Rádios ao vivo

Leia a Gazeta Digital

Publicidade

Futebol Americano

Chacais estreia no dia 22 de março pelo Campeonato Gaúcho

FGFA definiu a tabela do Gauchão 2020 (Foto: Camila Thomaz)

Na tarde desta quinta-feira, 19, a Federação Gaúcha de Futebol Americano (FGFA), juntamente com os membros filiados, definiu a temporada 2020 do Campeonato Gaúcho de Futebol Americano. A competição contará com a participação de 10 equipes. O início será em março e com previsão do Gaúcho Bowl XII, a decisão do título, no mês de junho.

Disputam esta edição o Santa Maria Soldiers (atual campeão), Armada Lions Futebol Americano, Bulldogs Futebol Americano, Canoas Bulls, Carlos Barbosa Ximangos, Erechim Coroados, Gravataí Spartans, Ijuí Drones, Juventude Futebol Americano e Santa Cruz Chacais.

A pedido dos programas de futebol americano a FGFA para diminuição de custos logísticos e com a saúde dos jogadores, o certame de 2020 terá três chaves regionalizadas: Centro, Metropolitana e Serra.

Publicidade

O grupo Centro é composto por Bulldogs, Chacais e Drones. A Metropolitana conta com Lions, Bulls e Spartans. A Serra é formada por Ximangos, Juventude e Coroados. Os Soldiers, como líderes do Ranking de Desempenho da FGFA, largam diretamente na fase de wildcard.

A fórmula de disputa na temporada regular consiste em dois jogos para cada equipe, dos quais um como mandante e outro como visitante, dentro de sua própria chave. Classificam aos playoffs os vencedores de cada grupo, mais os segundos colocados.

A segunda fase consiste em wildcard, semifinal e Gaúcho Bowl XII. O kickoff será dado no final de semana 14 ou 15 de março e o Gaúcho Bowl pré-agendado para o dia 13 de junho.

Publicidade

Confira o calendário e confrontos da temporada 2020 do Campeonato Gaúcho de Futebol Americano

Semana 1
14 ou 15 de março – Bulls x Spartans

Semana 2
21 de março – Coroados x Ximangos
22 de março – Chacais x Drones

Publicidade

Semana 3
28 ou 29 de março – Spartans x Armada Lions

Semana 4
4 de abril – Drones x Bulldogs
5 de abril – Juventude x Coroados

Semana 5
18 e 19 de abril – Armada Lions x Bulls
18 e 19 de abril – Bulldogs x Chacais
18 e 19 de abril – Ximangos x Juventude

Publicidade

Rodada extra para definir o último classificado
2 ou 3 de maio – segundo 2º x terceiro 2º (mando de campo sorteado)


Wildcard
16 de maio – Soldiers x (sorteio entre os 2º colocados)
17 de maio – terceiro 1º colocado x (sorteio entre os 2º colocados)

Semifinais 30 e 31 de maio
Primeiro 1º x vencedor do wildcard
Segundo 1º x 2º vencedor do wildcard

Publicidade

Final
13 de junho – Gaúcho Bowl XII (mando de campo sorteado ou da FGFA, acordado entre federação e equipes envolvidas na final)

Aviso de cookies

Nós utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdos de seu interesse. Para saber mais, consulte a nossa Política de Privacidade.