Gauchão 30/01/2020 21h14 Atualizado às 06h43

Com dois de Everton, Grêmio vence o São José na Arena

Tricolor fez 2 a 1, de virada, e confirmou o segundo triunfo consecutivo na competição estadual

Foi um sufoco, mas o Grêmio venceu o São José por 2 a 1, de virada, na noite desta quinta-feira, 30, na Arena, no fechamento da terceira rodada da Taça Coronel Ewaldo Poeta, o primeiro turno do Gauchão. Destaque para o atacante Everton Cebolinha, autor dos dois gols.

Com o segundo triunfo consecutivo na competição, o Tricolor alcançou os seis pontos e subiu para a vice-liderança do grupo B. Na próxima segunda-feira, joga novamente em casa contra o Esportivo, às 20 horas. O Zequinha permanece com dois pontos na quinta posição.

PRIMEIRO TEMPO

O Grêmio começou melhor e ameaçou pela primeira vez aos 10 minutos. Alisson soltou a bomba pelo lado direito e Fábio fez grande defesa. O São José começou a alugar o campo do Tricolor, que se fechava bem atrás. Porém, a equipe da Zona Norte da Capital passou a chegar com mais frequência no ataque. Aos 15, Thiago Pedra arriscou da intermediária, mas a bola foi longe da meta de Vanderlei.

O Zequinha chegou a balançar a rede aos 20. Vanderlei saiu mal na cobrança de escanteio, Gustavo Xuxa bateu cruzado e Saldanha fez de calcanhar, mas a assistente santa-cruzense Luiza Reis confirmou impedimento. Na sobra do escanteio, Tavaes finalizou pela linha de funo, sem perigo, aos 26.

Dois minutos depois, o Grêmio com Everton, que arrematou da entrada da área e Fábio segurou firme. Aos 31, Gustavo Xuxa enganou David Braz e bateu sobre o gol de Vanderlei. Na sequência, o Tricolor sofreu uma baixa na zaga. Com dores no pé esquerdo, Kannemann deu lugar a Paulo Miranda. 

Os donos da casa continuavam encontrando dificuldades para furar o bloqueio do São José. Quando conseguiu, quase marcou aos 43. Everton avançou em velocidade e chutou com desvio na defesa. Alisson cobrou escanteio e Paulo Miranda cabeceou com perigo. Aos 46, o Zequinha largou na frente. Tavares tocou para Diguinho, que passou por Cortez, driblou David Braz e bateu de canhota, fora do alcance de Vanderlei – 1 a 0. No fim da primeira etapa, vaias do torcedor para a atuação ruim do time.

SEGUNDO TEMPO

Logo aos 3 minutos, o Grêmio desperdiçou uma grande chance de empatar o duelo. Victor Ferraz cruzou da direita, Luciano desviou de cabeça, e Everton pegou mal. Aos 6, nova oportunidade para o Tricolor. Maicon lançou na área e Cebolinha cabeceou no travessão.

Mais agressivo, os donos da casa buscavam alternativas para superar a defesa adversária. Aos 11, Everton invadiu a área e, ao finalizar, foi bloqueado por Marcão. O Grêmio era todo ataque. Alisson passou para Everton, que invadiu a área e chuta de canhota para fora. A insistência da equipe de Renato Portaluppi deu resultado aos 18. Victor Ferraz lançou na área e Cebolinha deu um testaço para o fundo do gol – 1 a 1.

Aos 30, Fábio fez uma lambança. O goleiro saiu mal da meta para segurar a bola, mas se atrapalhou e deixou nos pés de Thaciano, que bateu desequilibrado para fora. O Grêmio foi recompensado pela superioridade na etapa complementar e virou o escore aos 42. Ferreira bateu cruzado e acertou a trave esquerda do goleiro do São José. No rebote, Everton fez 2 a 1 e liquidou a conta para alívio dos 10 mil torcedores na Arena.

GAUCHÃO
3ª RODADA
TAÇA CORONEL EWALDO POETA
GRÊMIO 2 a 1 SÃO JOSÉ

Data e horário: Quinta-feira, 30 de janeiro, 21h30
Local: Arena do Grêmio, em Porto Alegre
Arbitragem: Jean Pierre Gonçalves Lima, com Tiago Kappes Diel e Luiza Naujorks Reis
Cartões amarelos: Luciano (Grêmio); Matheusinho (São José)
Gols: Grêmio - Everton (18/2ºT e 42/2ºT); São José - Diguinho (46/1ºT)

GRÊMIO
Vanderlei; Victor Ferraz, David Braz, Kannemann (Paulo Miranda) e Bruno Cortez; Lucas Silva (Ferreira), Maicon, Alisson, Patrick (Thaciano) e Everton; Luciano
Técnico: Renato Portaluppi

SÃO JOSÉ
Fábio; Márcio, Rafael Goiano, Marcão e Roger (Marcelo); Thiago Pedra, (Wágner) Diguinho e Rafael Tavares; Matheusinho (Thayllon), Saldanha e Gustavo Xuxa
Técnico: Leocir Dall’Astra

 


MAIS LIDAS