Pré-temporada 13/01/2020 20h12

Trabalhos físicos são prioridade em treino do Grêmio

O lateral-esquerdo Bruno Cortez, desgastado da sequência de treinos, não fez parte da atividade com bola pela manhã

A tarde desta segunda-feira, 13, foi reservada somente para atividades físicas no Grêmio. Após atividade leve com bola na parte da manhã, os atletas retornaram ao hotel em que estão concentrados para almoço e descanso. Quem recepcionou os companheiros no campo foi o zagueiro Marcelo Oliveira. O defensor, que ainda levará alguns meses para atuar, se recupera de uma cirurgia no joelho direito. A atividade proposta pela comissão técnica era dividir o grupo em dois. Em um primeiro momento, a aparelhagem interna da academia do CT foi utilizada. Depois, corridas foram orientadas no gramado.

O Grêmio entrará em campo pela primeira vez na temporada no próximo domingo, 19, às 16 horas, contra o Pelotas. O confronto válido pela Recopa Gaúcha será disputado pelo time de transição, porém com alguns reforços da equipe principal. Tudo será definido nos próximos dias. Na quarta-feira, 15, às 17 horas, em Farroupilha, será realizado um jogo-treino contra o Juventude. Será o último teste antes da partida na zona sul do Estado. Para aumentar o clima de decisão, a partir de sexta-feira, 17, os jogadores iniciarão o período de concentração num hotel na região central da Capital. A viagem para Pelotas está marcada para a tarde de sábado, 18.

O clube gaúcho demitiu quatro integrantes do grupo permanente de trabalho e contratou até o momento outros dois profissionais para as funções. O departamento de futebol decidiu pelas saídas da nutricionista Katiuce Borges; dos fisiologistas José Leandro e Rafael Gobbato; e do fisioterapeuta Henrique Valente. Até o momento, foram contratados o nutricionista Guilherme Oliveira, que estava no Cruzeiro, e o fisiologista Marco Aurélio Mello, o Marquinhos, ex-São Paulo. O clube agora procura outros dois profissionais para compor a comissão técnica. No momento, o Grêmio tem os fisioterapeutas Gustavo Pacheco, Luiz Peres e Thiago Albuquerque no quadro de funcionários. Não há prazo para buscar as novas contratações para os setores. As mudanças ocorreram a partir de uma análise do departamento de futebol, chefiado pelo executivo Klauss Câmara. O dirigente se reporta, no momento, ao presidente Romildo Bolzan, que acumula o cargo de vice de futebol, e ao CEO do clube, Carlos Amodeo.


Grêmio aguarda liberação de documentação para oficializar Vanderlei

Depois de cobrir a proposta do Atlético-MG, O Grêmio está muito perto de oficializar a contratação do goleiro Vanderlei, do Santos, de 35 anos. O Tricolor aguarda a liberação de alguns documentos para receber o jogador em Porto Alegre e, assim, anunciá-lo como novo reforço. O Grêmio vai desembolsar R$ 3 milhões.


Juninho Capixaba deve ser emprestado ao Bahia

Esperando detalhes para anunciar Caio Henrique como novo reforço para a lateral esquerda, o Grêmio definiu a saída de Juninho Capixaba, de 22 anos. O jogador, contratado junto ao Corinthians em 2018 e comprado em definitivo no ano passado, vai jogar no Bahia por empréstimo de um ano. A negociação foi confirmada na manhã desta segunda-feira, 13, pelo diretor-executivo do clube, Klauss Câmara. Além da negociação de Juninho Capixaba, o dirigente gremista anunciou os empréstimos de Rafael Thyere e Kaio. O zagueiro permanecerá no Sport por mais um ano, e o volante jogará no Paraná em 2020.


Kevin chega para reforçar a base

A desistência da contratação de Edilson e a dificuldade em encontrar um lateral-direito barato no mercado fez o Grêmio puxar das categorias de base o jovem Felipe Albuquerque, 20 anos, para treinar com o time principal. Ao mesmo tempo, reforçou o seu time de transição com Kevin, 22 anos, que pode receber oportunidades nas rodadas iniciais do Gauchão. Contratado por empréstimo de cinco meses junto ao Goiás, o lateral ainda pode prorrogar sua estadia em Porto Alegre até dezembro desde que se destaque pelo Tricolor.