Gauchão 02/05/2020 15h04 Atualizado às 18h00

Dupla Gre-Nal volta aos treinamentos

Elenco tricolor retorna às atividades nesta segunda, enquanto os jogadores colorados reapresentam-se para os trabalhos na terça

Na madrugada dessa sextafeira, a Prefeitura de Porto Alegre anunciou a prorrogação do decreto municipal de calamidade pública até o dia 31 deste mês, por contra da pandemia do novo coronavírus. No entanto, liberou a prática de algumas atividades esportivas. Assim, a dupla Gre-Nal recebeu o aval para voltar aos treinamentos, respeitando orientações dos órgãos de saúde para evitar a propagação da Covid-19.

Assinado pelo prefeito Nelson Marchezan Júnior, o documento permite que atletas profissionais utilizem as dependências de clubes para treinos. Porém, é necessário obedecer algumas regras de distanciamento social, conforme constou em um trecho do decreto 20.562. “Fica permitido o funcionamento das instalações dos clubes sociais, apenas para o condicionamento físico dos respectivos atletas profissionais contratados, observado o distanciamento mínimo de 2m (dois metros) entre os mesmos, sendo vedado, em qualquer caso, contato físico ou aglomerações.”

Sem informar o horário, o Grêmio comunicou, em seu site oficial, que retomará as atividades nesta segunda-feira, no CT Luiz Carvalho. A volta acontecerá de forma gradual e escalonada. Primeiro, funcionários e integrantes do Departamento de Futebol. Depois, haverá a reapresentação do atletas. Um rígido protocolo médico será implantado desde o ingresso ao CT, com medição da temperatura e realização de testes para Covid-19, além da utilização do equipamento de proteção individual (EPI).
 

Foto: Lucas Uebel/Grêmio

 

Os jogadores serão divididos em grupos e horários para a realização das atividades, cumprindo todas as recomendações das instituições de saúde e governamentais, respeitando as determinações sanitárias. O Grêmio permanecerá atento aos futuros decretos e orientações das autoridades públicas, podendo ajustar ou adotar novas medidas, caso sejam necessárias, em seus protocolos, visando a preservação da saúde de seus profissionais e colaboradores. A imprensa não terá acesso aos trabalhos.

Internacional segue os mesmos padrões
 

Foto: Ricardo Duarte/Internacional

 

A flexibilização do decreto fez o Internacional confirmar a reapresentação do elenco às atividades nesta terça-feira, às 9 horas, no CT do Parque Gigante. A comissão técnica e o grupo de apoio retornam um dia antes. Os profissionais serão avaliados diariamente e passarão por testes para a Covid-19. Cerca de 300 exames foram adquiridos. Os jogadores serão divididos em horários para a realização das atividades, cumprindo todas as recomendações das instituições de saúde e governamentais.

Segundo a nota no site oficial, o Inter seguirá atento aos futuros decretos e orientações das autoridades para adotar novas medidas, caso necessárias, em seus protocolos. O acesso ao CT será restrito, reduzindo, ao máximo, o fluxo de pessoas e as atividades fechadas para a imprensa e o público em geral. Neste sábado, o clube faz uma simulação, a fim de aprimorar os detalhes visando a perfeita execução do protocolo.

Encontros

A reunião que seria realizada nessa sexta-feira entre clubes e a Federação Gaúcha de Futebol (FGF) foi adiada para a próxima quarta-feira, às 15 horas. O motivo é que um encontro com o governador do Estado, Eduardo Leite foi marcado para terça-feira. O objetivo do presidente da entidade, Luciano Hocsman, é dialogar com o representante do Executivo e demais autoridades para saber os cenários possíveis para o retorno das competições. Depois dessa estimativa, conversará na quarta feira com os representantes dos 12 clubes do Gauchão para planejar datas e protocolos.

A expectativa para a reunião por videoconferência é discutir pontos em aberto, como inscrição de novos atletas, número de pessoas envolvidas nas partidas e possibilidade de final única. O que já está definido é que todas as partidas serão realizadas com portões fechados. O certame estadual foi paralisado após a terceira rodada do segundo turno, em 15 de março. O Caxias conquistou o primeiro turno e jogará na finalíssima com o campeão do segundo. Caso vença de novo, será declarado campeão.