Rádios ao vivo

Leia a Gazeta Digital

Publicidade

Futebol amador

Copa Cultural Lifasc: chegou a hora dos playoffs

Foto: Guilherme Athayde

Desafio de perguntas e respostas congrega clubes de futebol amador de Santa Cruz

A Copa Cultural Lifasc, parceria da Gazeta Grupo de Comunicações com a Liga Integração de Futebol Amador de Santa Cruz do Sul (Lifasc), ingressa na fase de mata-matas. A partir de segunda-feira, com as três partidas das quartas-de-final, só os vencedores avançam para as etapas seguintes. No caso das quartas, ainda há a possibilidade de o melhor entre os três perdedores também avançar para as semifinais.

Os jogos começam às 19 horas, no estúdio MeuEsporte.TV, com mediação do comunicador Rodrigo Vianna, da Rádio Gazeta. Na abertura, Linha Santa Cruz, melhor da fase classificatória, enfrenta o Rio Pardinho; em seguida, João Alves joga contra o Juventude; e no fechamento tem União e Aliança. Os desafios podem ser acompanhados ao vivo no Portal Gaz e no Facebook do portal. As semifinais acontecem já na terça, e a grande final está prevista para o dia 21 de setembro.

Na definição do gestor de Eventos Esportivos da Gazeta, Alexandre Cruxen, o quiz foi “um golaço”. Refere tanto o envolvimento dos atletas, com seu empenho, quanto a audiência registrada na transmissão pelo Portal Gaz. Cruxen acompanhou de perto todas as sete rodadas no estúdio do MeuEsporte.TV. Destaca o quanto os atletas de todos os clubes são unidos. “Todos ali se conhecem e são amigos. Mas quando as partidas começam, a rivalidade vêm à tona e todos querem ganhar”, observa.

Publicidade

Menciona ainda a pontualidade e a disciplina, e refere que a própria experiência de atuar para a câmera, com a transmissão ao vivo, foi curiosa. “No início, estavam meio inibidos. Mas já na segunda partida todos estavam muito à vontade”. E a interação com o mediador, o jornalista Rodrigo Vianna, também era constante.

O gestor antecipa que a fase de mata-matas trará novidades na sistemática. Por exemplo, nas três partidas de segunda-feira o placar ficará visível para todos, a fim de que possam acompanhar seu desempenho. E no chute a gol, as equipes vão se alternar nos dois chutes, começando pela que estiver perdendo. O regulamento para o playoff foi compartilhado com as seis equipes; vencem as que somarem mais pontos. Dos perdedores, o que tiver mais pontos também avança; caso haja empate, vale a posição da primeira fase.

Parceria
No período em que as atividades esportivas não estão liberadas, em virtude da pandemia, a iniciativa busca promover a integração. O torneio é alusivo aos 40 anos da Rádio Gazeta FM 107,9 e aos 20 anos da Lifasc. O patrocínio é de Afubra, CenterTech Informática, Clínica de Óculos e Escritório de Contabilidade Frey & Vasconcellos, com apoio de MeuEsporte.TV e Show dos Esportes.

LEIA MAIS: Gazeta e Lifasc lançam Copa Cultural

Publicidade

“Daquilo que esperávamos, pode multiplicar por dez”
Quem também avalia muito positivamente a realização do certame é o coordenador da Lifasc, Décio Luís Hochscheidt. Ele lembra que, desde o início das tratativas visando a organização do quiz, havia a expectativa em torno da pertinência da ação, diante do cenário de incerteza gerado pela pandemia.

Mas ele também tinha a preocupação de marcar os 20 anos da sua entidade, e a parceria com a Gazeta surgiu como possibilidade de integrar clubes e comunidades. “A gente compreendia o receio de alguns clubes no início, e alguns de fato não participaram”, frisa. “Mas se fosse hoje, diante da ampla repercussão positiva, não tenho dúvida de que todos estariam envolvidos”. Dos 12 clubes filiados, cinco optaram por não participar: Avante, de Quarta Linha Nova Baixa; Linha Nova, Boa Vista, Pinheiral e Guarani, de São Martinho.

Hochscheidt faz também questão de enaltecer o espírito de superação e envolvimento dos atletas diante de um formato de desafio com perguntas e respostas, que era algo totalmente novo. “Se no início tínhamos uma ideia do retorno em termos de imagem, não tenho dúvida de que os efeitos positivos se multiplicaram por dez, diante da projeção que cada comunidade está tendo. Os times e as localidades se sentem muito valorizados e honrados por essa parceria com a Gazeta”, cita.

Publicidade

Com todos os cuidados de prevenção exigidos pela pandemia, as atividades ocorreram com total e absoluta normalidade. “Está todo mundo feliz, e com a sensação de um grande e belo aprendizado”, sintetiza.

Quartas-de-final
Segunda-feira, 14 de setembro:

19 horas – Linha Santa Cruz x Rio Pardinho
20 horas – João Alves x Juventude
21 horas – União x Aliança

LEIA TAMBÉM: Copa Cultural Lifasc terá mais duas rodadas nesta segunda e terça

Publicidade

Aviso de cookies

Nós utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdos de seu interesse. Para saber mais, consulte a nossa Política de Privacidade.