CAMPEÃO!!! 07/07/2019 16h19 Atualizado às 08h31

Brasil vence o Peru e é campeão da Copa América

Seleção fez 3 a 1 e faturou o nono título da competição. Gols foram marcados por Everton, Gabriel Jesus e Richarlison. Guerrero descontou para os peruanos

Pela nona vez em sua história, o Brasil é campeão da Copa América. Quem esperava um jogo fácil como o da primeira fase da Copa América - quando o Brasil fez 5 a 0 no Peru - , enganou-se. Quase 70 mil pessoas acompanharam um jogo truncado, brigado, com expulsão e tensão até o final. No Maracanã, mesmo palco do título da Copa das Confederações em 2013, e da medalha de ouro nas Olimpíadas em 2016, o Brasil foi mais efetivo e venceu o Peru por 3 a 1 na final da Copa América, com gols de Everton, Gabriel Jesus e Richarlison. Paolo Guerrero marcou para os peruano.

PRIMEIRO TEMPO

Aos dois minutos o Peru teve a primeira chance na bola parada. O árbitro marcou mão na bola de Coutinho próximo à área brasileira. Na cobrança de Cueva, a bola passou próxima à trave de Alisson. Com muita dificuldade na troca de passes devido a grande marcação peruana, o Brasil só foi chegar pela primeira vez aos 14 minutos, e chegou com o gol. Em grande jogada pelo lado direito do ataque, Gabriel Jesus fez belo cruzamento para o gremista Everton que, sozinho, chutou forte sem chances para o goleiro peruano Gallese: Brasil 1 a 0 Peru.

Aos 23, Roberto Firmino cruzou na área peruana e Philippe Coutinho chutou. A bola tirou tinta da trave de Gallese. Aos 26 minutos o Peru chegou num escanteio. Em bola perigosa jogada na área por Youtún, Paolo Guerrero cabeceou por cima do gol de Alisson. Aos 36 o Brasil chegou novamente. Em cruzamento da direita feito por Alex Sandro, Roberto Firmino cabeceou por cima do gol peruano.
 

Foto: ConmebolColorado Paolo Guerrero empatou a partida de pênalti para o Peru
Colorado Paolo Guerrero empatou a partida de pênalti para o Peru

 

Aos 40 minutos o árbitro Roberto Tobar marcou pênalti para o Peru em bola na mão de Thiago Silva. Após revisar o VAR a marcação foi confirmada. Na cobrança, o colorado Paolo Guerrero empatou a partida: Brasil 1 a 1 Peru. Aos 47, no entanto, Gabriel Jesus recolocou o Brasil na frente. Após falha de Youtún na saída da defesa, o Brasil recuperou a bola e, num lindo passe de Arthur, o camisa 9 do Brasil chutou no contrapé de Gallese: Brasil 2 a 1 Peru. Após o segundo gol brasileiro o árbitro chileno Roberto Tobar encerrou o primeiro tempo.

SEGUNDO TEMPO

O Brasil iniciou o segundo tempo pressionando. Philippe Coutinho recebeu um passe de Daniel Alves e arriscou um chute que passou próximo à trave peruana. Aos 8 minutos Coutinho fez grande jogada. Primeiro passou por Carrillo, chegou na área e arriscou. A bola desviou na defesa e sobrou para Firmino que chutou para fora.

Aos 20, Youtún cobrou falta na área brasileira, mas Thiago Silva afastou o perigo. Um minuto depois foi a vez de Carillo tentar o cruzamento. Thiago Silva se entecipou e afastou novamente. Em cobrança de escanteio, aos 22 minutos, pela terceira vez seguida, o zagueiro Thiago Silva afastou o perigo da área brasileira. Oos 25, Gabriel Jesus foi expulso ao fazer falta em Tapia.
 

Foto: ConmebolGabriel Jesus marcou o segundo gol do Brasil. Posteriormente acabou expulso durante a partida
Gabriel Jesus marcou o segundo gol do Brasil. Posteriormente acabou expulso durante a partida

 

Com um a mais, o Peru foi pra cima do Brasil. Aos 28, Yotún cobrou escanteio, Marquinhos afastou, mas Flores ficou com a sobra e soltou uma bomba, passando perto do gol de Alisson. Aos 35 foi a vez dos brasileiros pedirem a expulsão de Advíncula, que deu um tapa no rosto de Everton durante uma dividida. O árbitro Roberto Tobar nada marcou. Aos 41 minutos, após linda jogada, Everton sofreu a carga de Zambrano dentro da área e sofreu pênalti. Na cobrança, Richarlison marcou: Brasil 3 a 1 Peru. Nos minutos finais o Brasil não deu chances aos peruanos e apenas aguardou o final da partida, conquistando o nono título da Copa América.

COPA AMÉRICA
FINAL
BRASIL 3 a 1 PERU

Data e horário: Domingo, 7 de julho, 17h
Local: Maracanã, no Rio de Janeiro
Arbitragem: Roberto Tobar, com Christian Schiemann e Cláudio Rios (trio chileno)
Vídeo: Julio Bascuñan (Chile)
Cartões amarelos: Gabriel Jesus, Thiago Silva e Richarlison (Brasil); Tapia. Zambrano e Advíncula (Peru)
Cartão vermelho: Gabriel Jesus (Brasil)
Gols: Everton, Gabriel Jesus e Richarlison (Brasil); Paolo Guerrero (Peru)

BRASIL
Alisson; Daniel Alves, Thiago Silva, Marquinhos e Alex Sandro; Casemiro, Arthur e Philippe Coutinho (Éder Militão); Gabriel Jesus, Roberto Firmino (Richarlison) e Everton (Allan)
Técnico: Tite

PERU
Gallese; Advíncula, Zambrano, Abram e Trauco; Tapia (Christofer Gonzáles), Yotún (Ruidíaz), Carrillo (Polo) e Cueva; Flores e Paolo Guerrero
Técnico: Ricardo Gareca.