Gauchão 03/02/2020 19h51 Atualizado às 22h11

Grêmio atropela o Esportivo e garante vaga na semifinal

Tricolor fez 5 a 0 na equipe da Serra e agora fecha o primeiro turno contra o Aimoré em São Leopoldo

Nas estreias de Orejuela, Thiago Neves e Diego Souza, o Grêmio aplicou 5 a 0 no Esportivo, na noite desta segundas-feira, 3, na Arena, no fechamento da quarta rodada do Gauchão. Com o resultado, o Tricolor alcançou os nove pontos e se manteve na vice-liderança do grupo B, além de garantir a classificação para as semifinais do primeiro turno. Agora, vai brigar pela primeira posição da chave para fazer o duelo em casa. O time de Renato Portaluppi encara o Aimoré no próximo domingo, às 16 horas, no Cristo Rei, em São Leopoldo. O Caxias, líder com dez pontos, enfrenta o Esportivo, no mesmo dia e horário, em Bento Gonçalves.

PRIMEIRO TEMPO

 

Com menos de 1 minuto, o Grêmio avançou para o ataque e Thaciano, substituto de Patrick, finalizou sobre o gol de Renan, ex-Internacional. O Esportivo tentou responder aos 4. Rômulo cobrou escanteio e Cleiton cabeceou pela linha de fundo.

Dois minutos depois, o Tricolor largou na frente. Maicon acionou Everton, que deixou de letra para Thaciano. O meia devolveu para Cebolinha, que bateu na saída de Renan – 1 a 0.

Aos 22, Cortez bateu forte de fora da área, mas a bola saiu sem direção. Mesmo encontrando espaços, o Tricolor não acelerava o jogo e trocava passes, tentando explorar principalmente as laterais. O time de Bento Gonçalves chegava geralmente na bola parada. De novo, Rômulo cobrou escanteio e Cleiton cabeceou para fora.

Os visitantes apertavam a marcação na saída de bola do Grêmio, que, apesar das dificuldades, conseguiu ampliar o escore aos 38. Alisson arrematou sem força na entrada da área, a bola desviou em Rômulo e sobrou limpa para Luciano. Tranquilo, o centroavante driblou Renan e só completou para o gol vazio – 2 a 0. O camisa 9 poderia ter feito o terceiro aos 46. Ele recebeu de Cortez e mandou sobre a meta adversária.

SEGUNDO TEMPO

A dinâmica do Grêmio seguiu a mesma na etapa complementar: troca de passes para surpreender o Esportivo. Aos 2 minutos, Alisson serviu Victor Ferraz, que cruzou e Thaciano cabeceou à esquerda da meta de Renan. Em busca de alternativas para reagir no jogo, o técnico Carlos Moraes apostava na bola aérea. Tanto que tirou Gustavo Sapeka e colocou Flávio Torres, ex-Avenida, para jogar ao lado de Marcão.

Aos 19, teve estreia na Arena. Bastante aplaudido na saída de campo, Thaciano deu lugar a Diego Souza. Aos 22, o Grêmio fez 3 a 0. Alisson bateu falta em curva da ponta esquerda e Paulo Miranda subiu bonito para cabecear no contrapé de Renan. Aos 25, Alisson deixou Diego Souza na cara do gol. Ele finalizou para fora, mas a arbitragem já havia assinalado impedimento no lance. Aos 26, foi a vez de Thiago Neves atuar pela primeira vez com a camisa tricolor na vaga de Luciano.

O Grêmio aumentou a vantagem aos 31. Bruno Cortez cruzou da esquerda e Diego Souza apareceu mais alto na pequena área – 4 a 0. Logo em seguida, outro estreante da noite. O colombiano Orejuela entrou para a saída de Victor Ferraz. Ainda deu tempo de mais um gol para alegria dos 13 mil torcedores. Aos 41, Lucas Silva soltou a bomba em cobrança de falta, Renan espalmou errado e Alisson balançopu a rede no rebote – 5 a 0.

GAUCHÃO
4ª RODADA
TAÇA EWALDO POETA
GRÊMIO 5 a 0 ESPORTIVO

Data e horário: Segunda-feira, 3 de fevereiro, 20h
Local: Arena do Grêmio, em Porto Alegre
Arbitragem: Daniel Nobre Bins, com Maurício Coelho Silva Penna e Conrado Bittencourt Berger
Cartões amarelos: Lucas Hulk, Rômulo e Jonatas (Esportivo)
Gols: Grêmio - Everton (6/1ºT), Luciano (38/1 ºT), Paulo Miranda (22/2ºT), Diego Souza (31/2ºT) e Alisson (41/2ºT)

GRÊMIO
Vanderlei; Victor Ferraz (Orejuela), Paulo Miranda, David Braz e Bruno Cortez; Maicon, Lucas Silva, Alisson, Thaciano (Diego Souza) e Everton; Luciano (Thiago Neves)
Técnico: Renato Portaluppi

ESPORTIVO
Renan; Bovi, Cleiton, Gullithi e Rômulo; Galiardo, Lucas Hulk (Tony Júnior), Washington; Caprini, Gustavo Sapeka (Flávio Torres) e Marcão (Fabrício)
Técnico: Carlos Moraes