan, Kannemann e Bruno Cortez; Jailson, Arthur, Ramiro, Léo Moura (Rafael Thyere) e Fernandinho; Lucas Barrios (Everton)
Técnico: Renato Portaluppi

Publicidade

Aviso de cookies

Nós utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdos de seu interesse. Para saber mais, consulte a nossa Política de Privacidade.