CATAR 2022 09/10/2020 23h33 Atualizado às 00h09

Brasil goleia no primeiro passo até a Copa do Mundo

Seleção bateu a Bolívia por 5 a 0 no primeiro jogo das Eliminatórias, disputado em São Paulo

A Seleção Brasileira começou com goleada sua caminhada até a Copa do Mundo do Catar.

Na primeira de 18 partidas da fase de eliminatórias entre países da América do Sul, disputada na Arena Corinthians, em São Paulo nesta sexta-feira, os comandados do técnico Tite venceram a Bolívia por 5 a 0, gols de Marquinhos, Roberto Firmino (2x), Carrasco (contra) e Philippe Coutinho.

O próximo jogo do Brasil pelas Eliminatórias da Copa do Mundo é fora de casa na terça-feira, dia 13 de outubro, contra o Peru em Lima.

Foi a primeira partida do Brasil após quase um ano. A Amarelinha não entrava em campo desde novembro do ano passado, em amistoso contra a Coreia do Sul, vencido por 3 a 0, com gols de Lucas Paquetá, Philippe Coutinho e Danilo.

O primeiro tempo foi de domínio total dos donos da casa. A Bolívia marcava a partir do meio de campo, e o Brasil tinha liberdade para trocar passes. Everton Cebolinha, ex-Grêmio e atualmente jogando no Benfica, de Portugal, perdeu um gol aos 45 segundos de partida.

Aos 15 minutos, o lateral Danilo cruzou da intermediária e achou o zagueiro Marquinhos na risca da pequena área, que subiu e cabeceou com força para abrir o placar.

A pressão seguiu até os 29 minutos. Renan Lodi tocou pra Neymar, que devolveu a bola com qualidade na linha de fundo. O lateral cruzou rasteiro e Roberto Firmino estava centralizado para colocar para o fundo do gol e marcar Brasil 2 a 0.

Na segunda etapa, a Seleção manteve o domínio do jogo e ampliou o placar. O terceiro gol saiu logo aos três minutos, em jogada de Neymar pela esquerda, que invadiu a área e deu um passe rasteiro para o meio. A bola ainda raspou na defesa até encontrar Roberto Firmino, que marcou o segundo dele na partida e o terceiro da Seleção Canarinho.

A Bolívia teve uma única chance no segundo tempo. Cespedes deu o primeiro chute da equipe visitante aos 5 minutos do 2 tempo. O jogador fez jogada pela esquerda, limpou pro meio e colocou com força no alto. Weverton saltou bonito e fez grande defesa.

O quarto gol saiu com a participação do jovem Rodrygo, jogador de 19 anos que atua no Real Madrid e substituiu Everton no segundo tempo. O jogador recebeu cruzamento de Philippe Coutinho da entrada na área e raspou de cabeça na bola, que ainda bateu no zagueiro Carrasco e foi para o fundo do gol. A arbitragem marcou gol contra.

Aos 27 do segundo tempo, Philippe Coutinho apareceu na área após cruzamento de Neymar pela esquerda, e fez o quinto gol do Brasil, fechando a goleada.

Neymar chegou a marcar um gol aos 32 minutos, mas o jogador apareceu em posição irregular após um toque de cabeça pra área. O árbitro uruguaio Leodan González anulou o lance após consultar o VAR.

Com a goleada na abertura das eliminatórias, o Brasil assume a liderança da competição Sul-Americana pelo saldo de gols. Colômbia, Uruguai e Argentina também venceram e somam três pontos (Veja os resultados da primeira rodada abaixo).

Agora a Seleção vai até Lima, no Peru, enfrentar a Seleção Peruana no Estádio Nacional, dia 13 de outubro, com início as 21h30 no horário de Brasília.

ELIMINATÓRIAS COPA DO MUNDO – AMÉRICA DO SUL
1ª RODADA

Quinta-feira, 8/10
Paraguai 2×2 Peru
Argentina 1×0 Equador
Uruguai 2×1 Chile
Sexta-feira, 9/10
Brasil 5×0 Bolívia
Colômbia 3×0 Venezuela

FICHA TÉCNICA
COPA DO MUNDO 2022 – ELIMINATÓRIAS SUL-AMERICANAS
1ª RODADA
BRASIL 5X0 BOLÍVIA


Data e horário: Sexta-feira, 9 de outubro, 21h30
Local: Arena Corinthians, São Paulo-SP
Arbitragem: Leodan González (URU), Nicolas Tarán e Richard Trinidad
VAR: Esteban Ostoijich (URU)
Cartões amarelos: Thiago Silva (Brasil); Carrasco, Zabala (Bolívia);
Gols: BRASIL –
Marquinhos, aos 15min/1ºT, Roberto Firmino aos 29min/1ºT e aos 3min/2ºT, Carrasco (contra), aos 20min/2ºT, Philippe Coutinho aos 27min/2ºT;

BRASIL
Weverton; Danilo, Marquinhos, Thiago Silva (Felipe), Renan Lodi (Alex Telles); Casemiro, Douglas Luiz, Philippe Coutinho (Everton Ribeiro); Everton (Rodrygo), Roberto Firmino (Richarlison) e Neimar Jr.
Técnico: Tite

BOLÍVIA
Lampe; Jesús Sagredo; Carrasco, Valverde, José Sagredo, Wayar (Zabala); Bustamante (Franz Gonzales), Arábe (Cardozo), Menacho (Campos), Saldías (Céspedes); Bruno Miranda
Técnico: César Farías


MAIS LIDAS