Rádios ao vivo

Leia a Gazeta Digital

Publicidade

Expressões do futebol

Livreto traz termos em quatro idiomas

Uma ferramenta para quem busca entender os termos usados no futebol ao redor do mundo. É com esse objetivo que o professor aposentado Cláudio da Costa Mählmann, de 78 anos de idade, aproveitou a proximidade da Copa do Mundo para lançar um minidicionário em quatro idiomas: português, espanhol, inglês e russo – esse último, uma homenagem ao país-sede do torneio, que começará no dia 14 de junho. Palavras como gandula, impedimento, jogador, travessão, goleador e treinador são encontradas de diferentes formas, para auxiliar os apaixonados pela modalidade.

A preparação para publicar o material levou cerca de um ano e meio. “O dicionário possibilita acesso a termos adequados para produzir informação, comentários especializados e discussões em nível regional, nacional e global. Não há dúvidas de que o futebol é um esporte de interesse mundial e, por conta da Copa, acredito que ele será útil de várias maneiras”, explicou. “Essa iniciativa é o resultado de muitos anos de experiência como professor e pesquisador da temática.” Mählmann reuniu mais de 200 termos traduzidos nos quatro idiomas. A obra também traz brasões de clubes brasileiros e da Europa e regras do cabeçobol, esporte criado por Mählmann em 1975 e que continua sendo praticado até hoje em escolas.

Sobre a expectativa para a seleção canarinho no Mundial, Cláudio Mählmann se mostra receoso por considerar que outras equipes também são fortes candidatas ao título. “Tenho ainda dúvida sobre o nosso time. Somos brasileiros, mas há seleções muito bem preparadas, como as da Espanha e da Alemanha”, apontou.

Publicidade

Onde encontrar

O “Minidicionário de Futebol – Termos mais usados em 4 idiomas” é vendido a R$ 15,00 e pode ser encontrado nas livrarias Iluminura (esquina das ruas Marechal Floriano Peixoto e Borges de Medeiros, no Centro) e Campus (dentro da Universidade de Santa Cruz do Sul). Novos pontos de venda vão ser agregados em breve.

Publicidade

Aviso de cookies

Nós utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdos de seu interesse. Para saber mais, consulte a nossa Política de Privacidade.