Brasileirão 2019 03/11/2019 16h00 Atualizado às 19h32

Grêmio vence o Internacional no clássico 422

Pedro Geromel e Rômulo marcaram os gols do triunfo do Tricolor na Arena

No clássico Gre-Nal 422 disputado neste domingo, 3, na Arena, pela 30ª rodada do Brasileirão, o Grêmio venceu o Internacional por 2 a 0 com gols marcados por Pedro Geromel e Rômulo. Na classificação, o Grêmio é o 5º colocado com 50 pontos, enquanto o Internacional ocupa a 7ª posição, com 46 pontos. Na próxima rodada, o Grêmio enfrenta o CSA na quinta-feira, 7, às 21 horas, na Arena. O Internacional encara o Ceará no Castelão, também na quinta, às 19h30.

O Grêmio chegava para a partida com o moral elevado após vencer Botafogo e Vasco. O Gre-Nal serviria para apagar de vez a eliminação traumática para o Flamengo na Libertadores e se consolidar na briga pelo G-4. Os desfalques seriam Leonardo, Marcelo Oliveira, Thaciano, Jean Pyerre, Luan e Felipe Vizeu. No Internacional, Zé Ricardo empolgou com a vitória sobre o Bahia na estreia, mas gerou desconfiança após o empate em casa para o Athletico-PR, o que fez a equipe ser ultrapassada pelo Grêmio na tabela. O Gre-Nal seria importante para dar confiança ao treinador e recolocar a equipe à frente do arquirrival na tabela. As baixas seriam Zeca, Heitor, Rodrigo Dourado e Matheus Galdezani.

Foto: Lucas Uebel/Grêmio
Diego Tardelli teve grande atuação neste domingo

O Grêmio criou a primeira chance de gol aos três minutos. Alisson cobrou escanteio da esquerda e Luciano cabeceou. Marcelo Lomba espalmou para evitar o gol. Já aos oito minutos, Alisson levantou a bola novamente da esquerda e Kannemann cabeceou. A bola saiu desviada e os gremistas pediram pênalti por toque na mão de Cuesta. A arbitragem mandou seguir. Aos 14, Everton avançou pela esquerda e bateu rasteiro. Marcelo Lomba defendeu no canto direito. Já aos 19, Rafael Galhardo cobrou falta na barreira e na sobra, soltou uma bomba para obrigar Marcelo Lomba a espalmar no centro do gol. Aos 21, Everton arrematou por cima após receber passe de Bruno Cortez.

A primeira jogada de perigo do Inter foi a finalização de Wellington Silva aos 26, que passou por cima da meta de Paulo Victor. O Grêmio era melhor na partida e abriu o placar aos 33 minutos. Alisson cobrou falta da esquerda e Pedro Geromel subiu mais alto para testar no canto direito de Marcelo Lomba. Aos 37, Everton conduziu pela direita e bateu forte, à esquerda de Marcelo Lomba. Já aos 41, Neilton cobrou falta da esquerda e Guilherme Parede desviou de cabeça. A bola saiu à direita de Paulo Victor. Aos 43, Diego Tardelli disparou na direita e cortou Uendel para finalizar. Victor Cuesta interceptou de cabeça.

Para o segundo tempo, na tentativa de deixar o Inter mais criativo e organizado no meio-campo, o técnico Zé Ricardo sacou Neilton para a entrada de D'Alessandro. Mas foi o Grêmio que ameaçou logo no primeiro minuto. Diego Tardelli foi até a linha de fundo na esquerda e rolou para Everton. O atacante tirou da marcação e bateu forte para acertar a trave direita de Marcelo Lomba. Já aos cinco minutos, Luciano foi lançado e Marcelo Lomba evitou o drible. Porém, cometeu falta dura no atacante fora da área. A arbitragem assinalou impedimento no lance, mas o goleiro acabou expulso pela entrada violenta. Danilo Fernandes entrou na vaga de Guilherme Parede. No Grêmio, Rômulo entrou na vaga de Maicon aos 14. Aos 24, Léo Moura ingressou na vaga de Rafael Galhardo.


Foto: Lucas Uebel/Grêmio
Luciano foi pivô da expulsão de Marcelo Lomba

Aos 25, Matheus Henrique limpou a marcação e soltou um foguete. Danilo Fernandes espalmou e Diego Tardelli concluiu no rebote. Rodrigo Moledo desviou e a bola saiu rente à trave direita de Danilo Fernandes. Aos 29, Alisson recebeu de Diego Tardelli e bateu rasteiro. Danilo Fernandes encaixou no canto esquerdo. O técnico Renato Portaluppi decidiu pela entrada de Pepê no lugar de Luciano aos 31. Do outro lado, Zé Ricardo colocou Patrick no posto que era ocupado por Bruno. O Grêmio ampliou aos 32 minutos. Diego Tardelli acionou Pepê na esquerda e o atacante rolou para Rômulo. O volante visualizou o goleiro Danilo Fernandes adiantado e finalizou por cobertura. A bola chegou a beijar o travessão antes de entrar. Com o controle das ações, o Grêmio procurava manter a bola no ataque. Aos 40, Diego Tardelli cruzou da esquerda e Everton dominou para finalizar. Danilo Fernandes deu rebote e Matheus Henrique tentou mais uma vez, mas Rodrigo Moledo apareceu para afastar. Danilo Fernandes ainda salvou aos 47 em pancada de Everton no canto direito.

FICHA TÉCNICA
BRASILEIRÃO 2019 - 30ª RODADA
GRÊMIO 2 x 0 INTERNACIONAL

Local: Arena do Grêmio, em Porto Alegre
Data: 03/11/2019
Horário: 18 horas
Árbitro: Flávio Rodrigues de Souza
Assistentes: Emerson Augusto de Carvalho (Fifa) e Marcelo Carvalho Van Gasse (Fifa) - trio de SP
VAR: Rodrigo Guarizo Ferreira do Amaral, com os assistentes Leandro Bizzio Marinho e Anderson José de Moraes Coelho - (trio de SP)
Cartões amarelos: Maicon e Bruno Cortez (Grêmio); Edenílson e Patrick (Internacional)
Cartão vermelho: Marcelo Lomba (Internacional)
Gols: Pedro Geromel (Grêmio) - 33min/1º e Rômulo (Grêmio) - 32min/2º

GRÊMIO: Paulo Victor; Rafael Galhardo (Léo Moura), Pedro Geromel, Kannemann e Bruno Cortez; Matheus Henrique, Maicon (Rômulo), Alisson, Everton e Diego Tardelli; Luciano (Pepê)
Técnico: Renato Portaluppi

INTERNACIONAL: Marcelo Lomba; Bruno (Patrick), Rodrigo Moledo, Victor Cuesta e Uendel; Rodrigo Lindoso, Edenílson, Guilherme Parede (Danilo Fernandes), Wellington Silva e Neilton (D'Alessandro); Paolo Guerrero
Técnico: Zé Ricardo