Libertadores 30/08/2019 00h00 Atualizado às 17h36

O português Jorge Jesus abre batalhas da semifinal

Depois de eliminar o Inter, treinador rebate Renato Portaluppi e rasga elogio ao seu time: “Melhor futebol é o do Flamengo”

Pouco tempo depois de encerrada a fase de quartas de final da Copa Libertadores da América para os clubes brasileiros, com as classificações de Grêmio, na terça-feira, e Flamengo, na quarta, o treinador do time carioca já abriu as batalhas das semifinais. Ao menos no discurso. O português Jorge Jesus esquentou um debate que vai durar até as equipes se enfrentarem em campo, em outubro: qual delas é a melhor.

Questionado sobre a declaração de Renato Portaluppi na terça-feira, 27, quando exaltou o Grêmio como o melhor time do Brasil, Jesus disse respeitar o pensamento do rival, mas o rebateu. “Aceito a opinião do treinador do Grêmio, é a opinião dele. Se falarmos no campeonato (Brasileirão), não é, né? Quem joga melhor é quem vai à frente. Não há quem joga melhor e esteja atrás. Na Libertadores, aí sim, e na Copa do Brasil também. Mas jogar melhor é subjetivo. Uma coisa é jogar bonito, outra é melhor. Mas aceito a opinião dele. Para mim, o melhor futebol é o do Flamengo”, declarou o português.

Após vencer e despachar o Palmeiras no Pacaembu, Renato exaltou a sua equipe e afirmou que o Grêmio joga o melhor futebol do Brasil. “Foi uma partida épica, de raça. O Grêmio gosta de ganhar, gosta da bola, de agredir. Tem, sim, o melhor futebol do Brasil, com resultado. Não ganhou em dois anos e meio seis títulos à toa. A gente respeita todo mundo. Agora, futebol bonito o Grêmio tem, sim. E o aproveitamento é sensacional”, avaliou.

Pelas semifinais da Libertadores, o primeiro jogo entre Flamengo e Grêmio ocorrerá em Porto Alegre – ainda não está decidido se em 1º ou 2 de outubro. O segundo duelo será em 22 ou 23 do mesmo mês, no Maracanã, no Rio de Janeiro.

Foto: Divulgação

 

Everton reforça o time alternativo

Renato Portaluppi terá o atacante Everton no jogo contra o São Paulo, neste sábado, às 11 horas, no Morumbi, pela rodada 17 do Brasileirão. O Cebolinha, principal destaque na classificação do Grêmio sobre o Palmeiras para as semifinais da Libertadores, está suspenso na Copa do Brasil, onde a equipe jogará na próxima quarta-feira, às 19 horas, diante do Athletico-PR em Curitiba.

O volante Rômulo cumpre suspensão pelo terceiro cartão amarelo e deve dar lugar a Michel neste sábado, na capital paulista. Por causa de dores na panturrilha direita, o volante Maicon ainda é dúvida para encarar o Furacão na terça, quando estará em jogo a passagem à final da Copa do Brasil.

Mais River x Boca

Finalistas na Libertadores do ano passado, dois gigantes argentinos voltarão a se enfrentar na atual edição da competição continental, agora pelas semifinais. O River Plate empatou por 1 a 1 com o Cerro Porteño nessa quinta-feira, em Assunção, no Paraguai, e ficou com a vaga porque venceu por 2 a 0 em Buenos Aires uma semana antes.

O Boca Juniors eliminou a LDU, do Equador, na quarta-feira. Os duelos semifinais serão em outubro – primeiro no Monumental de Núñez e depois em La Bombonera –, em datas e horários que ainda serão definidos pela Confederação Sul-Americana de Futebol.