Basquete 09/10/2018 23h05 Atualizado às 07h30

UniCo disputa o Campeonato Sul-Brasileiro no Paraná

Equipe adulta do clube santa-cruzense estreia nesta quinta contra o Ponta Grossa, anfitrião do torneio que vai reunir seis times até domingo

O Cigha/União Corinthians, de Santa Cruz do Sul, será o representante gaúcho no Campeonato Sul-Brasileiro Adulto Masculino de Basquete, que será disputado de amanhã a domingo em Ponta Grossa (PR). Com a base da equipe sub-20 que obteve a classificação para a fase final do Brasileiro Interclubes – Liga de Desenvolvimento do Basquete (LDB), a delegação tricolor embarca na manhã de hoje para Paraná.

Integrante do Grupo A, o UniCo estreará contra o Ponta Grossa amanhã, às 20 horas. No sábado, o adversário será o Brusque, a partir das 17 horas. Maringá, Pato Branco e Blumenau, atual campeão, estão na outra chave. As finais serão no domingo. O técnico Athos Calderaro projeta duelos difíceis. “É uma competição de alto nível. Para estes meninos, que são base do sub-20, é uma maneira muito boa de pegarem um ritmo forte de jogo. E vamos incrementar com mais cinco atletas adultos”, explicou o comandante do Tricolor.

A boa campanha na LDB dá maior confiança ao elenco santa-cruzense. “Toda vez que você olha para uma competição e consegue resultados satisfatórios, isso motiva muito mais o trabalho, os atletas. E a oportunidade que o Cigha/União Corinthians está dando a esta gurizada, de poder disputar competições desse nível, é uma coisa única. A motivação é total e esperamos fazer um bom papel”, destacou.

Foto: Bruno PedryBernardo projetou jogos em alto nível
Bernardo projetou jogos em alto nível

 

O ala Bernardo acredita que a UniCo tem condições de fazer um bom torneio. “Estamos nos preparando há muito tempo, com um time muito forte. Não iremos lá apenas para participar, mas para competir e mostrarmos que estamos no mesmo nível do pessoal que vai jogar a Liga Ouro, na qual a gente está tentando ingressar”, ressaltou.

Para o diretor de Basquete do UniCo, Diego Puntel, a expectativa sobre a disputa do Sul-Brasileiro é muito grande, principalmente pelo fato de o clube ser o representante do Rio Grande do Sul. “Será um grande desafio, já que quatro das equipes participantes vão disputar a Liga Ouro em 2019. Mas também será importante para a preparação e o entrosamento do grupo para o Estadual”, enfatizou.

Rogério Klafke encara um novo desafio

Coordenador técnico do União Corinthians até ontem, Rogério Klafke encara novo desafio na carreira a partir de hoje, quando assume como assistente no Bauru, no interior paulista. “A minha ida não me deixa fora deste projeto (do UniCo), até porque a gente tem uma amizade muito grande com o Athos (técnico), o Diego e o Paulinho (diretores). Estamos sempre em busca de fazer com que o basquete de Santa Cruz volte a ser uma potência. Sinto-me feliz de ter contribuído, de alguma forma, com a minha experiência”, ressaltou.

O convite para ir ao Bauru partiu do técnico Demétrius Ferracciú, seu ex-colega de time e seleção brasileira. “Ao lado dele, vamos tentar fazer um trabalho da maneira como a gente gosta, com uma defesa forte, em alto nível”, adiantou Rogério, que já vinha recebendo sondagens de outros clubes. “Achava que não era o momento, mas chegou a hora de tocar esse projeto para frente”, frisou.

Foto: Bruno PedryRogério será assistente técnico no Bauru
Rogério será assistente técnico no Bauru

Liga Ouro é a meta para o próximo ano

O União Corinthians foi convidado pela Liga Nacional de Basquete (LNB) para disputar a Liga Ouro, a partir de fevereiro do ano que vem. A competição foi criada em 2013 para ser uma divisão de acesso e classifica o seu campeão ao NBB, o Novo Basquete Brasil. “Seria um grande passo para o nosso projeto, que busca fortalecer as categorias de base e o retorno de uma equipe adulta a competições nacionais. Mas para isso precisaremos de mais patrocinadores e apoiadores”, explicou o diretor de Basquete do UniCo, Diego Puntel.

O clube tem até o fim deste mês para aceitar ou declinar do convite. “Estamos em contato com empresas e entidades que podem se unir ao nosso pool de patrocinadores e nos dar a possibilidade de disputar da Liga Ouro”, frisou. (Com informações da assessoria de comunicação do União Corinthians)

Elenco

Armadores – Lucas, Vini e Geovane
Alas – Aquiles Novo, Luan e Tobias
Alas/armadores – Bernardo e Eduardo
Alas/pivôs – Augusto, Buboltz, Camilo, Rafael e Ricardo
Pivô – Ruan


MAIS LIDAS