Rádios ao vivo

Leia a Gazeta Digital

Publicidade

Copa do Brasil

Com gol de Alisson, Grêmio vence e vai às semifinais

O Grêmio segue firme na luta pelo hexacampeonato da Copa do Brasil. Com gol de Alisson na etapa complementar, o Tricolor gaúcho venceu o Bahia por 1 a 0 na noite desta quarta-feira, 17, na Arena Fonte Nova, em Salvador, e avançou às semifinais da competição. Há uma semana, o jogo de ida terminou empatado por 1 a 1 em Porto Alegre. A festa pela classificação teve um sabor ainda mais especial. Isso porque o estádio recebeu o maior público de sua história – 46.663 torcedores. 

Na penúltima fase, o Grêmio enfrenta o Athletico-PR, que eliminou o Flamengo por 3 a 1 nos pênaltis em pleno Maracanã, após um novo empate por 1 a 1. Os mandos de campo serão sorteados na próxima segunda-feira,15, às 15 horas, na sede da Confederação Brasileira de Futebol, no Rio de Janeiro. As datas da etapa seguinte estão previstas para os dias 7 e 14 de agosto.

PRIMEIRO TEMPO

Publicidade

Com Alisson e Jean Pyerre entre os titulares, o Grêmio foi todo ataque no começo de partida. O Bahia, por sua vez, cercava sua defesa para dificultar as ações do adversário. Aos 4 minutos, Matheus Henrique ficou com a sobra do escanteio e, na entrada da área, acabou finalizando longe da meta do candelariense Douglas Friedrich.

As duas equipes adiantaram as linhas de marcação e tentavam sair em velocidade. O Tricolor gaúcho tinha mais posse de bola, porém não conseguia traduzir isso em chances efetivas de gol. Os donos da casa também buscavam alternativas, mas o Grêmio se fechava e não cedia espaços. Aos 21, Bruno Cortez cruzou rasteiro da esquerda. A bola se encaminhava para André, mas Juninho fez o corte providencial.

A primeira grande investida foi do Bahia aos 25. Ramires cobrou falta, Kannemann desviou e a bola sobrou para Lucas Fonseca, que bateu rasteiro. Atento, Paulo Victor caiu para fazer a defesa. O duelo, que iniciou movimentado, passou a ficar amarrado. Aos 33, Everton ajeitou para André, que finalizou de canhota e Douglas segurou firme.

Publicidade

O Bahia respondeu na sequência com Artur, que recebeu de Gilberto e concluiu à esquerda do gol de Paulo Victor. Aos 43, o Grêmio quase saiu na frente. Jean Pyerre tocou para André, que girou e bateu para grande intervenção de Douglas. Logo depois, o goleiro do Bahia trabalhou mais uma vez, defendendo o chute de Matheus Henrique. Aos 45, Artur arrematou fraco e Paulo Victor segurou sem problemas. O Grêmio continuou melhor, no entanto, o placar seguiu zerado até o fim da etapa inicial.

SEGUNDO TEMPO

Com poucas ações ofensivas nos minutos iniciais, o Grêmio desperdiçou uma boa chance de largar em vantagem aos 5, mas Jean Pyerre carimbou a barreira na cobrança de falta frontal. O Bahia começou a ocupar o campo de ataque, porém encontrava dificuldades para ingressar na área adversária.

Publicidade

Aos 17, o técnico Renato Portaluppi fez a primeira troca por ordem clínica. Com dores na perna esquerda, Jean Pyerre deu lugar a Luan. Dois minutos depois, os visitantes abriram o placar. Matheus Henrique encontrou Alisson livre pela direita. O camisa 23 passou por Moisés e Arthur Caíke antes de finalizar rasteiro, de perna esquerda, sem chances para Douglas – 1 a 0.

Aos 27, o árbitro catarinense Bráulio da Silva Machado chegou a marcar pênalti de Moisés em cima de Alisson, mas após revisar o lance com auxílio do VAR, voltou atrás e assinalou falta fora da área e expulsou o lateral-esquerdo do Bahia. Na cobrança, Luan deu um leve toquezinho de leve e Douglas desviou para escanteio. Para dar um novo fôlego ao meio-campo, Renato colocou Rômulo no lugar do capitão Maicon, aos 34. Em seguida, Alisson saiu para a entrada de Pepê.

Aos 39, o Bahia quase deixou tudo igual. Nino Paraíba cruzou e Fernandão cabeceou, com perigo, pela linha de fundo. Aos 43, o VAR foi acionado outra vez, quando André tentou lançar na área e a bola bateu no braço de Lucas Fonseca. No entanto, o juiz não marcou nada após revisar o lance. Mesmo com dez minutos de acréscimos, o Grêmio segurou o Bahia e comemorou a vaga.

Publicidade

COPA DO BRASIL
QUARTAS DE FINAL
JOGO 2
BAHIA 0 a 1 GRÊMIO

Data e horário: Quarta-feira, 17 de julho, 19h15
Local: Arena Fonte Nova, em Salvador
Arbitragem: Bráulio da Silva Machado (SC), com Kleber Lúcio Gil (SC) e Bruno Raphael Pires (GO)
Vídeo: Bruno Arleu de Araújo, com Alexandre de Jesus e Dasniel Parro (RJ)
Gol: Grêmio – Alisson (19/2ºT)
Cartões amarelos: Elton, Gilberto, Fernandão e Gregore (Bahia); Kannemann, Maicon, Everton, Renato Portaluppi e Matheus Henrique (Grêmio)
Cartão vermelho: Moisés (Bahia)

BAHIA
Douglas Friedrich; Nino Paraíba, Lucas Fonseca, Juninho e Moisés; Gregore, Elton (Shaylon) e Ramires (Fernandão); Arthur, Elber (Arthur Caíke) e Gilberto
Técnico: Roger Machado

Publicidade

GRÊMIO
Paulo Victor; Leonardo, Pedro Geromel, Kannemann e Bruno Cortez; Maicon (Rômulo), Matheus Henrique, Alisson (Pepê), Jean Pyerre (Luan) e Everton; André
Técnico: Renato Portaluppi

Aviso de cookies

Nós utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdos de seu interesse. Para saber mais, consulte a nossa Política de Privacidade.