Rádios ao vivo

Leia a Gazeta Digital

Publicidade

Libertadores

Grêmio vence o Defensor e fecha na liderança do grupo

Por conta dos desfalques, o Grêmio passou trabalho, mas superou as limitações técnicas e venceu o Defensor por 1 a 0 na noite desta quarta-feira, 23, na Arena, na sexta e última rodada da primeira fase da Copa Libertadores da América.

O Tricolor terminou na liderança do grupo 1, com 14 pontos, um a mais que o vice Cerro Porteño – a equipe paraguaia bateu o Monagas por 3 a 2 no Paraguai. O time gaúcho fez a segunda melhor campanha geral do torneio continental, atrás apenas do Palmeiras, que somou 16. Dessa forma, terá a vantagem de disputar, a partir das oitavas de final, todos os confrontos de volta em casa, exceto diante do Verdão.

O adversário será conhecido em sorteio no dia 4 de junho, às 20 horas, na sede da Conmebol, em Luque, no Paraguai. Os duelos serão realizados após a pausa para a Copa do Mundo. O Grêmio se tornou ainda o brasileiro com maior número de triunfos na história da Libertadores – 91 em 175 jogos, ultrapassando o São Paulo, que tinha 90 em 181 partidas. O vice-lanterna Ceará é o próximo compromisso no domingo que vem, 27, às 19 horas, no Castelão, em Fortaleza, pela sétima rodada do Brasileirão.

Publicidade

PRIMEIRO TEMPO
O Grêmio começou dominando o jogo, mas encontrou um adversário fechado. Aos 6 minutos, Cícero avançou sem marcação, mas arriscou longe do gol de Rodríguez. O time uruguaio respondeu em seguida. Cabrera finalizou da esquerda e Marcelo Grohe espalmou para cima. No rebote, Waterman não conseguiu cabecear para o gol.

O Tricolor tocava a bola, procurando espaços, mas o Defensor mantinha uma boa postura atrás. Aos 21, Cícero bateu da intermediária, sem direção. Mesmo recuado, os visitantes chegavam ao ataque. Cougo recebeu em frente à área, girou e chutou, sem perigo para Grohe, que defendeu com tranquilidade, aos 23.

Antes dos 30, as faltas de criatividade e objetividade do sistema ofensivo começaram a deixar alguns torcedores irritados. Porém, outra parte cantava forte para empurrar o time. Aos 42, Léo Moura cruzou da direita e Marcelo Oliveira bateu torto, pela linha de fundo. A insistência não surtiu efeito e o placar terminou em branco e sob vaias para a equipe.

Publicidade

SEGUNDO TEMPO
O panorama não mudou em relação à etapa inicial. O Grêmio pressionava o Defensor, que atuava com os todos os jogadores atrás do meio-de-campo. Aos 3 minutos, Luan bateu falta frontal e a bola passou à direita da meta de Rodríguez. Insatisfeito com o rendimento do time, o técnico Renato Portaluppi promoveu a primeira substituição aos 9: Lima ocupou a vaga de Maicosuel, que deixou o campo sob aplausos e vaias.

Aos 19, Ramiro soltou a bomba em cobrança de falta, mas a bola saiu à direita do gol de Rodríguez. Com dificuldades para infiltrar na área, o Tricolor abriu o placar em finalização de média distância, aos 21. Léo Moura tocou para Luan, que arrematou forte no canto esquerdo do goleiro do Defensor , que estava mal posicionado – 1 a 0 e alívio na Arena.

A segunda alteração ocorreu aos 27, com o ingresso de Paulo Miranda no lugar de Marcelo Oliveira. Assim, o Tricolor passou a atuar com três zagueiros. O Defensor só assustou aos 30 minutos. Após cochilada de Paulo Miranda, Rivero arriscou da intermediária e a bola saiu à esquerda do gol de Grohe. Aos 38, Renato mexeu pela primeira vez. Ele sacou Thonnny Anderson e colocou Thaciano. O Tricolor segurou a vantagem até o final e confirmou a vitória no fechamento da primeira fase.

Publicidade

COPA LIBERTADORES DA AMÉRICA – 1ª FASE – 6ª E ÚLTIMA RODADA
GRÊMIO 1 a 0 DEFENSOR

Data e horário: Quarta-feira, 23 de maio, 19h15
Local: Arena do Grêmio, em Porto Alegre
Árbitro: Nicolás Gallo (Colômbia)
Gol: Grêmio – Luan (21/2ºT)
Cartões amarelos: Ramiro, Bressan, Luan e Maicon (Grêmio); Cougo, Carrera, Benavidez, Cabrera e Suárez (Defensor)

GRÊMIO
Marcelo Grohe; Léo Moura, Bressan, Kannemann e Marcelo Oliveira (Paulo Miranda); Cícero, Maicon, Ramiro, Luan e Maicosuel (Lima); Thonny Anderson (Thaciano)
Técnico: Renato Portaluppi

Publicidade

DEFENSOR
Gastón Rodríguez; Suárez, Correa, Carrera, Maulella e Cougo; Cardacio, Rabuñal (Pablo López), Cabrera e Benavidez (Facundo Castro); Waterman (Rivero)
Técnico: Eduardo Acevedo

Aviso de cookies

Nós utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdos de seu interesse. Para saber mais, consulte a nossa Política de Privacidade.