Avenida 14/03/2019 01h03 Atualizado às 08h34

China Balbino chega a Santa Cruz do Sul e treina

Contratado apenas para os dois confrontos restantes no Gauchão, novo técnico estreará neste domingo contra o São José, seu ex-clube

Pouco mais de 24 horas após a saída de Fabiano Daitx, a direção do Avenida agiu nos bastidores e apresentou ontem à tarde, nos Eucaliptos, o novo treinador para os dois jogos restantes do Gauchão. Aos 39 anos, China Balbino terá uma tarefa bem clara: livrar o Periquito do rebaixamento à Divisão de Acesso em 2020. Ele já realizou o primeiro treinamento preparatório para o duelo contra o São José, seu ex-clube, no próximo domingo, às 16 horas, em casa, pela décima rodada. Depois, comandará a equipe diante do Juventude na quarta-feira, às 21h30, no Alfredo Jaconi, em Caxias do Sul, no fechamento da primeira fase.

Segundo China, o foco é total para a estreia no confronto com o Zequinha, onde trabalhou entre 2015 e 2017.  “Esse é o nosso jogo mais próximo. Não adianta pensarmos em descenso ou ficarmos na primeira divisão se não pensarmos primeiramente nesse jogo”, ressaltou o treinador, que elogiou o elenco alviverde. “Me surpreende muito o elenco que a gente tem, com jogadores de muita qualidade, estarmos disputando na parte de baixo de tabela. Mas vamos olhar daqui para a frente como positivo tudo aquilo que a gente fez, os pontos que conquistamos e o que vamos conquistar para que a gente una forças e consigamos fazer com que o Avenida busque esses três pontos dentro de casa”, sublinhou.

De acordo com o comandante, é preciso trabalhar a questão emocional em um primeiro momento. “Precisamos resgatar a confiança. É um trabalho que já está inserido dentro deles (dos atletas), mas a gente, passo a passo, vai procurar organizar algumas situações para podermos fazer um grande jogo e se, Deus permitir, buscar essa vitória perante o São José”, enfatizou China, que terá como auxiliar Júlio César da Rosa, o Titi, de volta ao clube.
Pelo Zequinha, o novo treinador chegou às quartas de final da Série D do Campeonato Brasileiro de 2017. Natural de Itaboraí (RJ), Jeverson Wilson Walter Balbino tem passagens ainda pelo Glória de Vacaria e os catarinenses Atlético de Tubarão e, por último, Hercílio Luz. Como jogador atuou no arquirrival Santa Cruz, Ypiranga, Sapucaiense, Imbituba, entre outros.

Jair Eich: novo comandante foi o único a ser contatado

O presidente Jair Eich disse que o contato com China Balbino foi o único entre os possíveis nomes que estavam sobre a mesa para buscar o acerto o mais breve possível. “Tínhamos que ser rápidos. Ele prontamente nos atendeu e hoje (ontem), ao meio-dia, já chegou aqui na cidade (vindo de Porto Alegre) para podermos passar o momento do Avenida, a condição de atletas e a necessidade e o objetivo dessa vinda dele”, explicou.

Segundo o mandatário, o duelo contra o Juventude só terá sentido se o Periquito vencer o São José. “Ele aceitou o nosso desafio. Esperamos que dê certo para que possamos alcançar a vitória, que é extremamente necessária e imprescindível, e podermos ir a Caxias na quarta-feira, ainda vislumbrando algo melhor na competição”, enfatizou o dirigente.

Foto: Bruno PedryJair confia na vitória diante do Zequinha
Jair confia na vitória diante do Zequinha