Rádios ao vivo

Leia a Gazeta Digital

Publicidade

Gauchão 2020

Luiza Reis representa Santa Cruz na final do primeiro turno

Luiza Naujorks Reis atua como assistente desde 2010 (Foto: Everton Silveira)

Uma mulher vai integrar o trio de arbitragem em uma decisão pelo Campeonato Gaúcho. E ela é santa-cruzense. A assistente Luiza Naujorks Reis, de 31 anos, foi escalada para a partida entre Caxias e Grêmio, que vai definir o campeão do primeiro turno do Gauchão, neste sábado, às 16h30. A doutoranda em Ciências do Movimento Humano avaliou que está em um momento bom, de muita felicidade pela oportunidade de estar em uma final. Neste ano, ela atuou em duas rodadas da Taça Coronel Ewaldo Poeta e esteve em partidas da Copa do Brasil e Brasileirão feminino.

Na decisão, ela estará ao lado do assistente Jorge Eduardo Bernardi e do árbitro Leandro Pedro Vuaden. Será a primeira experiência com o VAR em partidas oficiais. Luiza aponta que a tecnologia é benéfica e veio para ajudar a arbitragem. “Nos treinamentos, a experiência foi maravilhosa. Acredito que no campo será também”, comentou.

Luiza trabalhava como gandula por meio de uma parceria da Federação Gaúcha de Futebol (FGF) com a Universidade Federal do Rio Grande do Sul (Ufrgs). Quando abriram as inscrições para o curso de arbitragem, em 2009, Luiza decidiu fazer e começou a atuar no ano seguinte. Em 2014, ela trabalhou pela primeira vez no Gauchão. Na CBF, foi integrada ao quadro em 2016.

Publicidade

No ano passado, Luiza foi aprovada para ingressar no quadro da Fifa. Porém, não ocupou uma das cinco vagas e ficou na reserva. O objetivo é o ingresso na entidade máxima do futebol. “Estou me preparando para isso”, sublinhou. Com o escudo Fifa, Luiza irá pavimentar o caminho para uma Copa do Mundo.

Na FGF, entre as categorias A, B e C, uma árbitra e seis assistentes fazem parte do quadro. No nível A, somente Luiza e Maíra Mastella Moreira. Em São Paulo, a presidente da Comissão de Arbitragem da FPF é a ex-assistente Ana Paula de Oliveira.

Sobre a presença feminina na arbitragem, Luiza avaliou que momento é de muitas oportunidades, inclusive pelo crescimento no prestígio e interesse no futebol feminino. “Tenho certeza que o número vai aumentar nos próximos anos. O momento atual é maravilhoso”, concluiu.

Publicidade

LEIA TAMBÉM: Caxias vence Ypiranga e é o adversário do Grêmio na final

Aviso de cookies

Nós utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdos de seu interesse. Para saber mais, consulte a nossa Política de Privacidade.