Rádios ao vivo

Leia a Gazeta Digital

Publicidade

ESPORTE

Gazeta e Lifasc lançam Copa Cultural

Foto: Alencar da Rosa

Gazeta e Lifasc firmaram parceria para a realização do quiz, que terá disputas a partir do dia 10 de agosto

Após a realização do quiz sobre fatos históricos da dupla Ave-Cruz e do basquete profissional do Corinthians nos anos 1990, será a vez da Copa Cultural Lifasc no projeto comemorativo dos 40 anos da Rádio Gazeta FM 107,9, promotora da iniciativa, que tem realização da Gazeta Grupo de Comunicações e suporte da Lifasc e jornal Gazeta do Sul. Desta vez no formato de programa de auditório, ao vivo, com um confronto entre duplas.

A nova disputa vai envolver as 11 equipes da Liga Integração de Futebol Amador de Santa Cruz do Sul (Lifasc) e a Associação Santa-Cruzense de Árbitros (Asca). Os duelos ocorrerão nas segundas e terças-feiras, entre os dias 10 de agosto e 15 de setembro, no estúdio do MeuEsporte.tv (Rua Coronel Oscar Jost, 1.108, sala 202), com transmissões às 19h30 via streaming nas páginas do Facebook da Rádio Gazeta, Portal Gaz e Lifasc.

As equipes devem fazer a inscrição até 6 de agosto, por meio de um link enviado pela Gazeta e Lifasc. Uma reunião técnica, no dia 7 de agosto, às 19h30, com os capitães e a organização, vai definir detalhes e esclarecer possíveis dúvidas.

Publicidade


LEIA MAIS: Confira quem foi o vencedor do Quiz Gazeta 40 anos

Cada equipe deve ter oito jogadores e precisa contar com, pelo menos, duas mulheres e dois integrantes com 60 anos ou mais. O capitão será responsável pela comunicação com o mediador Rodrigo Vianna, pelas substituições ao longo dos jogos e por informar à organização sobre a troca de algum dos membros, sempre com 12 horas de antecedência. Em cada jogo, quatro integrantes são escolhidos para participar – dois titulares e dois reservas –, com a obrigatoriedade de que um seja mulher e um tenha 60 anos ou mais. Todos devem estar com camiseta ou abrigo da equipe.

Para o gerente-executivo de Rádios da Gazeta, Leandro Siqueira, o quiz é uma forma de comemorar 40 anos da Rádio Gazeta FM 107,9 e 20 anos da Lifasc. “Aproveitamos a identidade da Lifasc para comemorar o dia 25 de julho, marcante para a imigração germânica. No quiz, vamos aliar conhecimentos esportivos com questões sobre a colonização no município”, destacou.

Publicidade

Para Siqueira, o futebol é essencial na estruturação das comunidades do interior. “É um elo forte para integração das famílias. Um momento de lazer e diversão. Queremos evidenciar esse aspecto, o convívio proporcionado pelo futebol e a cultura nas comunidades. No quiz, as equipes poderão retomar as disputas, mesmo que seja de outra forma”, complementou.

O narrador Rodrigo Vianna será o mediador nos jogos, com o papel de realizar as perguntas e conduzir o quiz. Segundo ele, o clima é de ansiedade para o início da disputa. “Estamos contando os dias. Vamos unir dois assuntos importantes: futebol e cultura. A Lifasc possui uma representatividade ampla no município e o quiz tem tudo para ser um sucesso. É uma ideia bacana para esse momento de pandemia. Vamos mexer com as comunidades e trazer esse entretenimento sadio, pensado para dar certo. A expectativa é grande”, comentou.

LEIA TAMBÉM: João Alves vence primeira edição da Copa Virtual

Publicidade


Cada jogo terá 20 perguntas

Por meio de sorteio, as 12 equipes serão divididas em três grupos com quatro cada. Elas se enfrentam dentro de seus respectivos grupos, classificando-se os dois primeiros de cada um, além dos dois melhores terceiros. O mata-mata será definido pela pontuação obtida na primeira fase, com os seguintes confrontos: 1 º x 8º, 4º x 5º, 3º x 6º e 2º x 7º.

Em cada jogo, serão 20 perguntas. As dez do primeiro tempo abordarão esportes da Lifasc, sob responsabilidade da própria liga. As restantes, no segundo tempo, serão sobre cultura germânica, preparadas pelo gestor de conteúdo multimídia da Gazeta, Romar Beling. Com placas à disposição com as alternativas A, B, C e D, cada equipe terá 20 segundos para responder a cada uma. As substituições de jogadores devem ocorrer após a quinta pergunta em cada tempo.

Publicidade

Depois do questionário, haverá um terceiro tempo com uma atividade de chute a gol. Uma goleira com dimensões diferenciadas terá espaços demarcados com pontuações diversas. A soma de pontos dos três tempos vai determinar o resultado final e o vencedor. A premiação será com troféu e medalhas do primeiro ao quarto lugar.

Cada noite terá três jogos. Com isso, o estúdio será ocupado por oito jogadores, equipe técnica e organizadores. Os demais aguardam em uma sala separada. O sistema empregado no quiz é idêntico ao do projeto Palco do Saber, também realizado pela Gazeta Grupo de Comunicações. O regulamento completo estará disponível no site eventosesportivos.gaz.com.br.

Copa Solidariedade

Publicidade

Para mobilizar os integrantes de cada equipe, o maior recolhimento de alimentos não perecíveis valerá um troféu ao vencedor. A divulgação do ganhador acontece durante a final do quiz.

Em ano complicado, promoção é comemorada pela entidade

O coordenador da Liga de Integração do Futebol Amador de Santa Cruz do Sul (Lifasc), Décio Hochscheidt, celebra a parceria com a Rádio Gazeta para a realização do quiz. Segundo ele, o ano está sendo complicado para a entidade, que completou 20 anos em abril e ainda tem a Copa Lisaruth/Taça Elemar João Schuh em aberto, com as disputas das finais nos titulares e aspirantes. “A pandemia nos pegou em cheio. Tivemos que paralisar por inteiro nossas atividades esportivas. A parceria com a Gazeta para a realização do quiz é uma forma diferente de movimentarmos as nossas comunidades”, observou.

Hochscheidt destaca que mesmo em meio à pandemia, a entidade não ficou parada. Realizou a celebração do aniversário de forma diferente, por intermédio de vídeos que relembraram um pouco da história da Lifasc e criou o hino da entidade. Já os clubes aproveitaram a oportunidade para investir em infraestrutura.

“Temos muito a mostrar ao longo dos 20 anos. Além do futebol e da parte esportiva, que é nosso cerne, ainda temos a escolha das soberanas, que completou dez anos ininterruptos em 2019, e a participação na Olimpíada Rural da Oktoberfest, dentre outras atividades. Estamos muito ligados a todas as comunidades do entorno de Santa Cruz do Sul e nossos clubes mantêm esta tradição que vem de várias gerações”, enfatizou.

LEIA TAMBÉM: Lifasc lança hino para celebrar 20 anos de história

Aviso de cookies

Nós utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdos de seu interesse. Para saber mais, consulte a nossa Política de Privacidade.