Esportes 16/05/2020 15h44

2ª Corrida Virtual começa a partir de segunda

Até o próximo dia 31, atletas inscritos poderão escolher o trajeto e a distância a ser percorrida – 5 ou 10 km – ou até as duas

Chegou o momento de os atletas manterem o corpo ativo mais uma vez. A 2ª Corrida Virtual, promovida pela Gazeta Grupo de Comunicações, começa nesta segunda-feira. Em qualquer horário e sem nenhuma aglomeração, os participantes podem escolher o trajeto a ser percorrido dentro de seu município e a distância conforme a inscrição – 5 km ou 10 km.

A prova deve ser cumprida até o próximo dia 31. Com o sucesso da primeira edição, o evento atraiu corredores de fora de Santa Cruz do Sul. É o caso do instrutor de trânsito Everton Luiz Andrade, 39 anos, morador de Rio Pardo. Ele participou da prova anterior e aprovou a experiência. “É um modo de manter a motivação nos treinos até as competições voltarem ao normal. Estar sozinho no trajeto é diferente, mas vejo como uma mistura de treino e competição”, destacou.

Ele escolheu o período da manhã para fazer o exercício. “Fiz neste turno porque, além de ser o que gosto de correr, é o horário que tem menos pessoas onde treino, mantendo o distanciamento social”, justificou Andrade, que concluiu os 3 km da corrida anterior e ficou em primeiro lugar na categoria 30 a 39 anos Masculino, com o tempo de 13min06s. “Foi bem importante, porque mostra o resultado de bons treinos”, frisou.

A atividade física passou a virar rotina para o instrutor em 2018. “Comecei o treino funcional nos primeiros meses. Neste meio tempo fui incentivado a correr e iniciei para valer em novembro daquele ano”, comentou ele, que pratica quatro vezes por semana. Em período de quarentena e longe dos amigos e familiares para momentos de confraternização, por conta do distanciamento social imposto pelo avanço da covid-19, Andrade salientou que o exercício é fundamental. “Me faz bem manter o corpo ativo e a mente saudável”, enfatizou.

O gestor de Eventos Esportivos da Gazeta, Alexandre Cruxen, ressaltou que o grande diferencial é a possibilidade de o atleta definir o percurso na sua respectiva cidade. “Ficamos muito felizes e tivemos uma grande receptividade em razão dessa flexibilização. Além de Rio Pardo, recebemos ligações de Encruzilhada do Sul, Casca (na região Norte) e Bento Gonçalves. Isso nos dá a certeza de que o evento será um sucesso novamente”, sublinhou Cruxen. Os três melhores em cada categoria – são 12 no total – receberão medalhas.

SAIBA MAIS

A realização da 2ª Corrida Virtual Gazeta segue os protocolos da Organização Mundial de Saúde, que indica atividades ao ar livre, feitas individualmente, ou por no máximo duas pessoas. A orientação é que os atletas busquem realizar o trajeto com segurança. Caso mais pessoas corram ao mesmo tempo, a recomendação é de que seja respeitado o distanciamento um do outro – pelo menos 2 metros. A inscrição pode ser feita no endereço eventosesportivos.gaz.com.br até o dia 29 deste mês ao custo de R$ 30,00. Caso o atleta participe das duas distâncias (5 e 10 km), o valor é R$ 60,00. O pagamento pode ser feito de duas formas: via depósito ou transferência bancária ou diretamente Casa de Clientes Gazeta (Ramiro Barcelos com Tenente Coronel Brito, em horário comercial)

Banco: Banrisul
Agência: 0340
CC: 06229066.0-2
Nome: Gazeta Comunicações
CNPJ: 87.330.411/0001-23
Logo após o depósito da taxa de inscrição, enviar um print para o e-mail cruxen@gazetadosul.com.br ou para o whats (51) 99733 8150.

Procedimentos para a corrida

O atleta deverá correr, impreterivelmente, com relógio ou celular que tenha GPS. Após a conclusão, deve tirar uma foto ou fazer um print e enviar para o whats (51) 99733 8150, a fim de validar tempo e distância. Cada atleta que se inscrever e efetuar o pagamento corretamente poderá mandar somente um print ou foto de um dia de corrida executada, não podendo trocar por outro depois de enviar o primeiro.

No entanto, poderá realizar até três tentativas para encaminhar o melhor tempo. A recomendação é que não se divida a mesma garrafa de água, toalha ou qualquer outro produto de uso pessoal. Além disso, o uso de máscara é obrigatório por conta do decreto do governo estadual.

A organização orienta que os participantes reconheçam o trajeto antes de realizar a prova. Além disso, os percursos devem ser feitos, preferencialmente, pelo lado direito no asfalto ou o mais plano possível, para evitar possíveis quedas. Os atletas terão duas semanas para correr e remeter os resultados. A divulgação dos resultados acontecerá a partir de 1º de junho.