Basquete 24/11/2019 18h38 Atualizado às 10h51

Projeto Cestinha e UniCo são campeões estaduais

Juntas, equipes faturaram sete títulos neste final de semana. Em Santa Cruz, jogos ocorreram na Unisc, União Corinthians e Mauá

As equipes União Corinthians (UniCo) e Projeto Cestinha Sesi/Unisc fizeram bonito nas finais do Campeonato Gaúcho de Basquete 2019, disputadas neste fim de semana em Santa Cruz do Sul e Santa Maria. Os clubes santa-cruzenses faturaram sete títulos, dois vice-campeonatos e um terceiro lugar nas diferentes categorias em disputa. O Colégio Marista São Luís também conquistou um vice-campeonato. Em Santa Cruz, os jogos aconteceram na sexta-feira e sábado nos ginásios do União Corinthians, Universidade de Santa Cruz do Sul (Unisc) e Colégio Mauá.

Na categoria sub-20 masculina, o UniCo ficou campeão ao vencer o Ceat/Bira pelo placar de 88 a 44. Na categoria sub-16 feminina o UniCo venceu o Programa Acolher Campo Bom por 84 a 40 e levou a taça. Na sub-15 masculina, o Projeto Cestinha venceu o Ceat/Bira na final por 64 a 43. Em jogo bastante acirrado até o final, a categoria sub-14 masculino foi decidida no detalhe, com vitória do Projeto Cestinha sobre o Corinthians, de Santa Maria, por 65 a 62.

Na final da sub-14 feminina, o UniCo venceu o Flyboys por 47 a 34. Na sub-13 masculina, o Cestinha venceu a Sogipa por 78 a 45 e faturou o título. A equipe sub-12 do UniCo venceu na final, por 40 a 31, o Colégio Marista São Luís, que também representou Santa Cruz do Sul na competição estadual. As equipes sub-12 masculina do Projeto Cestinha e sub-13 feminina do UniCo faturaram o vice-campeonato ao perderem as finais para Ceat/Bira e AGB Richmond, respectivamente. Ainda, a equipe sub-17 do UniCo ficou em terceiro lugar, após vitória por 95 a 69 contra o Grêmio Náutico União.


Atletas destaques

Na categoria sub-13, Vitor Meili foi eleito o cestinha da competição e Thaylor Gabriel dos Santos Fagundes o jogador destaque, ambos do Projeto Cestinha. Na sub-14, Alisson Hunger foi o cestinha e Matheus Augusto Silva foi o destaque, ambos do Projeto Cestinha. Também da mesma equipe, Matheus Rocha foi o destaque da categoria sub-15.