Rádios ao vivo

Leia a Gazeta Digital

Publicidade

Libertadores

Grêmio vence o River e fica perto de mais uma final

Foi uma noite perfeita na Terra do Tango. Com gol de Michel, escolhido para substituir Luan, que sequer ficou no banco de reservas, o Grêmio bateu o River Plate por 1 a 0 na noite desta terça-feira, 23, no Monumental de Nuñez, em Buenos Aires, no primeiro confronto das semifinais da Copa Libertadores da América. Recuperado de uma longa lesão muscular na coxa direita e de uma entorse no tornozelo nesse mesmo lado, que o deixaram fora dos gramados por cinco meses, o volante retornou à equipe no último sábado, no empate em 1 a 1 com o América-MG, em Belo Horizonte.

Atual campeão, o Tricolor manteve vivo o sonho do tetra e ficou próximo de mais uma decisão. O duelo de volta será na próxima terça-feira, 30, a partir das 21h45, na Arena, onde o Grêmio joga por um novo triunfo ou empate. No entanto, não poderá contar com o zagueiro Kannemann, que levou o terceiro cartão amarelo na Argentina.

Caso o River devolva o 1 a 0, a vaga para a final será definida nos tiros livres da marca do pênalti. Se vencer por um placar a partir de 2 a 1 (3 a 2, 4 a 3 e assim por diante) avança a última fase para enfrentar Boca Juniors ou Palmeiras, que começam a brigar pela vaga nesta quarta-feira, 24, às 21h45, na Bombonera.

Publicidade

Com o time titular, o River não perdia desde fevereiro e estava invicto há 32 partidas – os reservas perderam de 1 a 0 para o Colón, na sexta-feira passada, pelo campeonato nacional. O Grêmio volta a campo no sábado que vem, quando recebe a visita do Sport Recife, às 16h30, pela 31ª rodada do Brasileirão.

PRIMEIRO TEMPO

O Grêmio iniciou o duelo sem Luan, que ficou fora até do banco de reservas, e com Michel reforçando o meio-campo. O River Plate tentou iniciar uma pressão, mas o os visitantes também chegavam ao ataque. Aos 2 minutos, Geromel lançou Cícero, que desviou de cabeça. Armani segurou sem dificuldades. Logo em seguida, Cícero recebeu mais uma vez em frente à área, mas finalizou pela linha de fundo.

Publicidade

O time argentino marcava uma maior presença ofensiva, porém pecava no acabamento das jogadas. Com o pé no acelerador, os donos da casa buscavam alternativas de furar o bloqueio adversário. Aos 13, Ponzio arriscou da entrada da área e Marcelo Grohe defendeu tranquilo. Pela direita, Alisson cobrou falta e Michel cabeceou fraco, para fora.

Aos 18, a torcida gremista levou um susto. Pity Martínez rolou para Palacios, que cruzou fechado. Grohe tentou segurar e precisou fazer a defesa em dois tempos. O Tricolor respondeu pouco depois. Alisson bateu falta na cabeça de Geromel, que testou e Armani segurou firme. Aos 24, outra boa chegada. Cícero mandou uma bomba da intermediária e Armani espalmou e cedeu escanteio. O River respondeu aos 30. Palácios chutou, à meia-altura, obrigando Grohe à grande intervenção no seu canto direito.

Na cobrança, Ponzio lançou da esquerda e Pinola cabeceou sobre o gol do arqueiro tricolor. Como não conseguia infiltrar na área, o Grêmio apostava na bola aérea. No entanto, aos 39, o River quase abriu o placar. Pity Martínez chutou e Grohe evitou o gol. A equipe gaúcha terminou a primeira etapa, resistindo bem às investidas dos argentinos.

Publicidade

SEGUNDO TEMPO

Por pouco, o River não saiu em vantagem aos 5. Quintero cobrou escanteio na cabeça de Maidana que, sozinho, mandou por cima do gol de Grohe. O Grêmio tentava, mas sentia bastante as ausências de Luan e Everton no sistema ofensivo. O time argentino partiu para cima, mas o Grêmio se postava bem na defesa. Aos 16, o Tricolor largou na frente em lance de bola parada, que já vinha apostando na etapa inicial. Pela esquerda, Alisson bateu escanteio no primeiro poste. Michel ganhou da zaga e estufou as redes de Armani – 1 a 0 e festa tricolor no Monumental.

O River tinha pressa para buscar o empate, enquanto o gol deu tranquilidade para o Tricolor, que aproveitou o nervosismo da equipe argentina. Aos 33, quase o segundo. Jael bateu falta na barreira. Léo Gomes pegou o rebote e finalizou muito próximo da meta direita de Armani. 

Publicidade

O técnico Renato Portaluppi mexeu pela primeira vez aos 36, colocando Thonny Anderson na vaga de Jael. Os donos da casa foram para o tudo ou nada, mas o Grêmio mostrava maturidade e segurava o ímpeto dos comandados de Marcelo Gallardo. Aos 44, Thaciano ocupou o lugar de Ramiro. O relógio era inimigo do River e aliado do Tricolor, que manteve uma boa postura defensiva nos 5 minutos de acréscimos e deixou Buenos Aires com a classificação encaminhada à final da Libertadores.

COPA LIBERTADORES DA AMÉRICA
SEMIFINAIS – JOGO 1
RIVER PLATE 0 a 1 GRÊMIO

Data e horário: Terça-feira, 23 de outubro, 21h45
Local: Monumental de Nuñez, em Buenos Aires
Árbitro: Víctor Carrillo (Peru)
Gol: Grêmio – Michel (17/2ºT)
Cartões amarelos: Santos Borré, Maidana, Pinola e Ponzio (River Plate); Alisson, Kannemann e Michel (Grêmio)

Publicidade

RIVER PLATE
Armani; Montiel, Maidana, Pinola e Casco; Ponzio (Enzo Pérez), Palacios (Ignácio Fernández), Quintero e Pity Martínez; Scocco (Lucas Pratto) e Santos Borré

Técnico: Marcelo Gallardo

GRÊMIO
Marcelo Grohe; Léo Gomes, Pedro Geromel, Kannemann e Bruno Cortez; Michel, Maicon, Cícero, Ramiro (Thaciano) e Alisson; Jael (Thonny Anderson)
Técnico: Renato Portaluppi

Aviso de cookies

Nós utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdos de seu interesse. Para saber mais, consulte a nossa Política de Privacidade.