Gauchão 09/02/2020 15h50 Atualizado às 18h30

Grêmio perde para o Aimoré e enfrentará o Internacional

Tricolor terminou em segundo lugar no grupo B e vai encarar o maior rival na semifinal do primeiro turno, no Beira-Rio

Com a derrota do Caxias para o Esportivo por 1 a 0, em Bento Gonçalves, o Grêmio tinha tudo para ser o líder do grupo B. Mas, o Tricolor perdeu para o Aimoré por 2 a 1 na tarde deste domingo, 9, no Cristo Rei, em São Leopoldo, pela quinta e última rodada do primeiro turno do Gauchão.

Assim, a equipe grená terminou em primeiro lugar do grupo B, com dez pontos, um a mais que o Tricolor, que vai enfrentar o Internacional, primeiro colocado da chave A, na semifinal, no Beira-Rio. O dia e horário ainda não foram definidos pela Federação Gaúcha de Futebol. Se o Colorado avançar à terceira fase da Copa Libertadores da América, a tendência é que o clássico seja disputado no próximo sábado, 15. O Caxias vai encarar o Ypiranga, que ficou em segundo no grupo A, no Centenário.

PRIMEIRO TEMPO

Com Diego Souza sendo a referência ofensiva e Luciano recuado, o confronto começou intenso, mas o Grêmio controlava as ações e era mais agressivo. No entanto, não criou nenhuma chance efetiva de gol. Aos 12, Maicon ficou com a sobra do escanteio e mandou por cima da meta de Luiz Felipe. O Aimoré chegava pouco, porém com perigo à área adversária. Aos 15, Wagner arriscou e a bola saiu à esquerda de Vanderlei.

O Tricolor teve boa oportunidade aos 18. Alisson cobrou falta colocada e Luiz Felipe defendeu em dois tempos. O Índio Capilé respondeu dois minutos depois. Germano recebeu de Mardley e cruzou na área. Bruno Ferreira chegou chutando, mas carimbou o xará Bruno Cortez.

Os visitantes exploravam o campo de ataque com troca rápida de passes, enquanto o Aimoré procurava evitar as investidas. Apesar disso, a primeira chance mais clara foi do time de São Leopoldo. Aos 28, Matheus Rodrigues girou e finalizou forte. Atento, Vanderlei caiu no canto direito para espalmar o chute.

O Aimoré melhorou e quase abriu o placar aos 34. Bruno Ferreira lançou na área. Matheus Rodrigues ganhou no alto de Paulo Miranda e cabeceou muito perto do poste esquerda de Vanderlei. Aos 41, foi a vez de o Grêmio. Cortez cruzou no segundo poste para Diego Souza, que desviou e Luiz Grande salvou o Índio Capilé.

SEGUNDO TEMPO

O Aimoré largou na frente logo aos 5 minutos. Germano bateu e Matheus Rodrigues desviou para o fundo da rede. Logo em seguida, Renarto Portaluppi fez a primeira mudança no time, com Thiago Neves na vaga de Lucas Silva. O gol animou o Índio Capilé, que tentava aproveitar os espaços deixados pelo Grêmio.

Aos 15, Patrick entrou no lugar de Luciano. Na sua primeira aparição, finalizou de fora da área, assustando Luiz Felipe. Os donos da casa chegaram novamente com perigo na sequência. Germano driblou Patrick e ajeitou para o arremate de Marcos Goiano, por cima da meta de Vanderlei. Aos 19, Germano passou por Paulo Miranda em contra-ataque, entrou na área e concluiu de perna direita para grande defesa de Vanderlei. No rebote, Matheus Rodrigues chutou perto do travessão.

Aos 35, Ferreira, substituto de Cortez, tentou de primeira e Luiz Felipe segurou firme. O Aimoré aproveitou as brechas do Grêmio e fez 2 a 0 aos 38. Em um rápido contra-ataque, Leandro Canhoto tocou para Isaías. Ele driblou Maicon e Vanderlei e escorou para o gol vazio. O Tricolor descontou aos 42. Alisson bateu escanteio, David Braz desviou para Diego Souza, que dominou e mandou para o gol – 2 a 1. Aos 47, Braz recebeu na área e cabeceou pela linha de fundo, na última chance do jogo.

GAUCHÃO
5ª RODADA
TAÇA EWALDO POETA
AIMORÉ 2 a 1 GRÊMIO

Data e horário: Domingo, 9 de fevereiro, 16h
Local: Estádio Cristo Rei, em São Leopoldo
Arbitragem: Érico Andrade de Carvalho, com Gustavo Marin Schier e Artur Avelino Birk Preissler
Cartões amarelos: David Braz e Everton (Grêmio)
Gols: Aimoré - Matheus Rodrigues (5/2ºT) e Isaías (38/2ºT); Grêmio - Diego Souza (42/2ºT)

AIMORÉ
Luiz Felipe; Bruno Ferreira, Pablo, Renato e Márcio Goiano; Diego Gomes, Felipe Guedes, Wagner (Leandro Canhoto), Germano (Anderson Canhoto) e Mardley; Matheus Rodrigues (Isaías)
Técnico: Hélio Vieira

GRÊMIO
Vanderlei; Victor Ferraz, Paulo Miranda, David Braz e Bruno Cortez; Maicon, Lucas Silva (Thiago Neves), Alisson, Luciano (Patrick) e Everton; Diego Souza
Técnico: Renato Portaluppi