Rádios ao vivo

Leia a Gazeta Digital

Publicidade

Futebol amador

E.C. João Alves: equipe surgiu da extinção de dois times rivais

Equipe do João Alves que representa o clube nas atividades de integração envolvendo os filiados da Lifasc

A Gazeta do Sul dá continuidade ao histórico dos clubes da Liga Integração de Futebol Amador de Santa Cruz do Sul (Lifasc) que disputam a Copa Cultural Lifasc, parceria da Gazeta Grupo de Comunicações com a Lifasc. A competição terá a última rodada da fase classificatória amanhã à noite. Na segunda-feira passada, contemplamos Linha Santa Cruz e Rio Pardinho. Na próxima segunda-feira será a vez de Aliança, Juventude e São José.

E.C. João Alves
Um tanto quanto curiosa, a história da fundação do João Alves remete a dois times já extintos, o Oriental e o Cruzeiro. Conforme o diretor esportivo, Felipe Gehrke, a rivalidade entre os dois era tamanha que causava até desavenças entre moradores da localidade. Eis que no início dos anos 2000 os dois clubes acabaram por fechar suas portas, dando origem então ao Esporte Clube João Alves, como é conhecido hoje.

Mesmo recente, o clube não tardou a mostrar sua força e em 2004 chegou pela primeira vez à final da Lifasc, quando acabou derrotado pelo Rio Pardinho. A redenção veio apenas em 2010, quando se sagrou campeão vencendo o Boa Vista, provando que, apesar de nova, e até mesmo desacreditada, a equipe já marcava presença e merecia respeito.

Publicidade

Além dos títulos, um dos orgulhos do clube é a estrutura que conseguiu construir ao longo de sua trajetória. Hoje manda seus jogos no Campo do Nascer do Sol, que conta com arquibancadas gerais e até mesmo uma estrutura coberta, conhecida popularmente como “social”.

LEIA MAIS: Copa Cultural: mais duas partidas nesta segunda-feira

João Alves é uma das tradicionais localidades do interior de Santa Cruz do Sul, identificada com o esporte

Inaugurada no dia 6 de novembro de 2011, a estrutura é classificada pelo presidente como uma das melhores do futebol amador do interior do Estado. A nova estrutura marcou também uma nova fase para a equipe, caracterizada pela união dos jogadores e da comunidade. “Fui lá pela primeira vez convidado, em 2007, e então me tornei uma pessoa que ama o João Alves de coração e luta pelo time. Eu faço a força que precisar pelo clube”, afirma Gehrke.

Publicidade

Apesar de ficar a menos de 10 quilômetros da zona central de Santa Cruz do Sul, Linha João Alves tem contornos muito mais rurais do que urbanos. Em 2010, a localidade contava com cerca de 350 moradores, número que subiu expressivamente nos últimos anos devido aos loteamentos abertos por lá. Atualmente – junto com Linha Santa Cruz – é a região para onde a população avança conforme a cidade cresce.

Aviso de cookies

Nós utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdos de seu interesse. Para saber mais, consulte a nossa Política de Privacidade.