Rádios ao vivo

Leia a Gazeta Digital

Publicidade

Mais integrantes

COB escolhe novos nomes para agraciar no Hall da Fama

Seleção brasileira vai homenagear Zagallo em amistoso neste sábado

O Hall da Fama do Comitê Olímpico do Brasil (COB) elegeu dez novos integrantes. São eles: Adhemar Ferreira da Silva (atletismo), Aída dos Santos (atletismo), Aurélio Miguel (judô), Bernard Rajzman (vôlei), Reinaldo Conrad (vela), Sebastián Cuattrin (canoagem velocidade), Tetsuo Okamoto (natação), Wlamir Marques (basquete), além dos treinadores Nelson Pessoa (hipismo saltos) e Mário Jorge Lobo Zagallo (futebol).

Criado em 2018, o Hall da Fama homenageou na primeira edição o maratonista Vanderlei Cordeiro de Lima, único brasileiro a receber a medalha Pierre de Coubertin; o velejador Torben Grael, maior medalhista olímpico brasileiro; e a dupla de vôlei de praia Sandra Pires e Jackie Silva, as primeiras campeãs olímpicas brasileiras.

LEIA TAMBÉM
COI mantém vagas antes do adiamento
COB e CPB celebram o adiamento dos Jogos Olímpicos
Decisão pelo adiamento da Olimpíada foi em conjunto


“O Hall da Fama é uma iniciativa que visa eternizar aqueles que ajudaram a construir a história olímpica do Brasil, além de ocupar essa lacuna de reconhecimento e valorização de ídolos do esporte do País. Nosso objetivo é ressaltar os feitos e glórias dos grandes atletas e treinadores brasileiros”, afirmou o presidente da entidade, Paulo Wanderley.

“A edição deste ano terá uma seleção de personagens históricos do nosso esporte e ficará marcada por dois aspectos: a variedade de esportes contemplados (nove) e a longevidade das carreiras dos homenageados. Podemos citar, por exemplo, o Wlamir, que foi capitão da seleção (basquete) por uma década; o Conrad, que disputou cinco edições dos Jogos Olímpicos; e o Zagallo, campeão do mundo em 1958 como jogador e integrante da comissão técnica brasileira até a Copa de 2006”, analisou o mandarário do COB.

Os novos integrantes do Hall participarão de cerimônias na qual deixarão as marcas de suas mãos ou de seus pés em moldes que, posteriormente, serão expostos no Centro de Treinamento Time Brasil, localizado no Parque Aquático Maria Lenk, no Rio de Janeiro. No caso de Adhemar Ferreira da Silva e Tetsuo Okamoto, já falecidos, haverá homenagens póstumas.
Em 2019, além de homenagens póstumas a Maria Lenk (natação), Guilherme Paraense (tiro esportivo), João do Pulo e Sylvio de Magalhães Padilha (ambos do atletismo), ingressaram no Hall da Fama o judoca Chiaki Ishii, as campeãs mundiais de basquete Paula e Hortência, o meio-fundista Joaquim Cruz e os treinadores de vôlei Bernardinho e José Roberto Guimarães.

Publicidade

Aviso de cookies

Nós utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdos de seu interesse. Para saber mais, consulte a nossa Política de Privacidade.