Rádios ao vivo

Leia a Gazeta Digital

Publicidade

Esportes

Frutos colhidos por meio do judô em Rio Pardinho

Desde 2014, crianças e adolescentes do distrito de Rio Pardinho têm a oportunidade de praticar judô como uma das atividades oferecidas pelo Centro Integrado Entre Gerações (Cieg). E os resultados evidenciam o sucesso da ação. No último sábado, seis dos 60 judocas atendidos pelo projeto ganharam medalha de ouro no Campeonato do Interior da Federação Gaúcha de Judô, que reuniu 420 atletas em Santa Cruz do Sul.

Lucas Soares, 8 anos, ficou em primeiro lugar na classe Mirim Leve até 32 quilos; João Vitor Buche, 10, ficou campeão na classe Infantil Meio Médio até 40 quilos. Jéssica Soares, 12 anos, obteve a medalha de ouro na classe Sub-13 Pesado. Bruna Buche, 13 anos, ganhou o ouro na classe Sub-15 Meio Pesado. Carlos Eduardo Soares, 14 anos, levou o ouro na classe Sub-15 Meio Pesado masculino, até 64 quilos. Por fim, Cleiton Moraes, 17 anos, levou medalha de ouro na classe Sênior Meio Leve até 66 quilos. 

Estudante do 9º ano do ensino fundamental, Cleiton pratica judô há um ano e já ganhou nove medalhas em campeonatos regionais e estaduais, três delas de ouro. Segundo ele, a modalidade lhe proporcionou novas vivências. “Para mim, essa oportunidade de praticar judô trouxe novos amigos, novas experiências e conheci outros lugares e pessoas, inclusive campeões internacionais”, comentou.

Publicidade

Segundo o professor de judô, Leandro Nunes Couto, o esporte promove saúde, educação e socialização. “Esse projeto da Associação de Judô Santa Cruz (Ajusc) em parceria com o Cieg oportuniza acesso para os jovens que vivem em áreas rurais à prática do judô como forma de atividade física, interação, inclusão social e disciplina”, explicou. “O judô busca disseminar valores éticos, morais e de cidadania através da incorporação da sua filosofia”, completou Couto.

Atividades no contraturno escolar

O judô é uma das atividades oferecidas pelo Cieg aos cerca de 60 crianças e adolescentes de Rio Pardinho que recebem atendimento no contraturno escolar com refeições e atividades culturais e esportivas. A partir de 2017, o Cieg passou a contar com a parceria da empresa Universal Leaf Tabacos, por meio do seu programa de gestão social Universal Leaf Cidadão, na administração das atividades desenvolvidas. 

Publicidade

“A conquista das medalhas pelos participantes dos nossos projetos contribui para fortalecer a cidadania do jovem rural, que é um dos objetivos dos mantenedores das nossas iniciativas”, explicou a presidente do Cieg, Suzane Waechter Tolotti.

Aviso de cookies

Nós utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdos de seu interesse. Para saber mais, consulte a nossa Política de Privacidade.