Gauchão 2020 15/02/2020 14h35 Atualizado às 19h25

No apagar das luzes, Diego Souza marca e Grêmio elimina o Inter no Beira-Rio

Camisa 29 fez o gol da vitória aos 46 minutos do segundo tempo e garantiu Tricolor na final do primeiro turno do certame estadual

O Gre-Nal 423 parou novamente o Rio Grande do Sul. O clássico, válido pela semifinal do primeiro turno do Gauchão, foi quente do início ao fim. Foram várias as chances do Grêmio no primeiro tempo, com gols perdidos e anulados. Com um a mais no segundo tempo (Musto foi expulso ainda na primeira etapa), coincidentemente, o Inter melhorou e pressionou o Tricolor. Mesmo assim, aos 46 minutos, Diego Souza marcou o gol do Grêmio e garantiu o time treinado por Renato Portaluppi na final do primeiro turno do Campeonato Gaúcho 2020.

PRIMEIRO TEMPO

O primeiro lance de perigo do jogo foi logo aos 2 minutos, em um chute de fora da área de Boschilia, que pegou em David Braz. O Grêmio respondeu forte um minuto depois. Após um passe milimétrico de Everton, Alisson recebeu sozinho na cara do gol e deu um passe em vez de chutar. Cuesta afastou antes que a bola chegasse em Diego Souza. Aos 7 minutos, Diego Souza teve a chance de cara para o gol de Lomba, porém chutou para fora. Aos 15, Cortez roubou a bola de Rodinei dentro da área e arriscou o chute. A bola parou em Bruno Fuchs.
 

Foto: Ricardo Duarte/InternacionalGrêmio teve dois gols anulados no primeiro tempo
Grêmio teve dois gols anulados no primeiro tempo

 

Aos 16, Rodinei cruzou para Guerrero, mas Vanderlei pulou para defender a bola. Aos 29 minutos, Alisson cruzou e a bola bateu em Cuesta. Os gremistas reclamaram de pênalti, mas o árbitro Jean Pierre Lima mandou o jogo seguir. Aos 40, o Grêmio marcou com Everton, no entanto, no início da jogada, Diego Souza estava em posição irregular e o árbitro anulou o gol com auxílio do VAR. Aos 46 minutos, Musto foi expulso após já possuir cartão amarelo e receber o segundo depois de puxar Diego Souza pela camisa. Aos 48 minutos, Everton marcou novamente, mas no passe, Cortez estava impedido e o gol foi anulado.

SEGUNDO TEMPO

O primeiro lance de perigo do segundo tempo foi do Inter, aos 5 minutos. Em grande jogada pela esquerda de ataque, Moisés chutou, mas a bola parou na marcação gremista. A resposta foi imediata. No minuto seguinte, Alisson arriscou de fora da área e obrigou Marcelo Lomba a espalmar. Mesmo com um a menos, o Inter não ficou na defensiva. Aos 8, Edenílson arriscou de fora da área e fez Vanderlei espalmar com dificuldade. Aos 12, D'Alessandro cobrou escanteio fechado e Vanderlei precisou jogar para fora, evitando o gol olímpico.

Aos 16, quase o Grêmio abriu o placar com Thiago Neves. Em lançamento de Victor Ferraz pela direita, o camisa 10 cabeceou na trave. Aos 20 minutos, D'Alessandro arriscou de fora da área e a bola tirou tinta do gol do Grêmio. Aos 34, Rodinei recebeu nas costas de Cortez e cruzou perigosamente na área gremista, mas nenhum colorado conseguiu alcançar a bola. Aos 45 minutos, Edenílson quase marcou chutando de fora da área, mas a bola passou por cima do gol de Vanderlei. No apagar das luzes, o Grêmio marcou o gol da vitória e da classificação. Everton Cebolinha recebeu na esquerda, levantou na área e Diego Souza cabeceou forte para o fundo das redes, sem tempo para mais nada: Internacional 0 a 1 Grêmio.

Após a partida, o autor do gol, Diego Souza, falou em primeira mão à reportagem da Rádio Gazeta: "Dou glória a Deus. Trabalhamos bastante e merecemos essa vitória", disse o atacante ao repórter André Prestes. À Gazeta, Renato comentou mais um triunfo em Gre-Nal: "Vitória muito boa", se limitou a dizer.

GAUCHÃO 2020
SEMIFINAL - PRIMEIRO TURNO
INTERNACIONAL 0x1 GRÊMIO

Data: Sábado, 15 de fevereiro, 16h30
Local: Estádio Beira-Rio, Porto Alegre
Arbitragem: Jean Pierre Gonçalves Lima, auxiliado com Lúcio Beiersdorf Flor e Leirson Peng Martins (RS)
Vídeo: Carlos Braga, com Graziani Rocha e Diogo Silva (RJ)
Cartões amarelos: Musto e Paolo Guerrero (Internacional); Matheus Henrique, Maicon, Lucas Silva, Thiago Neves e Diego Souza (Grêmio)
Cartão vermelho: Musto (Internacional)
Gol: Grêmio - Diego Souza (46/2ºT)

INTERNACIONAL: Marcelo Lomba; Rodinei (Thiago Galhardo), Bruno Fuchs, Victor Cuesta e Moisés; Musto, Rodrigo Lindoso (Zé Gabriel), Edenilson e Boschilia (Marcos Guilherme); D'Alessandro e Paolo Guerrero
Técnico: Eduardo Coudet

GRÊMIO: Vanderlei; Victor Ferraz, Paulo Miranda, David Braz e Cortez (Caio Henrique); Matheus Henrique, Maicon (Thiago Neves) e Lucas Silva (Pepê); Alisson, Everton e Diego Souza
Técnico: Renato Portaluppi