Esporte 26/08/2019 19h44

Mauá classifica três atletas para Final Nacional de Ginástica Rítmica

Melissa Forgiarini, Alice Silva e Vitória Erhardt garantiram vaga na competição durante o Torneio Regional Sul, em que a atleta Alice conquistou o primeiro lugar

Mais de 250 ginastas do Rio Grande do Sul, Santa Catarina e Paraná participaram do Torneio Regional Sul de Ginástica Rítmica, que aconteceu de 21 a 25 de agosto, na Sogipa, em Porto Alegre. Entre os competidores, destaque para as atletas do Colégio Mauá, de Santa Cruz do Sul, Melissa Forgiarini, Alice Silva e Vitória Erhardt, que conquistaram vaga para a Final Nacional, que acontece de 16 a 20 de outubro, em São Bernardo do Campo (SP). A maior nota de toda a competição foi da ginasta do educandário santa-cruzense Alice, que ficou campeã na prova de Maças no torneio.

Conforme o treinador de Ginástica Rítmica do Colégio Mauá, Rafael Luz, Alice fez uma série impecável. “Ver o ginásio lotado, aplaudindo Alice de pé, foi um momento que levarei para sempre como um dos mais emocionantes da história da ginástica rítmica da nossa escola”, destacou Luz. Para ele, esta competição foi uma das mais difíceis. “Em cada categoria, somente as quatro primeiras colocadas iriam para o Nacional. Muitas vezes são 40 ou mais ginastas disputando estas vagas, mais do que técnica, o controle emocional, faz a diferença”, comentou.

Segundo Luz, as três representantes de Santa Cruz do Sul seguem treinando forte para se destacarem no 24º Torneio Nacional de Ginástica Rítmica. “Estamos orgulhosos das três atletas do Colégio Mauá, classificadas para a Final Nacional, treinamos muito e estas conquistas são resultado deste trabalho e dedicação”, concluiu Luz, que orienta as ginastas junto com Bruna Martins. 

Resultados

Neste torneio regional, o Colégio Mauá foi representado por quatro ginastas: Melissa Forgiarini, na categoria Infantil, nos aparelhos Mãos Livres e Corda; Alice Silva, na categoria Juvenil, em Maças e Fita; Vitória Erhardt e Manuela Neis, na categoria Adulta, nos Arco e Bola. No que diz respeito aos resultados, além de garantir a vaga na final nacional, como vice-campeã Individual Geral, Melissa ficou em segundo lugar no Corda e em 8ª colocação no Mãos Livres. “Melissa fez uma ótima prova com a Corda e brilhou em quadra”, ressaltou o treinador.

A campeã Alice Silva, além de garantir também a sua vaga na final nacional com a 3ª colocação no Individual Geral, ficou em 9º lugar no aparelho Fita e, com um desempenho excepcional nas Maças, conquistou o que seria a maior nota de toda a competição: 23,9 pontos. A ginasta Vitória Erhardt, pelo nível 2, estreiou na competição e garantiu sua classificação para o Nacional. Ela ficou vice-campeã no Arco e no Individual Geral, bem como 4ª colocada no aparelho Bola. Já Manuela Neis, pelo nível 1, finalizou o campeonato em 8ª posição, assim como conquistou a 4ª colocação na Bola e 8º lugar no Arco.