Título 22/02/2020 16h01 Atualizado às 18h49

Caxias vence Grêmio e fatura primeiro turno do Gauchão

1 a 0 deu a Taça Ewaldo Poeta para a equipe do interior, que garantiu uma vaga na decisão do certame

O Caxias é o campeão do primeiro turno do Campeonato Gaúcho 2020. Com gol de Diogo Oliveira aos 33 minutos do segundo tempo, a equipe do interior venceu por 1 a 0 o Grêmio na tarde deste sábado, 22, no Estádio Centenário, e faturou a Taça Ewaldo Poeta. Com o título, o Caxias já garante a vaga antecipada à final do Gauchão, extinguindo a possibilidade de haver um Gre-Nal na decisão do certame. Se vencer também o segundo turno, a equipe da Serra Gaúcha será automaticamente a campeã gaúcha de 2020.

PRIMEIRO TEMPO

O primeiro lance de perigo foi do Grêmio, logo aos 3 minutos. Everton Cebolinha puxou um rápido contra-ataque pela esquerda de ataque e só foi parado com falta. Na cobrança, Alisson jogou na área, mas Laércio afastou. O Caxias respondeu aos 5 minutos. Ivan cobrou um escanteio fechado procurando o gol e a bola tirou tinta do travessão de Vanderlei.

Aos 15 minutos, Diego Souza teve a grande chance do primeiro tempo para abrir o placar. Após ser lançado por Alisson, o centroavante ficou sozinho na frente do gol, porém chutou fraco para defesa de Marcelo Pitol. Sem mais ações ofensivas, a primeira etapa ficou no 0 a 0

SEGUNDO TEMPO

Aos 14 minutos, o Grêmio chegou em uma bola parada. Alisson cobrou falta pela esquerda de ataque e Marcelo Pitol espalmou. Aos 17 os gremistas pediram um pênalti em Everton, após empurrão de Juliano dentro da área. Vuaden, no entanto, nada marcou. Aos 28 minutos o Caxias quase abriu o placar. Após cobrança de lateral de Bruno Ré, a bola sobrou para Tilica, que chutou forte. No reflexo, Vanderlei fez grande defesa.

Aos 33, Vanderlei fez outro milagre em chute de Tilica. Na sequência do lance veio o gol do Caxias. Em cobrança de escanteio, a bola sobrou para Diogo Oliveira que chutou forte e abriu o placar: Caxias 1 a 0 Grêmio. Após o gol, o Grêmio foi com tudo para a pressão, mas sem surtir efeito, o título do primeiro turno do Campeonato Gaúcho 2020 ficou com a equipe do Caxias.

GAUCHÃO 2020
FINAL - PRIMEIRO TURNO
CAXIAS 1x0 GRÊMIO

Data:
Sábado, 22 de fevereiro, 16h30
Local: Estádio Centenário, Caxias do Sul
Arbitragem: Leandro Vuaden, auxiliado por Jorge Eduardo Bernardi e Luiza Naujorks Reis (RS)
Vídeo: Igor Benevenuto de Oliveira (MG)
Cartões amarelos: Gilmar, Juliano, Bruno Ré e Carlos Alberto (Caxias); Lucas Silva, Paulo Miranda e David Braz (Grêmio)
Gol: Caxias - Diogo Oliveira (33/2ºT)

CAXIAS
Marcelo Pitol; Ivan, Laércio, Thiago Sales e Bruno Ré; Juliano, Carlos Alberto e Diogo Oliveira (Vinícius Baiano); Tilica, Juninho Potiguar (Bruninho) e Gilmar (Yuri)
Técnico: Rafael Lacerda

GRÊMIO
Vanderlei; Victor Ferraz, Paulo Miranda, David Braz e Cortez (Caio Henrique); Matheus Henrique, Lucas Silva (Thiago Neves), Maicon (Luciano), Alisson; Everton e Diego Souza
Técnico: Renato Portaluppi
 

Foto: André Prestes