Rádios ao vivo

Leia a Gazeta Digital

Publicidade

Qualidade de vida

Gazeta: uma década voltada a eventos esportivos

Foto: Lula Helfer/Banco de Imagens

Das corridas, passando por pedaladas e braçadas até a cesta de três pontos. Com o objetivo de proporcionar atividade física e qualidade de vida, o setor de eventos esportivos da Gazeta Grupo de Comunicações completa dez anos em 2020. Ao longo de uma década, diferentes modalidades foram realizadas em Santa Cruz do Sul, buscando reunir não apenas atletas profissionais, mas simplesmente pessoas que gostam de praticar exercícios por lazer, como forma de manter o corpo ativo.

Gestor desde 2010, Alexandre Cruxen recorda que a área esportiva era vinculada aos eventos em geral. “A ideia foi desmembrar e ter uma pessoa exclusivamente para fazer eventos esportivos, porque de 2008 em diante o próprio Conselho Regional de Educação Física passou a exigir que o responsável na coordenação fosse um profissional registrado. Isso é muito legal para o reconhecimento”, destacou.

Segundo ele, a inovação é uma das premissas para criação e promoção no calendário anual. “Já tivemos o Desafio da Gaspar. Há três anos realizamos o Desafio Vertical (nas escadarias do Aquarius Flat). Neste ano estamos com a ideia de fazer, no mês de maio, um torneio Speed Run (corrida de velocidade), aproveitando a pista na Praça Siegfried Heuser, que foi um projeto concebido pelo Fabiano Peçanha. Vamos sempre atrás de novidades para trazer tribos diferentes”, explicou Cruxen.

Publicidade

Os apoios e patrocínios são importantes para reforçar o compromisso da Gazeta Grupo de Comunicações junto aos seus parceiros. “Neste tempo, a gente foi cada vez mais aumentando o leque de conhecimento da network, se aproximando muito de empresas e, principalmente, do Poder Público, que tem uma lei específica para isso”, frisou o gestor.

De acordo com ele, o aporte financeiro das empresas é essencial, assim como recursos ou prestação de serviços por parte do Município, disponibilizando ambulância e cedendo fiscais para a orientação no trânsito. “Tudo isso é vital para o evento esportivo, seja indoor ou outdoor. A gente também sempre busca parcerias, ofertando comodidade aos atletas, com água, frutas, barra de cereais… Cada vez mais fomos nos espelhando em eventos existentes nos grandes centros”, ressaltou Cruxen.

SAIBA MAIS

Publicidade

IMPORTANTE
Conforme os decretos estadual e municipal e seguindo orientações da Organização Mundial de Saúde (OMS), os eventos esportivos, que estavam programados para os próximos dias, serão revistos por causa da Covid-19.

MÉDIA DE PÚBLICO
De acordo com Alexandre Cruxen, durante os dez anos de ações, a média anual de participantes nas mais variadas modalidades foi de 1,8 mil atletas, com uma média de público alcançando 5 mil pessoas.

Planejamento é fundamental para obter êxito
Os eventos esportivos da Gazeta Grupo de Comunicações passam por um amplo processo de planejamento, que começa muito antes da realização no período previsto. “O nosso maior evento do ano, que é a Rústica e a Meia Maratona, já foi concebido em setembro (passado). Em janeiro saímos para procurar patrocinadores, entramos em contato com empresas que fazem chipagem, fornecedoras de kit atletas, uma banda para show artístico, ou seja, tudo previamente e com tempo, com planos de ação para fazer isso”, explicou Alexandres Cruxen.

Publicidade

“Geralmente, as pessoas só veem o produto sendo entregue. Além do pré, a gente tem o pós (evento), que é dar satisfação ao patrocinador ou ao órgão público. Tudo é planejado, discutido em grande número, levado à diretoria para promover e atender todas as classes”, sublinhou.

Principais eventos
– Duathon e Corrida Contra o Relógio (Ciclismo) no Estação Verão
– Triathlon (prova de natação, ciclismo e corrida) no Lago Dourado
– Encontro Master de Basquete (homenageando duas personalidades ou entidades envolvidas na modalidade de Santa Cruz do Sul)
– Pedalada Rural
– Duathlon de Inverno na Unisc
– Rústica Estadual e Meia Maratona Estadual de Santa Cruz do Sul
– Desafio da Gaspar

Outras disputas
– Torneio de Tacobol
– Competição de Stand Up Paddle
– Desafio Vertical
– Desafio de Mountain Bike

Publicidade

Aviso de cookies

Nós utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdos de seu interesse. Para saber mais, consulte a nossa Política de Privacidade.