Rádios ao vivo

Leia a Gazeta Digital

Publicidade

Distanciamento Controlado

Bandeiras vermelhas em locais sugeridos para jogos complicam retorno do Gauchão

Foto: Lucas Uebel/Grêmio

O governo do Estado, por meio da Secretaria de Governança e Gestão Estratégica (SGGE), informa que a análise técnica para o retorno do Campeonato Gaúcho de Futebol, com base nos indicadores epidemiológicos, ainda não foi concluída.

O que determinou um prazo maior de análise é a incidência de bandeiras vermelhas nas últimas atualizações do Distanciamento Controlado nas regiões Metropolitana, Vale do Sinos e Serra, que compreendem localidades sugeridas para a realização de partidas, segundo o protocolo encaminhado pela Federação Gaúcha de Futebol (FGF). Das seis cidades escolhidas (Porto Alegre, São Leopoldo, Novo Hamburgo, Caxias do Sul, Bento Gonçalves e Pelotas), apenas Pelotas não está em bandeira vermelha.

LEIA MAIS: Federação Gaúcha de Futebol apresenta plano para retomada

Publicidade


Nesta semana, o governo anunciou ajustes nos protocolos do modelo mesmo para essas cidades com classificação de alto risco para a Covid-19, o que permitiu a sequência das atividades esportivas individuais (treinamentos físicos). Outro ponto que ainda gera dúvida aos técnicos do governo do Estado, e que deverá ser ajustada, conforme sugestão da SGGE, é a data apontada pela FGF para o reinício da competição, 19 de julho.

Nas primeiras semanas de julho, além da possibilidade de bandeiras vermelhas, o Estado estará em época que, historicamente, ocorre o pico da demanda de internações por Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG) no RS. Portanto, trata-se de um momento especialmente importante em termos de medidas para conter a disseminação do coronavírus.

LEIA MAIS: Federação de Futebol quer volta do Gauchão até agosto

Publicidade

Com um prazo maior de análise, e avaliando comportamento durante esta fase de regras mais rígidas nas referidas regiões de bandeira vermelha, o Estado terá mais dados para embasar uma decisão final sobre a data de retomada do Campeonato Gaúcho. No momento, a estimativa é que a conclusão aponte que esse retorno possa ocorrer entre o final de julho ou começo de agosto.

“Como estamos com um bom diálogo com a federação, que compreende a situação que estamos passamos no Estado, vamos estender essa análise por mais um período para tomarmos a decisão mais sensata e segura possível. O interesse de todos os envolvidos é de não colocar a vida de ninguém em risco”, afirmou o secretário da SGGE, Claudio Gastal.

LEIA TAMBÉM
CBF divulga guia médico e prevê cinco fases no retorno do futebol
Campeonato Russo retorna no dia 19, com torcida no estádio

Publicidade

Cidades sugeridas pela FGF para a realização do Gauchão

CidadeBandeiraJogos
Porto AlegreVermelha5
São LeopoldoVermelha2
Novo HamburgoVermelha3
Caxias do SulVermelha5
Bento GonçalvesVermelha2
Pelotas Laranja1

LEIA TAMBÉM: Clubes aprovam retorno do Gauchão em julho e sem rebaixamento

Publicidade

Aviso de cookies

Nós utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdos de seu interesse. Para saber mais, consulte a nossa Política de Privacidade.