Rádios ao vivo

Leia a Gazeta Digital

Publicidade

Esporte

Gêmeas curitibanas participam da Rústica Estadual em Santa Cruz

Olhando de longe é bem fácil confundir as duas. Ao chegar mais perto já é possível ver a pequena diferença de altura entre Ana Mees Valério e Helena Mees Valério – uma das poucas coisas que diferencia as duas. Quem vê de longe, no entanto, já percebe que as gêmeas naturais de Curitiba, de 12 anos, não compartilham só os olhos doces e a determinação, escondida sob um sorriso tímido. Elas dividem também o maior sonho: serem corredoras profissionais.

Chegaram a Santa Cruz com o pai na terça-feira, prontas para competir na categoria menores – 2,4 quilômetros – da 12ª edição da Rústica Estadual, promovida pela Rádio Gazeta, na manhã deste domingo. Na cidade, se hospedaram na casa de familiares – onde, nas férias, ficaram sabendo que aconteceria o evento esportivo. “Queremos ter o melhor tempo possível e vencer”, diz Ana.

Os treinos diários, os cuidados com a alimentação e a disciplina – acompanhados por uma equipe técnica – são tirados de letra pelas meninas, que dizem para quem quiser ouvir que o maior amor da vida delas é sentir o asfalto abaixo dos pés enquanto correm. O que o esporte significa para elas? “É uma junção de foco, diversão…”, diz Helena. “É tudo”, complementa Ana.

Publicidade

E pensar que tudo começou por acaso, há cinco anos. “Nós estávamos em uma loja e a Ana se perdeu. Quando fomos procurar, encontramos ela em frente a uma televisão, onde estava passando uma corrida de mulheres. Ela disse: ‘eu quero ser corredora como elas’”, revela o pai Anderlin Valério, de 45 anos.

Foto: Rodrigo AssmannApesar de existir certa competitividade, elas se ajudam durante as provas
Apesar de existir certa competitividade, elas se ajudam durante as provas
 

Mas a brincadeira passou a ser séria quando as meninas participaram das primeiras provas de corrida. Desde então, já subiram em muitos pódios, sempre juntas. Apesar da competitividade, a parceria é maior que tudo. “A gente combina. Se a Ana não está tão bem, eu vou na frente. Se eu não estou, ela vai”, comenta Helena.

A irmandade é visível: as meninas se apoiam em tudo. “O prêmio sempre é das duas”, conta Anderlin. E prêmios e medalhas não faltam a elas. “São mais de mil”, explica o pai. Além de acumular vitórias, elas acumulam conhecimentos e muita disciplina. “O esporte ajuda até na hora de fazer a lição, abre a cabeça da gente para pensar”, diz Helena. A rotina de treinos é conciliada com os estudos e o pai ainda elogia: “elas são ótimas alunas.”

Publicidade

Para o futuro, as duas só pensam em treinar cada vez mais, para alçarem novos voos. Fora do esporte, as duas, apaixonadas por matemática, pensam em cursar robótica. Hoje, no entanto, elas aproveitam as experiências durante as provas, em toda a região Sul do País. “A sensação no pódio é de vitória”, relata Ana. “É de sonho realizado mesmo”, complementa Helena.

A 12ª Rústica Estadual e a 1ª Meia Maratona são uma promoção da Rádio Gazeta, com patrocínio da Prefeitura de Santa Cruz do Sul. O apoio é da Universidade de Santa Cruz do Sul (Unisc), Germani Alimentos, 7º Batalhão de Infantaria Blindado (BIB), Dr. Shape e Unimed Vale do Taquari e Rio Pardo (VTRP).

Histórias em Quadrinhos

Foto: Arquivo Pessoal

 

Publicidade

Em breve, a história de Ana e Helena sairá do blog e do canal do YouTube das meninas, criado há alguns dias e onde elas realizam entrevistas com atletas da região de Curitiba. A rotina, os treinos, a alimentação e as aventuras das gêmeas irão parar nos quadrinhos, em um projeto que busca incentivar as crianças a praticar esportes. A iniciativa ainda não tem data de lançamento, já que elas buscam parcerias para tirar a ideia do papel, mas os esboços mostram que as histórias vão inspirar outras pessoas na busca pelos seus sonhos.

Aviso de cookies

Nós utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdos de seu interesse. Para saber mais, consulte a nossa Política de Privacidade.