Rádios ao vivo

Leia a Gazeta Digital

Publicidade

gauchão de BASE

Genoma quer título inédito no sub-11

Foto: João Cleber Caramez

A Associação Genoma Santa Cruz encara o maior desafio desde a sua fundação, em 2010. O time sub-11 vai enfrentar o Grêmio no CT Hélio Dourado, em Eldorado do Sul, neste domingo, a partir das 10 horas, para decidir o título gaúcho da categoria. O Estadual do futebol de base é organizado pela Nova Liga Gaúcha de Futebol Infantil (Noligafi).

“Nosso objetivo era chegar a uma semifinal. Agora vamos disputar o título contra o Grêmio. Sabemos da dificuldade. A expectativa é grande”, ressalta o professor Leandro Carlz. No final de semana passado, o time sub-12 conquistou o título do interior e o sub-10 ficou com o terceiro lugar. O momento é bom, e os garotos estão motivados para levantar a taça.
O atacante Vitor Barbosa da Silva, o Vitinho, marcou sete gols. O garoto de 10 anos estuda no sexto ano da Escola Municipal Leonel de Moura Brizola. A comemoração preferida é o “vapo”, criada pelo volante Gerson, do Flamengo. “Está chegando a hora, dá um frio na barriga. Mas a gente vai fazer de tudo para vencer o Grêmio”, disse o artilheiro da equipe no estadual.

Com o apoio do pai – o sul-africano Glenn Woldemar –, o zagueiro Rihan Woldemar começou no futsal aos 4 anos. Com 7, passou a atuar no campo. Ele deseja se tornar um jogador profissional. “Foi muito difícil para a gente chegar na final. Queremos muito esse título.” Neste sábado, três equipes do Genoma estarão em Encantado para as finais da Copa Regional Nolifute: sub-15, sub-13 e sub-11. Será mais uma oportunidade de conquistas para o grupo vermelho e branco.

Publicidade

Carlz: expectativa é grande para a final

Resultados

Campanha no Gauchão
Lajeadense 0 a 2 Genoma
Genoma 1 a 0 Juventude
Genoma 2 a 1 Cruzeiro
Vila Nova 1 a 3 Genoma
Genoma 3 a 1 São José
Genoma 2 a 1 Novo Horizonte (quartas)
Genoma 2 a 2 Americano
4 x 2 nos pênaltis (semifinal)

Vitinho já marcou sete gols no Gaúcho

Estrada vitoriosa
Desde a criação, o Genoma participa de diversas competições das categorias de base, inclusive no exterior. Em 2013, a equipe estava no acesso da Noligafi e disputou a divisão principal em 2015 pela primeira vez. Pela Copa dos Vales, cinco títulos já foram conquistados, com as equipes sub-12 e sub-13. Atualmente, são 120 alunos de 10 a 15 anos. Na iniciação, entre 6 e 9 anos, são mais 50. O interior é contemplado com os núcleos de Monte Alverne e Linha Santa Cruz, onde 60 alunos treinam.

Publicidade

O trabalho desenvolvido já rendeu frutos. Talentos do Genoma transferiram-se para clubes profissionais e assinaram contrato. São os casos de Gabriel Pedroso (19 anos, no Criciúma), Wesley Marth (19 anos, no Figueirense) e Jean Wünsch (19 anos, na Chapecoense). Outros quatro foram para o Internacional: Weslei Uptmoor (19 anos), Nicolás Morsch (18 anos), Vinícius Silva (16 anos) e Vinícius Côrtes (14 anos). O Colorado ainda monitora outros atletas mais novos, sem idade para alojar.

Para manter o projeto, os pais pagam uma mensalidade. Outros recursos são obtidos por meio de patrocínios, como do Município de Santa Cruz do Sul e Unisc. Os atletas são divididos em dois turnos, conforme os horários das aulas. “Temos muitos custos, como materiais, alimentação e viagens”, ressalta o técnico, Leandro Carlz. O CT do Genoma localiza-se no Planeta Bola, no Bairro Várzea.

Glenn sempre acompanha o filho Rihan

Publicidade

Aviso de cookies

Nós utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdos de seu interesse. Para saber mais, consulte a nossa Política de Privacidade.