Rádios ao vivo

Leia a Gazeta Digital

Publicidade

Eliminatórias Sul-Americanas

Brasil para em Lampe e fica no empate sem gols com a Bolívia

Ainda não foi desta vez que a seleção brasileira conseguiu quebrar o tabu de não vencer em La Paz pelas Eliminatórias Sul-Americanas para a Copa do Mundo, que já dura 32 anos. Na tarde desta quinta-feira, 5, o time orientado pelo técnico Tite ficou no 0 a 0 com a Bolívia. O goleiro Lampe foi o grande nome da partida, tendo segurado todas as investidas do Brasil, principalmente nos confrontos contra Neymar.

O Brasil, já classificado para a Copa do Mundo da Rússia 2018, foi a 38 pontos na liderança do classificatório sul-americano, enquanto a Bolívia, sem qualquer chance de alcançar uma vaga, fica na nona colocação com 14. Na próxima terça-feira, 10, às 20h30, a seleção brasileira receberá a chilena em São Paulo, para o fehcamento das Eliminatórias.

Para este jogo no Allianz Parque, estádio do Palmeiras, Tite pode ter de alterar a zaga, já que Thiago Silva deixou o campo em La Paz ainda no primeiro tempo com dores na coxa esquerda. O jogador vai ser reavaliado no Rio de Janeiro nesta sexta-feira para saber se terá condições de recuperação até terça.

Publicidade

PRIMEIRO TEMPO
Os primeiros 15 minutos de jogo não combinavam nada com a linda tarde ensolarada em La Paz. O gramado ruim, duro, dificultava as tramas dos dois times. O brasileiro começou sem ambição ofensiva, enquanto o boliviano esperava a iniciativa do adversário e não se aventurava ao ataque.

Até que, aos 16, de um cobrança de escanteio pela equipe da casa surgiu o primeiro lance de emoção no Estádio Hernando Siles. Arce rolou a bola do canto para a entrada da área e Machado soltou uma bomba que passou perto do poste direito da meta defendida por Alisson. A defesa brasileira recuou muito e a Bolívia encontrava espaços para chegar até dentro da área do adversário.

O Brasil só foi reagir e conseguir o seu primeiro grande momento aos 24 minutos. Neymar disparou o tiro da borda da meia-lua e Lampe se esticou todo para mandar a bola a escanteio. Pouco depois, aos 29, Tite foi obrigado a efetuar a primeira alteração na seleção brasileira. O zagueiro Thiago Silva sentiu lesão muscular na coxa direita e deixou o jogo para o ingresso de Marquinhos.

Publicidade

Neymar teve nova excelente chance de gol aos 32. O time boliviano se atrapalhou na saída para o ataque e a bola sobrou para o atacante brasileiro avançar e soltar a bomba dentro da área. Lampe fez nova grande defesa. O goleiro boliviano foi espetacular aos 38. Gabriel Jesus recebeu passe de Neymar, que contou com corta-luz de Renato Augusto, e finalizou. A bola acertou o rosto de Lampe e saiu pela linha de fundo.

Aos 42, mais um lance inacreditável. Neymar arrancou livre, sem marcação, driblou Lampe, que chegou a tocar na bola, e fuzilou para a meta, onde Valverde usou a cabeça para evitar o gol. Neymar pegou o rebote, passou pelo goleiro outra vez e chutou para nova intervenção de Valverde, dessa vez com o pé direito. Já nos acréscimos, aos 46, Daniel Alves experimentou da intemediária direita e exigiu mais uma grande defesa de Lampe a escanteio. A resposta boliviana foi no minuto seguinte com uma bomba de longe de Bejarano que explodiu no travessão.

SEGUNDO TEMPO
O jogo recomeçou com o Brasil no ataque. Logo no primeiro minuto, Neymar cobrou falta e Paulinho desviou para o gol, mas Lampe evitou com um tapa na bola, que ainda bateu no poste. Neymar teve duas boas chances de mexer no placar aos 9 minutos. Na primeira ele chutou nas mãos de Lampe. Na segunda, ingressou na área a dribles e foi travado por Machado no momento da finalização.

Publicidade

O duelo Neymar x Lampe era muito bom. Aos 15, o atacante brasileiro pegou de primeira dentro área e o goleiro mandou a bola a escanteio com as pontas dos dedos. Pouco depois, aos 20, Tite promveu nova alteração no Brasil, retirando o apagado Philippe Coutinho e colocando Willian no meio-campo.

Numa rara subida boliviana ao ataque, aos 31, Morales cruzou da esquerda, Marcelo Moreno ajeitou de cabeça dentro da área e Arce pegou de voleio, mas mandou a bola a 4 mil metros de altitude em relação ao nível do mar. A resposta do Brasil foi com Willian, que conseguiu criar boa chance aos 32, em chute da direita que encontrou nova intervenção segura do goleiro da Bolívia.

Lampe estava no seu grande dia. Aos 38, Neymar deu passe por cobertura para Gabriel Jesus, que cabeceou a queima-roupa e parou em outra defesa espetacular do goleiro. Na sequência, Daniel Alves arriscou o tiro da entrada da área e Lampe pegou mais uma vez. O centroavante recebeu mais uma bola pelo alto aos 42, dessa vez em cruzamento de Daniel Alves, mas o cabeceio foi para fora.

Publicidade

Nos acréscimos, Casemiro aparou de cabeça a bola lançada no segundo poste por Neymar e Lampe segurou sem dificuldade aos 46 minutos. Os bolivianos tentaram uma pressão ofensiva nos instantes finais, sem sucesso.

COPA DO MUNDO RÚSSIA 2018
ELIMINATÓRIAS SUL-AMERICANAS – 17ª RODADA
BOLÍVIA 0 a 0 BRASIL

Data e hora: 5 de outubro de 2017, quinta-feira, 17h (de Brasília)
Local: Estádio Hernando Siles, em La Paz (Bolívia)
Árbitro: Fernando Rapallini (Argentina)
Cartão amarelo: Valverde (Bolívia)

Publicidade

BOLÍVIA
Lampe; Raldes, Gutierrez e Valverde; Bejarano, Justiniano (Raúl Castro), Machado, Arce (Saucedo) e Morales; Marcelo Moreno e Fierro (Álvarez)
Técnico: Mauricio Soria.

BRASIL
Alisson; Daniel Alves, Thiago Silva (Marquinhos), Miranda e Alex Sandro; Casemiro; Paulinho (Fernandinho), Renato Augusto, Philippe Coutinho (Willian) e Neymar; Gabriel Jesus
Técnico: Tite

Aviso de cookies

Nós utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdos de seu interesse. Para saber mais, consulte a nossa Política de Privacidade.